A temporada de escalada de 2024 no Monte Everest está começando mais tarde que o normal. O atraso está acontecendo devido ao gelo em colapso no Glaciar Khumbu.
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Em 17 de abril, antecipando as equipes de escalada, trabalhadores nepaleses completaram o caminho através do infame Icefall de Khumbu, uma seção labiríntica do glaciar repleta de fendas, torres de gelo precárias e outros obstáculos mortais. A seção é o local de tragédias frequentes, e em 2023 três trabalhadores morreram quando um bloco de gelo do tamanho de uma casa caiu sobre eles.
Todo ano, uma equipe de trabalhadores especializados chamada de “Icefall Doctors” traça a rota oficial através do glaciar em movimento, fixando cordas em penhascos congelados e colocando escadas sobre fossos profundos. É um trabalho meticuloso e heróico, e ninguém pode avançar do Acampamento Base para o Acampamento I até que o caminho esteja estabelecido.
Nesta temporada, uma série de perigos retardou os Icefall Doctors, levando a um grande atraso na abertura do corredor do glaciar.
“Nós analisamos dois ou três caminhos diferentes, mas o gelo lá estava muito frágil e arriscado — estávamos lutando para colocar escadas e cordas ao longo da seção”, disse Pemba Tshering, um Icefall Doctor, à Outside USA na sexta-feira (19). “Em muitos lugares, encontramos seções de gelo parecidas com pipoca. Isso implica que a superfície é irregular e esfarelada, tornando a caminhada sobre ela potencialmente perigosa, então tivemos que passar mais tempo procurando por uma rota confiável.”
Pemba Tshering disse que os oito Icefall Doctors chegaram ao Acampamento Base do Everest em 8 de março e imediatamente começaram a construir o caminho. A neve fraca do inverno e as temperaturas quentes haviam criado torres de gelo e pontes instáveis, que a equipe tentou contornar. As rotas dos Icefall Doctors através do Icefall de Khumbu nunca são exatamente iguais — o glaciar em movimento frequentemente os força a desviar. Este ano, inicialmente tentaram seguir a rota aproximada usada em 2023, mas recuaram em duas ocasiões separadas e eventualmente abandonaram completamente aquele caminho.
Finalmente, depois de dias de tentativa e erro, eles completaram a ligação com o Acampamento I nesta semana. Pemba Tshering disse que a rota de 2024 segue uma usada durante a temporada de escalada de 2017. Mas este caminho adiciona aproximadamente duas horas ao tempo de escalada em comparação com o usado nos últimos anos.
“Entre 500 e 600 pessoas devem atravessar a rota, então temos que garantir que ela seja muito segura”, disse ele.
Nos dois dias desde que os Icefall Doctors completaram o caminho, equipes de carregadores e guias subiram do Acampamento Base para acampamentos mais altos para montar tendas e deixar suprimentos para as próximas investidas ao cume, que tradicionalmente acontecem em meados de maio. Nas próximas semanas, os escaladores vão se aventurar acima do Acampamento Base para aclimatação.
Os atrasos empurraram o início oficial da temporada de escalada no Everest aproximadamente 12 dias para frente, diz Tshering Sherpa do Comitê de Controle de Poluição Sagarmatha, uma ONG nepalesa que supervisiona o descarte de resíduos no Acampamento Base. “Normalmente estamos prontos até a primeira semana de abril, mas este ano não houve neve durante o inverno”, disse ele.
Como o atraso afetará as equipes de escalada ainda não se sabe. Tshering Tenjing Sherpa, o gerente do Acampamento Base do Comitê de Controle de Poluição Sagarmatha, disse que não esperava que o início tardio mudasse o momento em que as equipes partem para o cume. O guia americano Garrett Madison, da Madison Mountaineering, disse à Outside USA que sua expedição estava “normal”, e que seus guias já haviam subido para o Acampamento II para reservar um local de acampamento.
Mas o atraso colocou alguns operadores de expedição em um dilema. Tashi Sherpa, presidente da empresa de guias nepaleses 14 Peaks Expedition, disse que seus carregadores podem ter que trabalhar mais horas do que o esperado para transportar equipamentos para acampamentos mais altos. 14 Peaks é um dos maiores operadores de expedição no Monte Everest, com aproximadamente 100 clientes para 2024.
“Isso significa que é uma corrida para nós. Não há tempo para lidar com tudo agora”, disse Tashi Sherpa. “Acho que os Sherpas não terão tantos dias de descanso este ano porque eles têm que trabalhar muito agora.”
Tashi Sherpa disse à Outside USA que pretende fazer lobby com autoridades nepalesas para permitir que a 14 Peaks Expedition transporte equipamentos para o Acampamento I e Acampamento II via helicóptero. No início deste ano, autoridades da vila de Khumbu-Pasang Lhamu, a municipalidade local que tem autoridade sobre o Acampamento Base do Everest, proibiram tal transporte de equipamentos para acampamentos mais altos. Equipamentos e alimentos devem ser transportados por força humana.
Mas Tashi Sherpa preocupa-se que transportar tudo por força humana coloque os trabalhadores em perigo.
“É tão perigoso carregar tudo pelo Icefall de Khumbu pelos Sherpas, então acho que o governo deveria entender e nos permitir usar helicópteros”, disse Tashi Sherpa. “As vidas das pessoas são muito importantes. Como você pode enviar um Sherpa 20 vezes pelo Icefall de Khumbu quando é tão arriscado?”
Até sexta-feira, 19 de abril, as autoridades nepalesas não tinham anunciado uma mudança nas regras sobre transporte de helicóptero.
Outros operadores nepaleses ecoaram Tashi Sherpa, incluindo seu co-presidente Mingma Sherpa, que disse ao Everest Chronicle que ele, também, planejava fazer lobby com autoridades para permitir o transporte de helicóptero para o Acampamento I e Acampamento II. A publicação também citou uma fonte não identificada que disse que o cronograma comprimido deste ano colocaria Sherpas e clientes pagantes em perigo.
“Haveria cerca de 500 a 600 Sherpas que teriam que fazer pelo menos sete rodadas entre o acampamento base e o Acampamento I, Acampamento 2 e Acampamento 3. E haveria centenas de escaladores que fariam pelo menos duas ou três rodadas durante a aclimatação. Isso significa que haveria 7.000 pés humanos atravessando um trecho tão sensível que é suscetível a colapsos de serac e avalanche. Permitir que helicópteros transportem grandes cargas reduziria o estresse sobre o gelo frágil”, disse a fonte não identificada.
Ben Ayers e Tulsi Rauniyar contribuíram para este relatório.