Sebo bovino é a nova moda; entenda para que ele serve

Por Outside USA

Sebo bovino
Imagem: Freepik

No último mês, o TikTok foi inundado com vídeos de pessoas aplicando sebo bovino como hidratante, alegando que ele cura condições de pele como acne, ressecamento e hiperpigmentação. Em outros vídeo, usuários mostram como produzem seu próprio sebo para cozinhar, substituindo gorduras convencionais como azeite e manteiga.

Você pode estar se perguntando: o que torna isso tão especial? Nutricionistas e dermatologistas nos ajudam a explorar essa questão a fundo.

+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Óleo de coco na vagina: veja os benefícios para a região íntima

O que é sebo bovino?

O sebo bovino é o produto obtido após remover tecidos gordurosos da carne de vaca e derretê-los, um processo conhecido como “renderização”. Depois de derretido, quaisquer sólidos são filtrados do líquido, e o que resta é o sebo, explica Trista Best, nutricionista norte-americana da Balance One, uma empresa de suplementos. “A gordura geralmente usada é encontrada ao redor dos rins ou do lombo da vaca”, ela acrescenta.

Quando o sebo esfria, ele se solidifica, adquirindo uma textura semelhante à da manteiga ou margarina. “Ele tem sido usado por séculos em métodos tradicionais de culinária e até em produtos não alimentícios como velas e skincare”, explica Katherine Metzelaar, nutricionista e proprietária da Bravespace Nutrition, um serviço de terapia nutricional dos EUA. No mundo da beleza, o burburinho em torno do sebo decorre de seu suposto sucesso no tratamento de problemas persistentes de pele.

Do ponto de vista ambiental e ético, consumir ou usar sebo traz consigo o peso da indústria da carne bovina, responsável por emissões anuais de gases de efeito estufa. (Mas, se você já consome carne bovina, o sebo não deve ser uma preocupação adicional.)

Sebo bovino para pele

De acordo com uma análise de 2024 que investigou os dados científicos sobre os benefícios do sebo, o grande atrativo é sua biocompatibilidade com a pele humana, ou seja, ele é composto por lipídios e ácidos graxos que imitam a composição da epiderme. Há dezenas de vídeos de antes e depois que mostram transformações faciais atribuídas exclusivamente a um bálsamo de sebo bovino — mas os dermatologistas ainda estão céticos. “Embora demonstre algum potencial para hidratação, a pesquisa é limitada e inconclusiva”, diz a Dra. Viktoryia Kazlosukaya, dermatologista de Nova York.

Dermatologistas dizem que o sebo bovino pode ser um bom hidratante

O benefício hidratante vem de sua composição rica em ácidos graxos, como o ácido esteárico e o ácido oleico, que ajudam a restaurar e fortalecer a barreira da pele, além de reter a umidade existente, explica a dermatologista Hannah Kopelman.

“Do ponto de vista da hidratação, pode funcionar para algumas pessoas, especialmente aquelas com pele muito seca ou comprometida”, diz Kopelman. “No entanto, no que diz respeito à cura de acne e cicatrizes, sou cética. As cicatrizes de acne são questões mais profundas causadas por danos à pele e perda de colágeno, e, embora um bom hidratante possa melhorar a aparência geral da pele, o sebo não vai regenerar colágeno ou reparar cicatrizes.”

Mas o sebo bovino pode obstruir os poros

Por ser bastante pesado e oclusivo, atuando como uma barreira impermeável protetora, o sebo pode prender óleos, suor e bactérias na pele, acrescenta Kopelman. “Para alguém com pele oleosa ou propensa a acne, isso pode levar à obstrução dos poros e até mais surtos”, ela diz. “Outra preocupação é a higiene — se o sebo não for processado corretamente, ele pode introduzir contaminantes ou bactérias.” Ela também observa que ele tem o potencial de causar reações alérgicas em pessoas com pele sensível.

A análise mencionada anteriormente foi inconclusiva sobre outros possíveis efeitos colaterais do uso cosmético do sebo bovino. Alguns estudos em animais descobriram que ele pode causar irritação nos olhos e na pele. Há também preocupações sobre outros ingredientes que as marcas podem adicionar aos produtos de skincare à base de sebo. “O que é comercializado como ‘sebo bovino’ pode, na verdade, ser uma mistura de gorduras de vários animais”, diz a Dra. Kazlosukaya.

Por isso, por enquanto, é improvável que muitos dermatologistas adotem essa tendência. “Eu encaro essas modas com cautela. Já existem tantos hidratantes incríveis disponíveis”, diz Kazlosukaya. “Ao contrário do sebo, esses produtos são respaldados por pesquisas extensas que garantem sua segurança e eficácia.”

Kopelman acrescenta: “Embora as propriedades do sebo possam justificar mais investigações, isso deve acontecer em ambientes controlados de laboratório, onde suas propriedades físicas e segurança possam ser avaliadas de forma completa. Por enquanto, é cedo demais — e arriscado demais — começar a passar gordura animal na pele.”

Sebo bovino para cozinhar

“O sebo bovino é rico em gorduras saudáveis, mas também contém gorduras saturadas menos saudáveis”, explica Best. Ele contém vitaminas lipossolúveis como A, D e K, “mas esses níveis dependem muito da dieta e da qualidade do animal”, acrescenta Metzelaar.

O teor de gordura saturada pode ser um problema

Em comparação, o azeite, por exemplo, contém mais gorduras insaturadas, que são benéficas para o coração, diz Best. “Muita gordura saturada pode afetar negativamente o colesterol e a saúde do coração. Embora a ciência sobre a gordura saturada esteja evoluindo, consumir muito dela sem equilibrar outros nutrientes na dieta ainda pode representar riscos para algumas pessoas”, diz Metzelaar.

Ótimo para cozinhar vegetais e frituras

O grande ponto positivo do uso do sebo bovino na cozinha é seu alto ponto de fumaça, que o torna versátil e ideal para fritar ou assar vegetais em comparação com óleos mais delicados, diz Metzelaar. Ele tem um sabor rico e salgado, que pode não combinar bem com notas doces, mas pode ser usado como substituto da manteiga ou gordura vegetal em receitas como massas de torta, pois cria uma textura crocante e macia.

Metzelaar diz que você também pode usá-lo para fritar ovos, selar carnes ou fazer batatas fritas, mas que o ideal é consumir o sebo com moderação. “No final, é mais uma ferramenta no seu arsenal culinário”, diz ela. “Se é adequado para você depende de suas preferências e de como se encaixa na sua dieta geral.”