Mantenha a gripe e resfriado afastado neste inverno, adicionando tratamentos testados pelo tempo da antiga ciência holística da Índia, o Ayurveda, ao seu arsenal de medidas e remédios preventivos.
+ Como usar a Ayurveda para evitar mal-estar após refeições
De acordo com este sistema de cura de 5.000 anos, todos nós carregamos um equilíbrio de três tipos diferentes de energias, ou doshas – pitta ardente, vata aéreo e kapha terrestre. Com o ar frio e seco e os ventos, tendemos a acumular excesso de vata, o que pode enfraquecer nossa imunidade e nos deixar vulneráveis a vírus. O especialista em Ayurveda John Douillard explica: “À medida que as membranas mucosas secam, o corpo produz muco reativo (a substância da coriza), que perturba o ambiente nasal para bons micróbios respiratórios e se torna o terreno fértil para resfriados e gripes”.
Lubrifique as vias nasais
Para evitar que o excesso de vata resseque as passagens nasais e promova insetos nocivos, lubrifique as passagens nasais com uma técnica ayurvédica chamada nasya , ou aplicação de óleo. Larissa Hall Carlson, reitora da Escola Kripalu de Ayurveda, oferece estas instruções: Nas manhãs e noites, quando você sentir um resfriado chegando, aqueça o óleo de gergelim, conhecido por acalmar vata dosha no Ayurveda, colocando o óleo na garrafa sob água quente. água. Deite-se, incline a cabeça para trás e aplique de três a cinco gotas de óleo de gergelim em cada narina. Ou mergulhe o dedo no óleo e massageie suavemente o interior das narinas com ele.
Limpe seus pulmões
Pratique uma respiração yogui suave e completa, seja quando você começar a se sentir enjoado ou já estiver entupido, recomendam Hall Carlson e Douillard. Essa forma de respiração profunda pode aliviar até mesmo a congestão grave dos pulmões, de acordo com Hall Carlson. E ao desativar o sistema nervoso parassimpático, que produz hormônios do estresse, a respiração suave e completa pode ajudá-lo a permanecer relaxado para que possa obter um descanso restaurador. Respirar pela boca, como faria normalmente quando está resfriado, estimula o estresse e a inquietação, explica Douillard. A respiração completa é assim: inspire lenta e suavemente pelas narinas, deixando o ar primeiro encher o fundo dos pulmões, perto da barriga. Em seguida, deixe as costelas inferiores se expandirem; finalmente, expanda seu peito. Sem fazer uma pausa, expire pelas narinas ao contrário: o ar sai do peito, as costelas se contraem e o centro do umbigo é puxado para dentro.
Aumente sua imunidade
Beba uma xícara de chá de tulsi (também conhecido como manjericão sagrado) diariamente para prevenção de resfriados e gripes, e até três xícaras quando estiver tossindo, espirrando ou lutando contra a febre, diz Hall Carlson. Esta erva, amplamente utilizada pelos praticantes ayurvédicos para tratar resfriados e gripes, reduz o vata e remove o excesso de kapha, que pode se manifestar como muco, dos pulmões e das vias nasais. Estudos descobriram que o tulsi também possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes que podem combater germes e reduzir o estresse.
Limitar o tempo de tela
Outra dica ayurvédica testada pelo tempo é dar um descanso aos órgãos sensoriais quando você estiver resfriado. “Um dos erros que as pessoas cometem é fazer maratonas de filmes, bombardeando os sentidos, que são governados pelo vata, e a mente com informações que precisam ser digeridas”, diz Hall Carlson. “Isso tira sua energia ao lutar contra um inseto.” Em vez disso, limite o tempo de tela, passe algum tempo em silêncio e faça uma prática de relaxamento como ioga nidra ou ioga restaurativa, sugere ela.