Paris 2024: atletismo, caiaque cross e vela; confira resumo da segunda-feira

Ana Sátila nas quartas do caiaque cross nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Ana Sátila na disputa das quartas de final do Caiaque Cross. - Foto: Miriam Jeske/COB

A segunda-feira, 5 de agosto, foi marcada por muitas emoções e disputas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O dia contou com brasileiros em três modalidades outdoor, sendo elas atletismo, vela e canoagem slalom.

Atletismo: Brasil garante vagas nas semifinais dos 400m com barreiras

As provas classificatórias e repescagens de atletismo no Stade de France foram repletas de tensão e expectativa. No masculino, Alison dos Santos, conhecido como Piu, e Matheus Lima se destacaram nos 400m com barreiras. Piu terminou em terceiro lugar na terceira bateria com o tempo de 48.75s, enquanto Matheus Lima garantiu a segunda posição na quinta bateria com 48.90s. Ambos avançaram para as semifinais, mantendo as esperanças brasileiras na modalidade.

No entanto, a categoria feminina não teve o mesmo sucesso. Chayenne da Silva, competindo na repescagem dos 400m com barreiras, completou a prova em 56.56s, ficando em sétimo lugar na bateria 2 e fora das semifinais.

Nas provas de 400m rasos, Lucas Carvalho não conseguiu avançar, terminando em terceiro lugar na sua série de repescagem com 46.25s, ocupando a 17ª posição geral. No feminino, Tiffani Marinho garantiu sua vaga na repescagem ao completar a série 3 em 52.62s, ficando na 40ª posição geral. Ela terá outra chance de lutar por uma vaga nas semifinais.

No 200m, Renan Gallina, de 20 anos, teve uma estreia promissora nos Jogos Olímpicos, classificando-se para a semifinal ao terminar em terceiro lugar na bateria 2 com o tempo de 20.41s. Ele volta a competir no dia 7 de agosto, esperando superar sua marca e avançar para a final.

Vela: Brasileiros no TOP 10 no multicasco misto

Na segunda-feira (5), a dupla brasileira de velejadores João Siemsen e Marina Arndt garantiu um lugar entre os dez melhores na categoria Nacra 17 (multicasco misto) nas Olimpíadas de Paris 2024. Apesar de várias regatas programadas na Marina de Marselha terem sido canceladas devido à falta de vento, a Nacra 17 conseguiu realizar mais três regatas, permitindo aos brasileiros continuar sua ascensão.

Depois de finalizar o primeiro dia de competições na 12ª posição e subir para o 11º lugar no domingo (4), João Siemsen e Marina Arndt mantiveram a evolução, encerrando a segunda-feira na 10ª colocação após nove regatas. Eles abriram o dia com um excelente quinto lugar, tiveram um desempenho abaixo do esperado com um 14º lugar na regata seguinte, mas fecharam com uma sólida sétima colocação, garantindo assim sua posição no top 10.

Com 88 pontos perdidos, os brasileiros agora se preparam para as últimas três regatas antes da medal race, que estão programadas para esta terça-feira. A competição é liderada pela Itália, com 20 pontos perdidos, seguida pela Argentina e pela Austrália.

Bruno Lobo, que iniciou bem no kitesurfe com a quarta posição geral, enfrentou dificuldades na segunda-feira, terminando a regata na 15ª colocação e caindo para o sétimo lugar geral, com 39 pontos perdidos. Inicialmente, estavam previstas quatro regatas para o dia, mas três foram adiadas devido às condições climáticas.

Na categoria dinghy, tanto masculino quanto feminino, o mau tempo também causou adiamentos. Gabriella Kidd, única a competir, teve um desempenho insatisfatório na única regata realizada, terminando na 41ª posição e finalizando sua participação olímpica no 33º lugar, com 242 pontos. No masculino, Bruno Fontes não competiu, encerrando sua campanha no 28º lugar com 195 pontos.

Henrique Haddad e Isabel Swan, competidores da categoria mista, também não puderam competir devido ao clima adverso. No entanto, quatro regatas estão programadas para esta terça-feira, com a medal race prevista para quarta-feira.

Canoagem Slalom: Ana Sátila encerra participação com destaque

Ana Sátila concluiu sua participação na canoagem slalom dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com uma performance histórica para o Brasil. No caiaque cross, a brasileira chegou às quartas de final com um ótimo desempenho, classificando-se na segunda posição. Na semifinal, ela teve uma excelente prova, mas foi ultrapassada nos metros finais, terminando em terceiro lugar e disputando a final B, onde alcançou a oitava posição.

Apesar de não conquistar medalha, Ana Sátila fez história com o quarto lugar na categoria K1, o melhor resultado do Brasil na canoagem slalom, além de um quinto lugar na C1. Em entrevista, Ana expressou seu orgulho e agradecimento pelo apoio recebido, destacando a exaustiva jornada de 15 descidas em oito dias de competição.

“Eu estou muito feliz, eu acho que foi uma trajetória muito longa pra mim. Eu realmente estou exausta, não era brincadeira, mas a torcida brasileira, os comentários, todo mundo tentando levar na brincadeira o que para gente é tão sério, isso me ajudou bastante e rendeu várias gargalhadas. Me motivou bastante para voltar na água todos os dias e ainda mais forte”, completou.

Agenda do Brasil na terça-feira (6)

Amanhã tem mais! Confira a programação do Brasil nos esportes de ação das Olimpíadas de Paris nesta terça-feira (6):

05:58 Atletismo 110m c/ barreiras masculino (repescagem)
Rafael Henrique Pereira

05:30 Canoagem de velocidade C2 500m masculino (eliminatória)
Isaquias Queiroz Jacky Godmann

06:44 Atletismo 400m feminino (repescagem)
Tiffani Marinho

07:03 Vela kitesurf masculino
Bruno Lobo

07:05 Vela multicasco misto
João Siemsen/Marina Mariutti Arndt

07:15 Vela dinghy misto
Duarte Had/Swan