Quando fico fora de forma, no meu primeiro treino de corrida de volta, é sempre uma experiência com muita coceira. Minhas coxas coçam, meu abdômen coça, me deixa louco. O que é?
Leia mais:
+ Enjoo no treino? Saiba o que fazer para evitar
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia
Com exceção de qualquer crescimento de mofo ou bolor em suas roupas de ginástica mal lavadas e higienizadas, é provável que a coceira após o treino esteja relacionada a uma resposta histamina induzida pelo exercício.
A histamina é uma substância encontrada no corpo que é mais comumente associada a reações alérgicas, coceira e inflamação. Mas os pesquisadores estão apenas começando a entender que a histamina também desempenha um papel no exercício.
Anteriormente, uma teoria popular sobre coceira induzida pelo exercício tinha a ver com expansão dos vasos sanguíneos ou vasodilatação. O corpo expande os vasos sanguíneos durante o exercício para ajudar a trazer mais oxigênio e nutrientes para os músculos que trabalham e para eliminar o dióxido de carbono e os resíduos. A ideia é que, quando os vasos sanguíneos se expandem após um período de relativa inatividade, os nervos circundantes, não acostumados ao fenômeno, registram erroneamente a expansão como coceira.
O problema com essa teoria: “Não li estudos que apoiam isso”, diz a fisiologista de exercício de Stanford, Dra. Anne Friedlander.
No entanto, novas pesquisas sugerem que a vasodilatação pode, de fato, ter algo a ver com a coceira. A histamina é um vasodilatador conhecido; aumenta o fluxo sanguíneo nos tecidos lesionados ou infectados para ajudar o sistema imunológico a chegar à área problemática. E um estudo japonês mostrou que a histamina pode ser liberada durante o exercício para ajudar a proteger o corpo contra fadiga ou exaustão induzida pelo exercício.
Infelizmente, a histamina também envia sinais de coceira ao cérebro, o que significa que um aumento na produção de histamina em seu corpo pode induzir sentimentos gerais de coceira, o que parece ser o que você está sentindo. (Para saber mais sobre como a histamina induz coceira, confira este estudo.)
Uma maneira simples de testar essa hipótese: tente tomar um anti-histamínico antes de se exercitar para ver se a coceira para.
Em uma nota positiva, sua própria evidência anedótica sugere que quanto mais você se exercita, menos sensível será à resposta da histamina. Portanto, mantenha-se ativo para manter a coceira longe.