O colágeno é a proteína mais abundante e está presente em praticamente tudo em nosso corpo. Produzido pelo nosso próprio organismo e em diversos tipos, o colágeno apresenta muitos benefícios.
Mas para que serve o colágeno? Suas propriedades ajudam o corpo a funcionar bem por dentro, e também a manter a estética por fora. Ele é responsável pela constituição de fibras que sustentam os tecidos como, por exemplo, músculos, tendões e articulações. Existem mais de 20 tipos de colágeno e cada um é responsável por atuar em uma área específica.
+ Aprenda a proteger sua pele durante atividades ao ar livre no inverno
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia
Nos últimos anos, o colágeno se valorizou principalmente entre as mulheres, já que entre seus benefícios aparecem: elasticidade e resistência da pele, fortalecimento de unhas e cabelos, prevenção de aparecimento de rugas e celulites, além de ajudar no emagrecimento.
Onde pode ser encontrado?
O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso corpo. Entretanto, pesquisas revelam que aos 30 anos essa proteína passa a ser produzida em escala reduzida e as consequências podem ser sentidas na pele, cabelos, unhas e articulações. Como forma de amenizar essa perda gradual, alguns alimentos podem ajudar e estimular a produção, são eles: Carnes vermelhas e brancas, ovos, folhas verde-escuras, frutas vermelhas e cítricas. Apesar da adoção de uma dieta balanceada, é importante ressaltar que o organismo será o responsável por transformar essas substâncias em colágeno. Caso o corpo necessite mais de outro tipo de proteína, os aminoácidos serão revertidos para ela.
Benefícios do colágeno
Os benefícios do colágeno podem ser sentidos tanto dentro do corpo, como fora dele. Além de evitar e proteger as articulações, tendões, cartilagens e ossos de desgastes, ele é ideal para pessoas que sofrem com problemas relacionados à artrite, artrose e osteoporose. Na estética, as melhorias são sentidas no fortalecimento e aparência dos cabelos e unhas, tornando-os mais fortes e brilhosos, além de melhorar os aspectos da pele, deixando-a firme, hidratada e retardando o envelhecimento. Suas propriedades também auxiliam na perda de peso.
Colágeno hidrolisado
Além da produção natural do corpo e a manutenção de uma dieta equilibrada, empresas desenvolveram produtos que atuam como suplementos de colágeno e que agem no organismo. Esses tipos de colágeno podem ser encontrados em cápsulas, pó, sachês, balas, entre outros. Extraído do osso e das cartilagens do boi, o colágeno precisa passar pelo processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para ser absorvido mais facilmente pelo organismo. É importante que o uso desse tipo de suplemento seja feito na dose certa para que os resultados possam ser melhores. Um estudo da Clínica Medcin Instituto da Pele, mostrou que o consumo de 5 gramas de colágeno por dia, durante seis meses, aumentou em 5,5% a firmeza e 10% a elasticidade da pele de pessoas entre 35 e 60 anos.
Considerado alimento pela Anvisa, esse tipo de produto pode ser adquirido sem prescrição médica e é produzido por marcas como Vida Quality, Naära, Sanavita e Bodyaction.
Os suplementos com colágeno tipo II são os mais comuns e procurados do mercado, já que ajudam na prevenção e controle de doenças como artrite, artrose e osteoartrite, bem como a cuidar das articulações e cartilagens ao incentivar a sua reposição. Alguns tipos de cápsulas como a Articula Pró Colágeno Tipo II da Vida Quality contém em suas fórmulas , além do colágeno, vitaminas C e E que auxiliam na melhora da qualidade da pele, cicatrização, sistema imunológico e aumentam a resistência física e muscular.