4 sinais de que você não está treinando o suficiente

Todos os atletas de endurance – do campeão ultramaratonista ao triatleta iniciante – têm objetivos específicos. E esses objetivos são alcançados pelo treinamento. Para a maioria de nós, o treinamento consiste simplesmente em seguir os números – cinco quilômetros hoje, uma hora de corrida amanhã, descansar no dia seguinte. Então, como você sabe se está treinando o suficiente? Como você pode realmente garantir que está preparado?

+ Quanto mais você pedala, menor o risco de artrite no joelho

+ Quanto mais em forma você fica, mais falta de ar você pode sentir durante exercícios intensos

Aqui estão quatro sinais gerais de que é hora de intensificar seus exercícios. Embora nada disso sozinho seja um indicador definitivo de que você está treinando o suficiente, se alguns deles ocorrerem simultaneamente, talvez seja hora de fazer mudanças ou se dedicar mais.

Os sinais de que você não está treinando o suficiente

Falta progresso

O sinal mais óbvio de que você não está treinando o suficiente é a falta de melhorias no condicionamento físico e no desempenho. A identificação desse problema exige que você monitore consistentemente medidas objetivas e relevantes do seu nível de condicionamento físico. Uma maneira de fazer isso é realizar periodicamente algum tipo de treino de teste padrão. Por exemplo, se você é ciclista, pode fazer um teste de tempo ao fazer 10K a cada quatro semanas. Para um corredor, isso pode ser um 5K.

Como alternativa, você pode obter uma medida de melhoria mais aproximada, mas ainda útil, comparando exercícios semelhantes. Se o seu treino de maratona estiver no caminho certo, você deve terminar a corrida de 25 km desta semana, não mais cansado do que estava após a corrida de 20 km algumas semanas atrás.

Certos dispositivos de treinamento oferecem recursos que permitem aos atletas provar sua aptidão com uma frequência ainda maior. Vários modelos Garmin fornecem aos usuários uma estimativa do seu VO2máx, ou quanto oxigênio seu corpo é capaz de absorver e usar com o máximo esforço, após quase todos os exercícios. Só não espere que o seu VO2max aumente todos os dias.

Você está entediado

Nem todos os sinais de que você não está treinando o suficiente são físicos. Também existem indicadores psicológicos – como o tédio. É improvável que seu plano de treinamento o mantenha engajado, a menos que seja desafiador. Se seus exercícios forem muito fáceis, eles não estimularão sua mente mais do que seu corpo. E se eles não evoluírem de uma maneira que faça você sentir que está melhorando – que esteja progredindo – é apenas uma questão de tempo até que você perca o interesse em todo o processo. O tédio com o treinamento não é apenas uma chatice – também é uma informação que você pode usar.

Você parou de ter exercícios difíceis

Todo atleta que está desafiando a si mesmo no treinamento tem um exercício duro e espera superá-lo para redefinir seus limites. Se você nunca se depara com algo desafiador, simplesmente não está treinando duro ou com frequência suficiente para provocar ganhos de condicionamento físico e desempenho.

Você não está treinando todos os dias

O que constitui exercício suficiente depende de objetivos individuais – os ultracorredores, é claro, têm uma carga de treinamento diferente de outros corredores de rua. Mas, independentemente do seu objetivo, você deve se exercitar quase todos os dias, mesmo que sejam apenas 30 minutos. Isso é verdade mesmo se você é um não-atleta cujo objetivo é simplesmente viver uma vida longa e saudável. Como treinador, eu mantenho uma linha dura no exercício diário (misturado com descanso e objetivo, é claro). Se você encontrar tempo para se exercitar em uma terça-feira movimentada, também terá tempo para se exercitar nos outros dias da semana. Consistência é a chave.