Jackson James Rice, jovem kitesurfista de 18 anos, faleceu após um mergulho na ilha de Ha’apai, em Tonga. O corpo do atleta, que estava classificado para as Olimpíadas de Paris 2024, foi encontrado por outros mergulhadores no último final de semana. As autoridades locais confirmaram o incidente nesta segunda-feira (17).
Leia mais:
+ Rocky Mountain Games Juquitiba tem estreia da natação, lendas do esporte e recorde de público
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia
O acidente ocorreu no sábado, enquanto Rice praticava apneia em Ha’apai. As autoridades suspeitam que o jovem sofreu um “apagão em águas rasas”. Apesar das tentativas de reanimação, Jackson não resistiu e seu corpo foi encontrado por volta das 12h15 (horário local), embaixo do barco.
Nascido nos Estados Unidos, filho de pais britânicos, Rice se naturalizou tonganês após sua família se mudar para Tonga, onde administravam uma pousada. O jovem era um talento promissor no kitesurf e sonhava em representar Tonga nas Olimpíadas de Paris 2024.
Em um post nas redes sociais, sua irmã, Lily Rice, prestou uma homenagem ao irmão: “Fui abençoada com o irmão mais incrível do mundo. Ele era um kitesurfista incrível e teria chegado às Olimpíadas e saído com uma medalha grande e brilhante. Ele era meu herói e meu melhor amigo. Sinto muito sua falta, JJ.”
Jackson faria sua estreia olímpica nos Jogos de Paris 2024, representando Tonga no kitesurfe. A morte trágica interrompeu prematuramente uma promissora carreira esportiva.