Como acampar com trailer no frio

Por Aaron Gulley, para a Outside USA*

Como acampar com trailer no frio - Go Outside
Foto: Shutterstock

Acampar com um trailer no frio pode parecer viver em uma geladeira. Também existe o risco dos tubos congelaram e os tanques racharem. Além disso, um trailer no inverno é tão desconfortável quanto uma barraca, já que você precisa lavar a louça, tomar banho e usar o banheiro do lado de fora. Mas algumas dicas a partir do que eu e minha esposa já passamos podem te ajudar a lidar com as baixas temperaturas nessas situações.

+ Quatro belíssimos destinos para o frio no Brasil
+ Guia básico de alimentos para acampar e fazer trilhas

Como acampar de trailer no frio

Encha seu tanque de propano antes do frio chegar

Isso pode parecer óbvio, mas a única coisa que levará a canos congelados é o calor zero, então você não quer ficar sem propano líquido. Além disso, se você tiver dois tanques de propano, abra apenas um de cada vez. Isso garantirá que você nunca esvazie ambos inadvertidamente. Quando o primeiro tanque secar, mude para o segundo e abasteça o alternativo na próxima vez que sair.

Operamos o forno por sete dias durante a onda de frio, mantendo-o entre 50 e 60 graus quando estávamos no trailer e 40 graus durante a noite e quando não estávamos em casa. Também usávamos o aquecedor de água, fervíamos muita água para chá e café e cozinhávamos com frequência. Naquela semana, passamos por um tanque de LP de sete galões. Em condições normais e temperadas, levaria de um a dois meses para drenar esse tanque.

Sele suas portas e janelas contra o clima

Nossa porta da frente, em particular, é tão porosa quanto um queijo suíço. Podíamos sentir o ar frio entrar, e podíamos ver a luz vazando. Providenciar uma decapagem de borracha básica fez uma grande diferença em como nos sentíamos mais aquecidos. Além disso, como muitos trailers têm pouco ou nenhum isolamento, o corte de persianas térmicas para caber nas janelas, aberturas de teto e ventiladores ajuda a reter o calor.

Mantenha os tubos aquecidos

Como os tanques e canos de um trailer estão expostos aos elementos naturais, eles são mais propensos a congelar do que aqueles em casa. Simplesmente ligar o forno para manter um pouco de calor ambiente no trailer ajuda bastante a evitar isso. (O ganho solar faz o mesmo, então mesmo que esteja gelado lá fora, um dia ensolarado é uma coisa boa.)

Também acabamos ligando o aquecedor de água antes de dormir e ao amanhecer e colocamos uma xícara de anticongelante não tóxico em nossos tanques preto e cinza (não fresco) para neutralizar o frio. Finalmente, à noite, deixamos os armários e as portas dos chuveiros abertos para manter os canos e encanamentos expostos ao calor ambiente no trailer.

Desligue sua bomba de água quando não estiver em uso

Esta é sempre uma boa prática quando você sai do trailer, para que não ocorra um vazamento e inundar enquanto você estiver fora. Mas é especialmente importante no inverno, quando um cano rachado pode causar estragos.

Obtenha energia solar e um gerador

Nós gastamos nossas baterias muito mais do que o normal, especialmente com o aquecedor ligado, a ponto de que muitas vezes estávamos com cerca de 60% de vida útil da bateria pela manhã. Mas quando o sol saiu, nossa configuração solar de painel duplo garantiu que os armazenamentos estivessem cheios ao meio-dia. E nos dias cinzentos, ter um gerador para alimentar nosso trabalho e manter tudo carregado era uma dádiva de Deus. Nosso Generac iQ2000 contém pouco mais de um galão de gasolina, mas um único tanque abasteceu o trailer durante todo o dia. Quando você estiver executando o gerador, ligue o aquecedor elétrico de água em vez do propano e conecte seu aquecedor externo se o gerador o suportar.

Tenha cobertores e chinelos quentes

Para manter o consumo de propano baixo, tentamos minimizar o uso de calor, o que significava que precisamos de cobertores. Antes da próxima onda de frio, estaremos investindo em mais cobertas. Além disso, com o ar circulando por baixo do trailer, o piso tende a ficar frio o tempo todo, mesmo quando não está tão frio lá fora. Eu uso meus chinelo quentes e pantufas quase constantemente.

Tenha água pronta para ferver pela manhã

Provavelmente, a parte mais difícil de acampar em clima frio é levantar quando o trailer ainda está gelado. Um truque fácil é encher sua chaleira com água para café ou chá na noite anterior, para que você possa aquecê-la assim que sair da cama. O espaço dentro do trailer é tão pequeno que a chama para aquecer a água ajuda bastante a aquecer todo o espaço rapidamente.

 

*Matéria publicada na Outside USA em novembro de 2018.

-Publicidade-