Quase um ano após o trágico colapso do submersível Titan durante uma expedição ao Titanic, um bilionário de Ohio, nos EUA, fez parceria com a empresa Triton Submarines para construir uma nova embarcação comercial capaz de mergulhar em profundidades semelhantes — e supostamente de forma segura.
De acordo com o Wall Street Journal, o magnata do setor imobiliário Larry Connor contatou o cofundador da Triton Submarines, Patrick Lahey, logo após o desastre do Titan, da OceanGate, em 2023, no qual cinco passageiros, incluindo o CEO da OceanGate, Stockton Rush, acabaram mortos.
Veja também
+ Por que nos importamos tanto com tragédias como a do Titan?
+ Autoridades do Nepal acusam Nirmal Purja de espalhar “fake news” no Everest
+ Cruce de Los Andes: tudo sobre a emblemática travessia entre Argentina e Chile
O mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o investidor paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman, e o empresário britânico Hamish Harding também estavam a bordo do Titan quando ele implodiu.
Titan era apenas ‘uma engenhoca’
“[Larry Connor] me ligou e disse: ‘Sabe, o que precisamos fazer é construir um submersível que possa mergulhar até [as profundezas do Titanic] repetidamente e de forma segura, e demonstrar ao mundo que vocês podem fazer isso’”, declarou Lahey ao Wall Street Journal. Ele acrescentou que Connor desconsiderava o Titan como “uma engenhoca”.
De acordo com o site da sua empresa, Connor tem uma longa história de financiamento de aventuras extremas. Ele já viajou pessoalmente para a Estação Espacial Internacional e para a Fossa das Marianas, além de ter estabelecido um recorde mundial do Guinness com a maior formação da técnica HALO enquanto praticava paraquedismo.
“Quero mostrar às pessoas em todo o mundo que, embora o oceano seja extremamente poderoso, ele pode ser maravilhoso e agradável e realmente mudar a vida se você abordá-lo da maneira correta”, disse o empresário.
Connor, cuja fortuna é de cerca de US$ 2 bilhões, fará a jornada com Lahey em uma embarcação chamada Triton 4000/2 Abyssal Explorer.
O submersível será supostamente capaz de mergulhar com segurança a cerca de 4.000m, 200m abaixo do local onde o Titanic atualmente repousa. Não está claro quando a viagem ocorrerá.
Tanto Lahey quanto Connor enfatizam que a embarcação possui tecnologia bem superior ao Titan.
“[Lahey] tem pensado e projetado isso há mais de uma década. Mas não tínhamos os materiais e a tecnologia”, disse Connor. “Você não poderia ter construído este submersível há cinco anos.”
Fonte Explorersweb