Os 5 problemas mais comuns com equipamentos outdoor e como evitá-los

Por Backpacker/Outside USA

equipamentos outdoor: barraca
Foto: Freepik

Devido a falhas de design, erro do usuário ou uso excessivo, seus equipamentos provavelmente vão falhar em algum momento. Você só espera que isso não aconteça quando mais precisar deles—como ao se preparar para dormir na barraca e perceber que seu isolante térmico está vazando. Para ajudar a manter seus equipamentos em boas condições, conversamos com marcas e designers de produtos para obter dicas sobre como evitar os problemas mais comuns.

+ Dicas para fazer o seu equipo outdoor durar muito mais
+ 6 dicas de equipos para os amantes do ultraleve

Os 5 problemas mais comuns com equipamentos outdoor e como evitá-los

1. Isolante térmico com vazamento

Um isolante térmico com um pequeno furo é praticamente garantia de uma noite de sono ruim, resultando em um dia seguinte mal-humorado. Embora um kit de reparo possa ajudar em emergências, o remendo dura apenas um tempo limitado. Uma solução permanente é colar o vazamento; caso isso não funcione, será necessário substituir o isolante. Mas, antes que isso aconteça, você pode seguir algumas orientações para prolongar a vida útil do equipamento.

Primeira regra: evite inflar demais o isolante térmico. Encher excessivamente pode forçar as costuras e os materiais. Além disso, ao deitar-se sobre ele, você aumenta ainda mais a pressão interna. Certifique-se de deitar-se suavemente, já que pular sobre o isolante pode causar mais estresse nas estruturas. O calor de fogueiras ou longos períodos exposto ao sol também pode enfraquecer os materiais.

+ Aprenda a escolher o isolante térmico para seu camping

Ao preparar sua área de descanso, remover pedras e detritos não apenas melhora o conforto, mas também ajuda a prevenir furos no isolante. Mantenha-o longe de objetos pontiagudos tanto durante o uso quanto no armazenamento. Para guardá-lo, seque-o completamente, enrole-o com cuidado e armazene-o em uma bolsa protetora.

2. Furos em jaquetas de pluma

Sua jaqueta de pluma furou? Acontece até com os mais experientes. Jaquetas isolantes geralmente são feitas de materiais externos finos e delicados, que podem facilmente rasgar em galhos ou queimar com faíscas, diz o designer de produtos Leif Roswold. Evitar esse tipo de problema é difícil, já que é quase inevitável em ambientes selvagens. Contudo, se você sabe que estará em áreas densamente arborizadas ou próximo a fogueiras, use uma camada externa de material resistente a rasgos ou fogo sobre sua jaqueta de pluma. Outra opção é levar um kit de remendos. “Aprender uma técnica básica de remendo e aplicá-la em uma jaqueta pode ser muito útil”, diz Roswold.

3. Varetas de barraca quebradas

As varetas de barraca são projetadas para dobrar, mas apenas dentro de certos limites. “Não é como uma vara de pesca que pode dobrar absurdamente”, explica Roswold. “Elas têm uma maneira específica de se curvar.” Forçá-las pode causar rompimentos ou afrouxar o elástico interno. Se você ouvir estalos ou perceber que a vareta está sob tensão excessiva, pare de dobrá-la, ele aconselha. Além disso, certifique-se de que as varetas estão completamente encaixadas antes de colocá-las nos ilhoses, já que os pontos de conexão são os locais mais comuns de quebra.

Mesmo com cuidado, esse tipo de problema pode acontecer. Adicionar fita adesiva e elástico extra ao seu kit de reparos pode ser útil, caso sua barraca não venha com uma tala para consertar varetas quebradas ou muito dobradas.

+ As melhores dicas para conservar sua barraca

4. Zíperes quebrados

Se não consegue fechar o zíper da jaqueta, é quase como se não estivesse usando nada, já que o frio, o vento e a chuva passam pela abertura frontal. Isso acontece mais frequentemente do que se imagina. Substituir zíperes é uma das solicitações mais comuns recebidas pelos técnicos de reparo da Patagonia, segundo Corey Simpson, gerente de comunicação da marca.

Uma maneira de preservar zíperes (e outros fechos) é tratá-los com cuidado ao lavar as peças. Antes de colocar uma roupa na máquina, certifique-se de fechar zíperes ou botões dos compartimentos principais. Isso evita que as peças plásticas ou metálicas batam nas paredes da máquina ou fiquem enroscadas em outras roupas. “Se você lavar sua jaqueta aberta uma vez, não há problema”, diz Simpson. “Mas fazer isso 100 vezes pode causar danos.”

Precisa consertar um zíper que abriu? Com um canivete multiferramenta, use o alicate para ajustar cuidadosamente o cursor ao trilho.

+ Um guia prático para cuidar e manter seus zíperes funcionando

5. Perda de impermeabilidade

Uma jaqueta impermeável que começa a absorver água ainda pode ser recuperada. O problema é que os poros da membrana, que permitem a respiração e bloqueiam a umidade, estão obstruídos por sujeira e óleo.

Para revitalizá-la, primeiro lave a jaqueta na máquina. Máquinas de carregamento frontal são melhores, pois evitam danos causados pelo agitador das de carregamento superior. Use um detergente suave ou, melhor ainda, um específico para roupas técnicas, como o Nikwax, Storm Clothing Wash ou Granger’s Performance Wash. Siga as instruções do rótulo. Após a lavagem, coloque a jaqueta na secadora em baixa temperatura para reativar o revestimento.

Simpson recomenda lavar as camadas impermeáveis após uma grande viagem ou ao final de uma temporada de uso. “Se você lavar e secar ao retornar, a jaqueta vai durar muito mais”, ele afirma.

Além disso, preste atenção às costuras seladas, coladas ou termo-seladas para impermeabilização, alerta Roswold. Costuras costuradas e seladas são mais resistentes, mas muitos designers de roupas ultraleves têm evitado o uso de linhas para reduzir peso e volume.

Segundo Roswold, as áreas mais suscetíveis ao desgaste são os punhos dessas peças. Lavar sua jaqueta com mais frequência evita que sujeira degrade as costuras e prolonga sua durabilidade.