Paris 2024: resultados históricos no Triathlon, BMX e canoagem; veja resumo da quarta-feira

Jogos Olímpicos de Paris 2024
Na imagem o atleta Miguel Hidalgo - Foto: Miriam Jeske/COB

Nesta quarta-feira (31), três modalidades outdoor dos Jogos Olímpicos de Paris disputaram por medalhas: triathlon, BMX freestyle e canoagem slalom feminino. O triatleta Miguel Hidalgo conquistou o melhor resultado do Brasil na história das Olimpíadas.

Na canoagem slalom, Ana Sátila avançou para a final do C1 feminino após uma excelente performance na semifinal e, na final, terminou a disputa em quinto lugar, cinco posições à frente de seu recorde anterior em Tóquio 2020.

Gustavo “Bala Loka” também fez história pelo Brasil ao conquistar a 6ª colocação no BMX freestyle. Essa foi a primeira vez que a bandeira verde e amarela teve um representante olímpico na modalidade, que estreou em Tóquio 2020.

Miguel Hidalgo conquista top 10 histórico para o triathlon brasileiro

Miguel Hidalgo conquistou o primeiro top 10 do triatlo masculino para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com um tempo total de 1h44m27s, ele cruzou a linha de chegada em 10º lugar, superando o recorde anterior do país, estabelecido por Leandro Macedo em Sydney 2000.

Com um tempo total de 1h44m27s, Miguel cruzou a linha de chegada na Ponte Alexander III, ficando pouco mais de um minuto atrás do campeão, o britânico Alex Yee. Apesar de frustrado por não conquistar uma medalha, ele expressou orgulho por sua performance.

Foto: Gaspar Nobrega / COB.

“Eu queria uma medalha e fiz tudo o que podia para conseguir. Ainda tenho muito a amadurecer como atleta, mas vou me preparar para 2028”, disse Miguel.

Miguel iniciou a prova de natação na 23ª posição, subiu para 27º no ciclismo e terminou a corrida em 10º. Seu compatriota, Manoel Messias, terminou em 45º lugar. A falta de reconhecimento adequado do percurso e a forte competição sob a Ponte Alexander III foram desafios adicionais para os brasileiros.

No feminino, Djenifer Arnold finalizou em 20º lugar, enquanto Vittoria Lopes, que sofreu uma queda na bicicleta, terminou em 25º. Apesar das dores, Vittoria espera estar pronta para o revezamento misto no dia 5 de agosto, após passar por exames médicos que não detectaram fraturas.

O britânico Alex Yee venceu a prova masculina, seguido por Hayden Wilde, da Nova Zelândia, e Leo Bergere, da França. No feminino, a francesa Cassandre Beaugrand ficou com o ouro, seguida pela suíça Julie Derron e pela britânica Betty Potter.

O time brasileiro do triathlon volta à ação no dia 5 de agosto, com a prova de revezamento misto.

Ana Sátila supera feito em Tóquio e leva 5º lugar na canoagem slalom

A quarta-feira marcou um dia de contrastes emocionais para Ana Sátila nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A canoísta brasileira, apesar de conquistar um quinto lugar histórico no C1 feminino, expressou sua frustração por não alcançar o pódio.

“Não estou feliz. Estava me sentindo muito bem, muito preparada. Tinha uma equipe gigante do meu lado, lutando dia e noite para que eu estivesse aqui na minha melhor forma, e eu estava. Infelizmente, não consegui essa medalha. Ainda estou assimilando tudo o que aconteceu, mas estou orgulhosa por ter colocado tudo o que eu podia dentro dessa competição. Claro que não foi o que eu queria, mas é analisar o que aconteceu, descansar e me preparar para a última categoria que eu tenho”, desabafou Ana.

Na semifinal, Ana registrou um tempo de 109.88 segundos, mesmo com uma penalização de dois segundos na porta 21, garantindo assim sua vaga na final. Na descida decisiva, Ana teve um toque na quinta porta, acumulando mais dois segundos de penalidade e terminando com 112.70 segundos, ficando na quinta posição.

Jessica Fox, da Austrália, conquistou o ouro com 101.06 segundos, a alemã Elena Lilik levou a prata com 103.54 segundos, e a americana Evy Leibfart ficou com o bronze com 109.95 segundos. Ana também ficou atrás da eslovaca Zuzana Pankova.

A brasileira ainda tem esperança de medalha em Paris 2024. Ela competirá no caiaque extremo a partir de sexta-feira, 2 de agosto, com a final prevista para 5 de agosto.

