Nesta sexta-feira (2), o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com a vitória de Beatriz Souza no judô. No campo dos esportes de aventura, a bandeira verde e amarela também teve bons momentos em competições de várias modalidades.
No atletismo, Ana Carolina Azevedo e Vitória Rosa competiram nos 100m feminino, enquanto Flávia de Lima correu nos 800m rasos.
Na canoagem slalom, Ana Sátila e Pepê Gonçalves disputaram no K1 cross feminino e masculino, respectivamente.
No setor de vela, Gabriella Kidd representou o Brasil no dinghy feminino, Henrique Haddad e Isabel Swan na classe dinghy misto, e Bruno Fontes no dinghy masculino. Martine Grael e Kahena Kunze, na vela skiff feminino, também participaram da regata final.
Pepê Gonçalves e Ana Sátila se destacam no caiaque cross e avançam para a próxima fase
A estreia da modalidade caiaque cross na canoagem slalom dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 trouxe bons resultados para os atletas brasileiros nesta sexta-feira (2). Pepê Gonçalves obteve o segundo melhor tempo no contrarrelógio masculino, com 66.41 segundos, ficando apenas 0.33 segundos atrás do líder Joseph Clarke, da Grã-Bretanha.
Ver essa foto no Instagram
Ana Sátila também teve uma performance destacada, terminando o contrarrelógio feminino em quinto lugar com o tempo de 72.64 segundos, a 2.31 segundos da líder Camille Prigent, da França.
Pepê Gonçalves e Ana Sátila se prepararão para as corridas diretas no caiaque cross, que terão início neste sábado (3). Pepê competirá contra o chinês Quan Xin e o atleta neutro Amir Rezanejad, enquanto Ana Sátila enfrentará a britânica Kimberley Woods e a neerlandesa Martina Wegman.
Na fase de corridas, os atletas largarão simultaneamente de uma rampa e percorrerão um trajeto com balizas a jusante e a montante. Os dois primeiros de cada corrida avançam para a próxima fase, e o último terá uma chance de repescagem.
Flávia de Lima corre bem nos 800m, mas segue para a repescagem
Flávia de Lima garantiu seu lugar na repescagem dos 800 metros femininos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 após competir na preliminar desta sexta-feira (2). A brasileira registrou um tempo de 2:00.73, terminando a prova na sexta posição, um pouco acima de seu melhor tempo pessoal.
Durante a prova, Flávia começou forte e se posicionou na liderança após o balizamento. No entanto, após a primeira volta, a atleta enfrentou um desgaste e foi superada, caindo para a quinta colocação. Nos momentos finais, a barenita Nelly Jepkosgei ultrapassou Flávia, que finalizou em sexto lugar.
Com apenas as três primeiras posições garantindo vaga direta na semifinal, Flávia avançará para a repescagem, uma nova etapa introdutória nos Jogos Olímpicos que oferece uma segunda chance para os atletas.
As atletas brasileiras Vitória Rosa e Ana Carolina Azevedo enfrentaram dificuldades nas eliminatórias dos 100 metros rasos feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta sexta-feira. Ambas não conseguiram avançar para as semifinais e foram eliminadas da competição.
Vitória Rosa, na quarta bateria, largou mal e não conseguiu recuperar o tempo perdido. Com um tempo de 12s02, ela terminou em 8º lugar, o que não foi suficiente para avançar. O tempo de corte foi definido em 11s10 pela britânica Imani Lansiquot, que garantiu a última vaga na final.
Ana Carolina Azevedo teve um desempenho mais competitivo na quinta bateria, terminando em 4º lugar com 11s32. Apesar de seu bom tempo, ficou a apenas seis centésimos da terceira colocada, Rosemary Chukwuma, da Nigéria, que avançou com 11s26. A marca de Ana Carolina, infelizmente, não foi suficiente para garantir sua classificação para as semifinais.
Martine Grael e Kahena Kunze Terminam em 8º na 49erFX de vela
As velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze finalizaram sua participação na classe 49erFX dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 em 8º lugar. Apesar de um desempenho sólido na regata da medalha, que foi adiada de 1º para 2, Grael e Kunze terminaram com um total de 112 pontos.
O ouro na classe 49erFX foi conquistado pelas velejadoras dos Países Baixos, com 74 pontos. A prata foi para a Suécia, enquanto a França garantiu o bronze. Na classe 49er, a medalha de ouro foi para a Espanha com 70 pontos, seguida pela Nova Zelândia em segundo e pelos Estados Unidos em terceiro.
Outros brasileiros também competiram nesta sexta-feira. Na classe ILCA 6, Gabriela Kidd ocupa o 10º lugar com 21 pontos após três regatas. Bruno Fontes, na classe ILCA 7, está em 29º lugar com 67 pontos após três regatas. A classe 470 mista começou suas disputas com Henrique Haddad e Isabel Swan acumulando 24 pontos após duas regatas.
As competições continuam no sábado (4).
Agenda do Brasil no sábado (3)
Amanhã tem mais! Confira a programação do Brasil nos esportes de ação das Olimpíadas de Paris neste sábado (3):
04:30 Remo skiff simples feminino (medalha)
Beatriz Tavares (não disputa medalha)
04:42 Remo skiff simples masculino (medalha)
Lucas Verthein (não disputa medalha)
06:00 Ciclismo de estrada masculino (medalha)
Vinicius Rangel
06:20 Atletismo 800m feminino (repescagem)
Flavia Maria de Lima
07:05 Vela dinghy feminino
Gabriella Kidd
07:20 Vela dinghy masculino
Bruno Fontes
08:05 Vela multicasco misto
João Siemsen/Marina Mariutti Arndt
10:45 Vela dinghy misto
Duarte Had/Swan
10:50 Canoagem slalom caiaque cross feminino (eliminatória)
Ana Sátila
11:45 Canoagem slalom caiaque cross masculino (eliminatória)
Pepê Gonçalves