Visitando Paris nas Olimpíadas? Fuja da cidade nessas 5 caminhadas

Paris
Foto: Yovan Verma/ Pexels

Este ano, Paris está sediando 10.500 atletas e quase 600.000 espectadores para os Jogos Olímpicos de 2024. E embora multidões tão grandes possam fornecer um tipo único de energia e atmosfera, muitos dos amantes da vida ao ar livre entre nós podem precisar de uma fuga rápida em algum momento durante a visita. Esteja você em Paris agora para as Olimpíadas — ou planejando visitar bem depois que as festividades terminarem — lembre-se de que suas opções para um passeio no meio da semana se estendem muito além do Louvre e da Torre Eiffel. Há muitos caminhos verdes e isolados a uma curta distância de carro ou de transporte público de Paris. Aqui estão algumas das nossas principais escolhas.

+ A 15 mil km de Paris, como o surf trouxe duas medalhas para o Brasil

+ 5 modalidades bizarras de Paris 1924 que estão fazendo falta (ou não) nessa Olimpíada

Mont Aigu

Caminhe até o topo do Mont Aigu para se elevar acima de um mar de carvalhos, pinheiros silvestres e faias europeias abaixo. Uma área popular para escalada, há muitas pequenas pedras ao longo da trilha, e às vezes pular de uma para outra é o seu único caminho a seguir. Esta trilha é ótima para famílias com crianças velhas o suficiente para fazer uma escalada leve. Você pode chegar à Floresta de Fontainebleau, que circunda o Mont Aigu, por transporte público. Vindo de carro? O início da trilha fica convenientemente em um estacionamento a cerca de uma hora de carro ao sul de Paris. Observação: esta é uma caminhada muito popular — e isso fica evidente. A floresta de Fontainebleau é frágil, devido à erosão natural e causada pelo homem, então fique na trilha e não deixe vestígios.

A Coulée Verte

Os fãs de história vão adorar esta caminhada urbana , que foi a inspiração para o High Line da cidade de Nova York. Esta é uma rota extremamente personalizável porque há várias estações de transporte público ao longo da trilha, então você pode começar ou terminar a caminhada onde quiser. Não importa onde você comece, esta trilha quase toda pavimentada passa por prédios e bairros históricos, como a Place de la Catalogne. As primeiras 3 ou 4 milhas parecem relativamente urbanas, mas conforme você se afasta do centro da cidade, a trilha se abre para colinas ondulantes e parques verdes.

Circuit des 25 Bosses

Em francês, “bosses” significa solavancos — o que torna esta caminhada extraordinariamente bem nomeada. Nesta caminhada no maciço de Trois Pignons (cerca de uma hora de carro ao sul de Paris), você cruzará 25 colinas ondulantes. Esta área é famosa por sua escalada, e a trilha de caminhada também é bem rochosa. Ao longo do caminho, você passará por algumas seções leves de escalada . Essas seções ficam muito escorregadias durante o tempo chuvoso, então verifique a previsão do tempo antes de ir. A boa notícia: se o tempo estiver ruim ou se você tiver problemas de mobilidade, há alternativas na trilha para as seções de escalada. Esta trilha fica no lado oeste da floresta, longe dos pontos de acesso de trem, então chegar de carro é a melhor opção. A boa notícia é que o estacionamento Croix Saint-Jérôme fica no início da trilha.

Forêt de Meudon

Passeie pela maior floresta da região de Hauts-de-Seine, a cerca de 8 milhas a sudoeste do centro da cidade de Paris, nesta caminhada que é facilmente acessível de trem ou carro. Caminhos arborizados o guiam até lagoas dentro da floresta, onde você pode parar para um piquenique parisiense clássico no meio da caminhada . Na beira da água, a trilha sobe e desce por vários quilômetros. Os caminhantes também compartilham a trilha com alguns esquilos, lagartos, camundongos, patos e galinhas-d’água, então é comum avistar a vida selvagem local ao longo do caminho. Em um ponto, a trilha principal corre ao longo das estradas da cidade, o que pode ser um pouco perturbador para aqueles que buscam consolo, mas há rotas alternativas dentro do coração da floresta para evitar isso.

Etangs de Bonnelles

Precisa de mais do que apenas uma caminhada de um dia? Experimente o clássico mochilão europeu de cabana em cabana nesta noite pela floresta. Alguns destaques: compartilhar a trilha com alguns caminhantes do Caminho de Santiago de Compostela e passar por um observatório de pássaros perto da Reserva Natural Etangs de Bonnelles. Pouco menos de 10,5 milhas na caminhada, pare no Le Barn Hotel , que fica no meio de uma fazenda de criação de haras em Bonnelles. A propriedade inteira é tão grande que você pode passar duas noites andando a cavalo, explorando de bicicleta alugada, nadando nos lagos de Bonnelles e sendo mimado em um spa.