Eu adoro acampar com minha família, mas, sendo totalmente honesto, isso me estressa. Antes eu pensava que o estresse vinha da falta de planejamento, excesso de equipamento ou apenas da ansiedade generalizada, mas comecei a perceber que tem muito mais a ver com minha abordagem de estar ao ar livre.
Esses pensamentos foram refinados durante uma recente chamada de Zoom com Yui Uchida, diretor de marca da empresa japonesa de equipamentos para atividades ao ar livre Snow Peak, que explicou que a maioria dos japoneses que gostam de acampar desenvolveram uma relação muito mais simples com o ar livre.
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“Basicamente, percebemos que a visão japonesa da natureza é bastante diferente de muitas outras visões modernas”, disse Uchida. “Para nós, a natureza é algo com o qual queremos estar em harmonia e existir, enquanto para muitas outras pessoas a natureza é algo que precisa ser conquistado ou desafiado. Isso é fundamental para como escolhemos passar nosso tempo ao ar livre.”
Uchida disse que, para muitas pessoas nos Estados Unidos, as principais atividades em um camping costumam incluir caminhadas, pesca, mountain bike, corrida em trilhas ou outros esportes onde há um destino a alcançar e um objetivo a completar — eu me incluo neste grupo. No entanto, para muitos dos clientes japoneses da Snow Peak, as principais atividades são coisas como cozinhar, observar estrelas e tomar banho de floresta, que é simplesmente sentar na floresta e absorver os sons, visões e cheiros.
A perspectiva de Uchida imediatamente me atraiu, e prometi fazer as coisas de maneira diferente nesta temporada de camping. Quero desacelerar e apreciar simplesmente estar ao ar livre. Talvez seja a idade (atualmente tenho 43 anos) ou apenas o cansaço do que o camping se tornou, mas virei a página e quero redefinir o que significa acampar.
A Snow Peak há muito tempo prega uma abordagem mais meditativa para dormir sob as estrelas — não é algum truque de marketing que eles inventaram recentemente. Gerenciada por anos por Tohru Yamai, um empresário japonês que se sentia sobrecarregado pelo ritmo da vida moderna já nos anos 1980, a marca sempre promoveu o camping como uma busca lenta e, por sua vez, projeta uma grande variedade de equipamentos para criar relaxamento máximo.
Seu produto mais conhecido que representa essa abordagem é a Grelha Takibi. Feita de aço inoxidável, é uma grelha de carvão portátil que foi propositalmente projetada para ser o oposto da clássica Coleman. Em vez de acender imediatamente como um queimador a gás, a Takibi leva tempo para ficar pronta, e então grelhar exige alguma atenção. Em outras palavras, a grelha não está lá apenas para fazer comida, mas sim para criar uma experiência.
“Cozinhar na Takibi muitas vezes se torna uma das experiências mais memoráveis de qualquer viagem porque você pode criar refeições de qualidade de restaurante, e porque nos obriga a aproveitar a experiência de cozinhar”, diz Michael Andersen, gerente de marca sênior da Snow Peak USA.
A citação de Michael me lembrou de um trecho em “Quatro Mil Semanas“, o livro mais vendido de Oliver Burkeman, que fala sobre como muitos ocidentais passaram a se fixar em tempo e produtividade. Muitas pessoas, ele aponta, são incapazes de consertar algo, como um eletrodoméstico, porque não têm paciência e não conseguem aproveitar o processo de descobrir as coisas.
Para mim, cozinhar no camping é como consertar uma torneira com vazamento, pois vejo ambos apenas como um problema a ser resolvido e quero passar pelo processo o mais rápido possível. Mas rápido e bom não parecem coexistir em nenhuma das circunstâncias. Então, em vez de correr para terminar o jantar na minha grelha de dois queimadores, a ideia de acender o carvão e depois gastar o tempo necessário para obter um hambúrguer perfeitamente cozido neste verão parece ser o conserto de que preciso.
Outro exemplo da abordagem diferente da Snow Peak vem em sua ampla linha de lonas. Para nós, ocidentais, lonas são ou lugares para se esconder da chuva, ou se tornaram populares como abrigos leves para pessoas que querem se mover rápido e leve. Mas para a Snow Peak elas significam algo totalmente diferente.
Suas lonas são lugares onde as pessoas cozinham, relaxam e absorvem o ambiente. Como resultado, as lonas são projetadas com tetos altos e bases amplas que promovem a reunião e o aproveitamento da companhia uns dos outros.
“No Japão, as pessoas passam muito tempo em espaços pequenos, então sabemos como maximizar esses espaços menores, como uma lona, através do formato e do design”, disse Uchida.
Ao contrário das lonas que estamos acostumados a ver, que são usadas como tetos planos ou talvez em uma estrutura em A, todas as lonas da Snow Peak têm um formato geométrico único, o que Uchida disse ser um design muito deliberado.
“De fora, as tendas e lonas são feitas para se misturar harmoniosamente com o ambiente”, ele disse. “Todas as linhas estão lá para proteção, mas também são feitas para parecer uma extensão dos elementos naturais circundantes.”
Essa intencionalidade de design se estende a outros produtos da Snow Peak. Para mim, uma barraca de acampamento é apenas um lugar para dormir ou se esconder dos elementos, mas todas as barracas da Snow Peak são projetadas para descansar, conviver e mover-se lentamente. Muitas têm grandes vestíbulos onde você pode relaxar em uma cadeira, e a maioria tem bases grandes o suficiente para que você possa inserir camas e mesas dentro para criar um espaço para comer, ou um local tranquilo para tomar seu café da manhã.
Noah Reis, diretor de operações da Snow Peak USA, juntou tudo quando me disse que há muito tempo a Snow Peak observa enquanto o mundo avança cada vez mais em direção à eficiência. A marca não tem problema com pessoas que amam o mochilão ultraleve, mas esse não é o jogo que eles estão jogando. Eles conhecem o poder de estar ao ar livre e sempre criarão equipamentos de sua própria maneira única.
“À medida que o mundo fica mais e mais rápido, estamos perdendo um senso de pertencimento”, disse Ries. “Mas sabemos que o ar livre e o camping sempre serão o antídoto perfeito que nos traz de volta em harmonia.”