Essas opções de café da manhã sem ovos são nutritivas, fáceis de levar para o acampamento e ideais para dar energia ao seu dia na trilha.
+ Café da manhã rico em proteína: 7 receitas para começar o dia com energia
+ O que comer no café da manhã?
Cansou de comer ovos? Vasculhamos nossos arquivos em busca das melhores receitas de café da manhã sem ovo, mas ainda assim ricas em proteínas. Muitas delas podem ser feitas em versões veganas, o que as torna ideais também para quem não consome omeletes, e todas garantem a mesma energia satisfatória. Experimente essas quatro alternativas na sua próxima aventura.
4 opções de café da manhã sem ovo
1. Iogurte
O iogurte não costuma resistir bem a longos períodos sem refrigeração, mas é possível comprar iogurte em pó, que reidrata até uma consistência semelhante ao original (ainda que um pouco mais líquida). Melhor ainda: faça o seu próprio levando leite integral em pó, culturas de iogurte e uma garrafa térmica. Sim, funciona, e não, não vai te fazer mal—nós testamos esse método.
Receita: Iogurte com Chia e Granola
15g de proteína por porção
Depois de preparar seu iogurte, transformar essa base em um café da manhã gourmet é fácil. Esta tigela inclui nozes, coco, sementes de abóbora, chia e xarope de bordo, resultando em uma refeição cremosa, nutritiva e surpreendentemente fresca, mesmo no meio da trilha.
2. Tofu Assado
O tofu já é um substituto clássico para ovos em receitas como mexidos veganos, graças à sua textura cremosa, alto teor de proteína de soja e capacidade de absorver sabores. Para levá-lo em trilhas, há algumas opções: desde pacotes selados (que duram bastante, mas carregam muita água) até tofu marinado e desidratado, transformado em tiras mastigáveis, que podem ser consumidas como lanche ou incorporadas a outras receitas.
Receita: Sanduíche de Tofu no Croissant
19g de proteína por porção
O tofu pré-assado é compacto, resistente e dura um ou dois dias na mochila. Graças à sua textura densa, ele funciona muito bem em sanduíches. A opção mais simples é colocá-lo em um bagel, mas para um café da manhã mais sofisticado, experimente substituir os ovos neste sanduíche de croissant, que inclui abacate para um toque extra de sabor e gorduras saudáveis. Vai passar mais tempo na trilha? Use tofu desidratado. (Dica: leve um abacate maduro para consumir no primeiro dia ou um mais firme se quiser guardá-lo para depois.)
3. Barrinhas energéticas
As barras energéticas são a opção mais prática para trilheiros: sem necessidade de cozimento, sem espera e sem utensílios—basta desembrulhar e comer. Mas nem todas são ideais como primeira refeição do dia. Se quiser economizar e garantir ingredientes de qualidade, preparar suas próprias barras antes da viagem é uma excelente ideia.
Receita: Barra Elvis
9g de proteína por porção
Manteiga de amendoim, banana e bacon: esta barra está longe de ser um café da manhã básico. Combinando aveia em flocos, xarope de bordo, amendoins e tâmaras, o resultado é uma mistura doce, salgada, gordurosa e incrivelmente rica em proteínas.
4. Aveia
Odeia mingau de aveia? Provavelmente você está preparando errado. Muito seco ou cozido demais, o mingau instantâneo pode ser uma experiência nada agradável. Mas, quando bem feito, é uma opção nutritiva e reconfortante para começar o dia. Além disso, tem muito mais proteína do que se imagina—cerca de 6 gramas por xícara, coincidentemente, o mesmo que um ovo. Adicionar ingredientes como nozes, sementes ou proteína em pó pode aumentar ainda mais esse valor.
+ Por que a aveia é um dos melhores alimentos para o café da manhã
+ Aveia ainda é o café da manhã com melhor desempenho do mundo; veja receitas de atletas
+ Receita de assado de aveia com proteína para o café da manhã
Receita: Mingau de Chocolate Quente
11g de proteína por porção
Esta receita de quatro ingredientes é pura nostalgia: tem o sabor do café da manhã que faríamos para nós mesmos quando éramos crianças, se soubéssemos cozinhar. Basta misturar um pacote de aveia com canela, um sachê de chocolate quente, uma colher de manteiga de amêndoa e um pouco de manteiga de verdade. (Vai para uma viagem mais longa? Substitua a manteiga por manteiga em pó ou simplesmente aumente a quantidade de manteiga de amêndoa.)