O incêndio que começou na última sexta-feira (14) na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia foi finalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros na noite do domingo (16).
Funcionários do ICMBio, brigadas voluntárias e equipes da Parquetur, a concessionária que administra o local, também auxiliaram no combate às chamas.
A ação ainda envolveu militares e duas aeronaves do exército. Os bombeiros seguem resfriando as áreas afetadas e monitorando novos focos de incêndio.
Veja também
+ Um guia para você se divertir nos parques nacionais brasileiros
+ Rocky Mountain Games Juquitiba bate recorde de participantes
+ Deslizamentos matam 10 e deixam milhares de turistas presos em região do Himalaia
O fogo começou nas proximidades do Morro do Couto, no dia em que o parque completou 87 anos. O incêndio teria se alastrado rapidamente devido à vegetação seca.
A área atingida foi de aproximadamente 160 hectares, o equivalente a 150 campos de futebol. Em nota oficial, o ICMBio afirmou que as causas do incêndio ainda não foram determinadas.
No entanto, o incêndio pode ter começado com os próprios militares, que faziam exercícios no Parque na última sexta-feira.
De acordo com notícia divulgada pelo site O Eco, imagens do Parque Nacional captaram um comboio do Exército passando ao lado do incêndio, ainda estágio inicial, na última sexta.
Em resposta ao site, a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) declarou que após concluir exercícios no Parque, os militares identificaram este foco de incêndio na sexta.
“O combate ao incêndio foi iniciado imediatamente, contudo, devido aos fortes ventos e à vegetação seca, o fogo se alastrou, não sendo possível sua contenção. As viaturas que participavam do exercício foram retiradas do local, por questão de segurança e ato contínuo, os instrutores da AMAN informaram à direção do PNI o início do evento. Desde então, foi mobilizado apoio ininterrupto ao Parque, com pessoal especializado, aeronaves da Aviação do Exército e suporte logístico, que permanecerão até o término dos trabalhos”, esclareceu a Academia em nota.
Segundo uma fonte ouvida pelo O Eco, que preferiu não se identificar, a imagem flagrada pelas câmeras mostra um fogo que começou “há apenas alguns minutos”. Diante do céu azul, a chance de um incêndio natural – causado por um raio, por exemplo – seria praticamente nula.
“O fato é que foram mesmo os militares. Como foi exatamente não dá para saber ainda, mas ou foi algum deles que colocou o fogo ou pode ter sido algo do escapamento dos caminhões”, afirmou outra fonte ouvida pelo site, que também preferiu não se identificar.
Devido ao incidente, a gestão do Parque Nacional do Itatiaia e a direção da Concessionária Parquetur decidiu manter fechada a visitação da parte alta até esta quarta-feira (19).
A medida visa garantir a segurança dos visitantes enquanto os bombeiros e brigadistas realizam o rescaldo e a limpeza das áreas atingidas.
Ver essa foto no Instagram