Que tal curtir um final de semana no parque, com direito a atividades para toda a família durante o dia, show musical ao cair da tarde e um dos melhores festivais de cinema outdoor do mundo à noite? O Rocky Spirit oferece tudo isso neste sábado (31) e domingo (1° de setembro), a partir das 13h, no gramado do no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. E a cereja do bolo: tudo grátis.
Leia mais:
+ Conheça os representantes do ciclismo brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Paris
+ Como curtir o Rocky Spirit 2024 no Parque Villa-Lobos sem perrengues
Na 14ª edição, o Rocky Spirit se consolida como maior festival de cinema outdoor do Brasil e um dos mais relevantes do planeta, apresentando alguns dos melhores documentários sobre vida ao ar livre, natureza e esportes outdoor, como mountain bike, montanhismo, surf e escalada, com histórias inspiradoras.
A programação conta com produções nacionais e internacionais, incluindo o melhor de renomados festivais internacionais como Mountainfilm e Reel Rock. Para chegar à seleção final, foram avaliados mais de 300 filmes, com um recorde de produções nacionais. Entre os 55 documentários selecionados, 19 são filmes brasileiros, o maior número desde o início do evento, em 2011. Todos serão exibidos em um telão de alta definição de 150 m2.
Muita atividade
A programação do Rocky Spirit começa a partir das 13h, tanto no sábado como no domingo, com oficina para tirar a rodinha da bike para crianças até 10 anos (oferecida pelo Acampamento Go Outside de Aventura), seguida de oficina de equilíbrio (a dupla de artistas LaClass Excêntricos mistura elementos do circo, música e mímica para criar uma experiência para adultos e crianças) aula de yoga (comandada por Claudia Faria, criadora do Método Yoga Adventure ), banda e DJ, e. Além disso haverá área food trucks, mas levar comida e bebida de casa para fazer piquenique com familiares e amigos não só está liberado, como é recomendado.
Confira a programação
13h às 15h – oficina Tira rodinhas
14h30 às 16h – Equilíbrio para todos os corpos com
16h às 17h – Yoga Adventure
17h30 – Show Musical (sábado DJ Nuts / domingo Banda Serial Funkers)
19h – Sessão de cinema
Para saber mais sobre o festival e conferir a lista completa dos documentários, basta acessar o site oficial do evento: https://rockyspirit.com.br/.
Confira destaques da programação:
Bonito por Natureza (Brasil)
Jordana Agapito é uma “free climber”, como costuma dizer. Após feitos únicos na escalada latino-americana, ela busca mais um: ser a primeira mulher a conquistar o boulder Bonito Por Natureza, de graduação V12, localizado na mítica Cocalzinho de Goiás. Na jornada, ela reflete sobre o papel da escalada em sua vida.
Mallorcan Rhapsody (Espanha)
A lenda da escalada Chris Sharma embarca em uma aventura de vários dias remando ao longo da costa selvagem de Maiorca, Espanha, em um caiaque, enfrentando paredes espetaculares nunca antes escaladas e dormindo em cavernas e penhascos. Ao lado de alguns amigos, Sharma encara a bela jornada descobrindo lugares de tirar o fôlego.
Despertar (Brasil)
Diagnosticado com Parkinson aos 38 anos, Rodrigo Mendes começou a se envolver em atividades físicas inicialmente sob orientação médica. A partir daí, um novo horizonte se abriu, e ele descobriu o montanhismo como uma fonte de energia e felicidade que o levou para cumes como o Kilimanjaro e o Aconcágua.
The Puzzle (EUA)
Em “The Puzzle”, a escaladora norte-americana Brette Harrington retoma a ideia de abrir uma via na Chinese Puzzle Wall, uma parede difícil, pouco acessível e impressionante na Colúmbia Britânica, nos Estados Unidos. Era um projeto que ela tinha com seu namorado, o também alpinista Marc-André Leclerc. O sonho foi interrompido por uma avalanche que tirou a vida de Leclerc inesperadamente.
