As etapas mais importantes do Giro d’Italia 2024 para ficar de olho

Por Bobby Julich, para a Velo/Outside USA

Giro d'Italia
Foto: Shutterstock

O norte-americano Bobby Julich, que pedalou profissionalmente por 16 anos, antecipa um ótimo mês de no Giro d’Italia 2024, que começa este sábado (4) e vai até 26/05

+ Giro d’Italia 2024: alguém pode parar Tadej Pogačar?
+ Como Tadej Pogačar e a UAE Emirates planejam fazer história este ano

O Giro d’Italia deste ano será o mais interessante em muito tempo, pois podemos testemunhar história! Tadej Pogačar está tentando a dobradinha Giro-Tour, e não vejo ninguém ficando no caminho dele, para ser honesto.

Não estou dizendo que será fácil para Tadej, mas ele está em ótima condição e tem uma equipe muito forte por trás dele. No ciclismo, você deve esquecer o passado, concentrar-se no momento presente e não se preocupar muito com o futuro. Acho que esse será o maior desafio para Tadej, já que o Tour de France é a maior corrida do nosso esporte, mas para conquistar a dobradinha, você não pode estar pensando em julho.

No geral, o Giro d’Italia tem uma vibração mais relaxada em minha experiência. Ainda há muitas mutidões nas estradas, mas não é tão estressante. As corridas ainda são a todo vapor, mas um pouco menos controladas nos dias que não são de GC.

O Giro também é famoso pelo mau tempo, mas com todos os protocolos de segurança dos ciclistas agora em vigor, os atletas não devem ter problemas para lidar com isso. Acho que o pelotão teve um alerta durante La Flèche Wallone este ano, então tenho certeza de que o vestuário adequado será discutido e imposto pela equipe de apoio.

Os momentos para ficar de olho no Giro d’Italia de 2024

A rota deste ano é bastante interessante. Talvez não seja o Giro mais difícil no papel que já vi, mas acho que os ciclistas serão desafiados do início ao fim. Deixarei toda a análise detalhada das etapas para os especialistas, mas aqui estão alguns dos meus pensamentos nesta semana do Giro de 2024.

Semana 1

  • Começa com duas etapas montanhosas, onde os ciclistas já terão que ter suas pernas de escalada prontas. Ciclistas entrando com força e motivação poderiam surpreender os favoritos.
  • A Etapa 2 com uma chegada em subida precoce poderia pegar alguns ciclistas desprevenidos, mas acho que é cedo demais para o golpe final pelos favoritos.
  • O resto da semana deve ser gerenciável até o contra-relógio da Etapa 7.
    • É aqui que veremos os favoritos começarem a se destacar. Esta etapa termina com uma subida de 7 km que poderia causar grandes diferenças de tempo.
  • A Etapa 8 também vai doer. Sempre difícil fazer uma etapa de montanha depois de um contra-relógio. Como o corpo responde após um esforço total no contra-relógio é sempre uma incógnita.

Semana 2

  • A Etapa 10, após um dia de descanso e terminando com uma chegada em subida, poderia ser interessante. Outra incógnita quanto à resposta do corpo a um dia de descanso em uma grande volta.
  • O resto da semana até o contra-relógio da etapa 14 deve dar aos ciclistas algumas etapas mais fáceis, já que o próximo final de semana será importante.
  • O contra-relógio da etapa 14, embora extremamente plano, é outro teste da recuperação e resistência duas semanas em uma grande volta.
  • A Etapa 15 é a mais difícil da corrida com muita escalada. Considerando que vem do contra-relógio no dia anterior, você poderia ver uma grande ação na GC.

Semana 3

  • Vindo de um dia de descanso e enfrentando o Stelvio na etapa 16 não parece ótimo, mas é cedo na etapa e não deve causar muitos problemas.
  • A Etapa 17 será outra fera, mas acho que será controlada pela equipe do líder e os ciclistas mais fortes poderão se mover no final, se necessário.
  • As Etapas 19 e 20 são algumas das mais difíceis da corrida no papel, mas com a fadiga de quase três semanas nas pernas, poderia se transformar em um impasse para os candidatos à GC.

Previsões do Giro d’Italia de Bobby Julich

Estou ansioso para começar o meu dia transmitindo o Giro d’Italia pelas próximas três semanas. Aqui estão minhas previsões para o pódio final em Roma, em 26 de maio.

  1. Tadej Pogčar
  2. Ben O’Connor
  3. Geraint Thomas

+ Kelly Slater une suas marcas em um único conglomerado