Menos esforço, mais energia: os benefícios da pausa durante as caminhadas

Por Redação

pausa
Foto: Erika Cristina Manno / Shutterstock.

Quantas vezes especialistas já nos disseram para caminhar mais rápido ou mais longe para melhorar a saúde? Agora, um novo estudo sugere que você faça uma pausa – na verdade, várias pausas – durante as caminhadas.

A pesquisa, publicada no último mês de outubro na revista Proceedings of the Royal Society B, descobriu que o tipo de caminhada que queima mais caloria inclui pausas regulares, em vez de manter um ritmo constante e ininterrupto.

Veja também
+ Luzes de LED podem impedir ataques de tubarão? Cientistas dizem que sim
+ 5 sinais de que você não está comendo o suficiente
+ Quer maximizar sua performance? Descubra seu tipo de fibra muscular

O estudo mediu o consumo de oxigênio dos participantes enquanto faziam breves períodos de caminhada, de 10 a 240 segundos, em uma esteira. Os pesquisadores descobriram que nossos corpos queimam entre 20% e 60% mais caloria enquanto estamos acelerando – ou seja, quando voltamos a andar depois de uma pausa.

A teoria, então, sugere que cada vez que os caminhantes param, seja para olhar a paisagem ou conversar com alguém, eles precisam começar a andar novamente, e esse movimento de aceleração, de parado para ativo, consome mais energia e resulta em uma melhora na forma física.

Todos sabem que caminhar oferece muitos benefícios, como aumento da expectativa de vida e redução das chances de várias doenças. Dizem até que dar uma caminhada ajuda na concentração. Mas por muitos anos o mantra para obter mais benefícios da caminhada tem sido andar mais rápido ou por mais quilômetros.

Se a pesquisa estiver correta, ela sugere que você pode obter mais benefícios das suas caminhadas e trilhas fazendo menos esforço. Em vez de tentar chegar ao topo no menor tempo possível, é perfeitamente possível reservar um tempo para parar e apreciar o ambiente ao seu redor.