Aretha no Everest (Brasil)
A montanha mais alta do mundo atrai anualmente centenas de alpinistas de todo o mundo. A grande maioria, homens brancos com condições financeiras para pagar cerca de R$ 400 mil pela empreitada. Aretha Duarte, nascida em um bairro pobre de Campinas, torna-se em 2021 a primeira mulher negra latina a alcançar o cume. Para conseguir pagar pela viagem, ela coletou recicláveis.
The Forgotten Coast (EUA)
Armados apenas com bicicletas e jangadas infláveis, o fotógrafo Chris Burkard e os veteranos do rafting e das bicicletas Steve “Doom” Fassbinder e Cameron Lawson partem para uma expedição por 41 rios glaciares da Islândia. Pelo caminho, percorrem 400 km de bancos de areia que constituem uma barreira entre as águas densas do Atlântico Norte, ao longo da costa sul do país nórdico.
Yin & Yang (Brasil)
No deserto de Utah, cenário icônico do Red Bull Rampage, Lua de Oliveira e outras mulheres cavam e pedalam juntas, destacando a colaboração, intuição e equilíbrio — qualidades yin essenciais para atingir o flow. No topo de um cânion, representando a união de yin e yang, Lua se prepara para uma descida épica, mergulhando em experiências profundas.
Reflection (Canadá)
Quando criança, Tori Wood passou por experiências traumáticas na ginástica artística, que se manifestaram como depressão, ansiedade e transtornos alimentares na idade adulta. Ao experimentar o mountain bike enduro, modalidade duríssima que combina o desafio físico do cross-country com as descidas super técnicas do downhill, ela começou um processo de cura.
Over The Undertow (Nova Zelândia)
O filme captura a essência do surf feminino em Aotearoa – nome maori para Nova Zelândia. Ele acompanha a jornada de quatro jovens surfistas de elite em uma surf trip pela Ilha Norte, e desafia perspectivas e suposições sobre os limites das mulheres no surf, ao mesmo tempo que destaca o quanto o esporte progrediu e hoje encoraja novas gerações.
Medos e Mitos (Brasil)
O filme conta a saga de quatro anos de Igor Vilar, especialista em ressolas de sapatilhas de escalada e grande fã de Alexandre Portela e Sergio Tartari, lendas da escalada no Brasil. A dupla conquistou percursos de altíssimo nível de dificuldade, entre eles o paredão vertical Medos e Mitos, nas Torres de Bonsucesso (RJ), em 1987. Igor decide repetir o feito dos ídolos.
Near The River (EUA)
Na cidade turística de Livingstone, no Zâmbia, um grupo de homens locais que ganha a vida transportando caiaques sonham em se tornar canoístas no Rio Zambeze. No entanto, um projeto hidroelétrico ameaça inundar as famosas corredeiras do Zambeze e eliminar empregos relacionados ao rio.
Tether (Reino Unido)
Tether é sobre a skatista profissional Lois Pendlebury e sua jornada inesperada de tornar-se uma pastora de ovelhas. Quando ela lesiona o quadril e a carreira como skatista deixa de ser uma possibilidade, ela precisa reinventar o mundo dela e escolhe as montanhas nos alpes franceses para isso.
Serviço
São Paulo – Parque Villa-Lobos
Data: 31 de agosto a 1 de setembro
Horário: das 13h às 22h
Entrada gratuita
Festival virtual
O Rocky Spirit também conta com uma versão on-line. Entre 2 e 15 de setembro, é possível ver e rever os filmes do festival no conforto de casa, incluindo ainda muitos filmes que não foram exibidos no parque e são exclusivos do streaming.
O Rocky Spirit 2024 tem patrocínio de BYD e Combustíveis Gulf, apoio de Fjällhäven Brasil, mídias oficiais Go Outside e Hardcore, parceria Mountain Film e realização Rocky Mountain Sports Content.