Gustavo “Bala Loka” faz história pelo Brasil no BMX freestyle

Gustavo “Bala Loka” Oliveira, de 21 anos, alcançou um marco histórico ao representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Competindo no BMX Freestyle, ele enfrentou o calor intenso da capital francesa e garantiu a sexta posição na final, marcando a primeira participação brasileira na recente modalidade olímpica.

Na primeira volta da final, Gustavo obteve uma pontuação de 90.20, acertando todas as manobras e superando suas performances nas corridas classificatórias. A segunda volta não foi tão eficiente, resultando em 88.88 pontos. Diferente da fase classificatória, que somava as duas melhores voltas, na final apenas a maior pontuação era considerada.

Nos últimos anos, Gustavo tem mostrado uma evolução constante. Ele é o oitavo no ranking mundial, conquistou bronze nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 e nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Este ano, com um quarto lugar na etapa de Budapeste do pré-olímpico, Gustavo se tornou o primeiro brasileiro a se classificar para os Jogos Olímpicos na modalidade.

O ouro ficou com o argentino José ‘Maligno’ Torres, a prata com o britânico Kieran Reilly e o bronze com o francês Anthoine Jean Jean.

No BMX Freestyle feminino, o Brasil não teve representantes na modalidade e a medalha de ouro foi para a chinesa Deng Yawen.

Martine Grael e Kahena Kunze avançam para a regata final

Martine Grael e Kahena Kunze, bicampeãs olímpicas, garantiram uma vaga na Regata da Medalha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Começando o dia na 15ª posição geral, a dupla conquistou um 9º e um 2º lugar nas últimas regatas, terminando a classificação em 8º lugar na 49er FX, na raia de Marselha.

A campanha das brasileiras foi marcada por altos e baixos, incluindo uma desqualificação na quarta regata que impactou o desempenho geral. Kahena explicou que a penalidade trouxe pressão adicional, mas a dupla conseguiu se recuperar e mostrar seu potencial.

Apesar da classificação, as brasileiras não têm mais chances de medalhas. O outro barco brasileiro da classe não se classificou para a regata da medalha. Marco Grael e Gabriel Simões, do 49er, terminaram na 19ª colocação.

No windsurfe masculino (IQFoil), Mateus Isaac caiu para a 15ª posição após um 15º e 8º lugares nas regatas de quarta-feira. Com cinco regatas restantes, ele ainda pode se classificar entre os 10 melhores.

Outros cinco barcos brasileiros competem em Marselha. Gabriella Kidd (ILCA 6) e Bruno Fontes (ILCA 7) iniciam suas competições em 1º de agosto, seguidos por Henrique Haddad e Isabel Swan (470) no dia seguinte. João Siemsen e Marina Arndt (Nacra 17) começam em 3 de agosto, enquanto Bruno Lobo (Fórmula Kite) estreia no dia 4.

Verthein e Tavares garantem vaga na final C do remo em Paris 2024

Os brasileiros Lucas Verthein e Beatriz Tavares se classificaram para a final C do skiff simples nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Agora, sem chances de medalha, eles competirão para obter a melhor posição possível entre 13º e 18º lugar.

No Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, Lucas Verthein venceu a primeira bateria da semifinal C/D, com um tempo de 6:55:07, garantindo sua vaga na final. Ele busca igualar ou superar sua marca de Tóquio, onde terminou em 12º.

Beatriz Tavares, no skiff simples feminino, terminou em 3º lugar em sua semifinal, tempo necessário para avançar à final C. Ela completou a prova de 2000 metros em 7:49:96, atrás da sérvia Jovana Arsic e da eslovena Nina Konstanjsek.

A decisão da colocação final de Lucas e Beatriz ocorrerá no dia 3 de agosto, a partir das 4h30 (horário de Brasília), quando voltarão a competir nos Jogos de Paris.

Agenda do Brasil na quinta-feira (1)

Amanhã tem mais! Confira a programação do Brasil nos esportes de ação das Olimpíadas de Paris nesta quinta-feira (1):

02:30 Marcha atlética 20km masculino (medalha)
Caio Bonfim
Matheus Côrrea
Max Batista

04:20 Marcha atlética 20km feminino (medalha)
Érica Sena
Gabriela Muniz
Viviane Lyra

10:30 Canoagem slalom canoa individual masculino (semifinal)
Pepê Gonçalves

12:30 Canoagem slalom canoa individual masculino (medalha)

15:20 Ciclismo BMX racing feminino (semifinal)
Paola Reis

07:03 Vela windsurf masculino (medalha)
Mateus Isaac

07:15 Vela dinghy masculino
Bruno Fontes

10:43 Vela skiff feminino (medalha)
Martine Grael e Kahena Kunze (não disputam medalha)