Pogacar vence etapa 19 e consolida liderança no Tour de France

Tadej Pogacar
Foto: reprodução instagram Tour de France/ @charlylopezph /A.S.O.

Tadej Pogacar esmagou qualquer plano de emboscada na sexta-feira ao atacar na subida final para Isola 2000, conquistando sua quarta vitória de etapa e consolidando sua liderança com a camisa amarela no Tour de France.

A equipe Visma-Lease a Bike tentou a todo custo desgastá-lo, mas Pogačar reverteu a situação com outro ataque espetacular, colocando-se no caminho para vencer sua terceira camisa amarela na carreira.

Leia mais:

+ Paris 2024: Brasil terá delegação com maioria feminina pela primeira vez na história

+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia

“É a etapa rainha do Tour de France,” disse Pogačar. “Estou super feliz por ter tido boas pernas hoje. Ficamos treinando aqui por um mês entre o Giro e o Tour. Já estávamos falando no campo de treinamento sobre como queríamos correr esta etapa, e fizemos tudo 100% perfeito.”

O camisa amarela atacou com pouco menos de 9km para o final na monstruosa etapa 19 de três subidas nos Alpes, deixando Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) para trás e eliminando qualquer esperança de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) de montar um retorno tardio na corrida.

O companheiro de equipe da Visma, Matteo Jorgenson, parecia ter uma chance de vencer a etapa depois de atacar com 13,5 km para o final de uma fuga inicial com mais de três minutos de vantagem para o grupo dos líderes da classificação geral.

Pogačar destruiu os sonhos do americano quando passou por ele com pouco menos de 2 km para o final no cume de Isola 2000.

Jorgenson cruzou a linha de chegada em segundo, 21 segundos atrás, e subiu na classificação geral para o nono lugar, agora 22:43 atrás, mas ele estava visivelmente desapontado no ônibus da equipe.

Vingegaard não teve resposta quando Pogačar atacou e perdeu mais tempo, caindo para 5:03 atrás na classificação geral, defendendo o segundo lugar. Evenepoel tentou alguns ataques contra o dinamarquês, mas permaneceu em terceiro, agora a 7:01 atrás.

“Estabelecemos um bom ritmo na Bonette. Pensávamos que Jonas tentaria algo ali, mas acho que o principal objetivo da [Visma] hoje era tentar vencer a etapa, mas eu a conquistei,” disse Pogačar. “Quando vi que Matteo também estava perdendo um pouco, tentei forçar. Tentei passar por ele com velocidade e acabei com minhas pernas, e ele estava realmente forte hoje. Chapéu para todos os caras da fuga.”

Com apenas duas etapas restantes, a estrela da UAE Team Emirates parece estar a caminho de se tornar o primeiro ciclista masculino desde Marco Pantani a vencer o Giro d’Italia e o Tour na mesma temporada.

“As coisas estão melhores do que nunca. Amanhã devo dizer que posso simplesmente aproveitar a etapa. Vamos deixar a fuga ir,” disse Pogačar. “Vamos aproveitar amanhã e torcer para que nada sério aconteça.”