O escalador norte-americano Alex Honnold quebrou um novo recorde de velocidade em El Capitan, Yosemite, desta vez escalando em solitário.
A rota escolhida, chamada Salathé Wall, possui cerca de 1.067 metros de escalada no granito puro, sendo famosa pelas grandes fendas verticais.
Veja também
+ Cordas supostamente são cortadas no Everest e Nims Purja alega sabotagem
+ O que o “outlive” de Peter Attia tem para nos ensinar?
+ Nova série de Alex Honnold mostra escalada em parede remota da Groenlândia
É um big wall clássico de Yosemite, estabelecido em 1961 pelas lendas locais Royal Robbins, Tom Frost e Chuck Pratt.
Mas a maioria dos escaladores leva alguns dias para completá-la e tenta a rota com pelo menos um parceiro.
Honnold, o filho pródigo de Yosemite, não só foi sozinho como completou o caminho em 11 horas e 18 minutos, superando em mais de 8 horas o recorde anterior.
Escalar em solitário é um método exaustivo que exige sangue frio, no qual o escalador utiliza técnicas de ancoragens e auto segurança.
Honnold detém vários recordes de velocidade em “El Cap”, incluindo o recorde geral de velocidade na Salathé, que ele estabeleceu em 4 horas e 55 minutos com o falecido escalador Sean Leary, em 2009.
O norte-americano ficou mundialmente em 2017, ao escalar a rota Freerider de El Cap sozinho e sem corda, um feito anteriormente inimaginável, retratado no documentário vencedor do Oscar “Free Solo”.
“Não há outro lugar onde você pode experimentar o tipo de fadiga que sente ao escalar El Cap em um dia”, disse Honnold ao jornal San Francisco Chronicle após o novo feito.
“É um tipo particular de forma física que só se pode ganhar escalando em Yosemite”, completou o escalador.