Mais pessoas pedalam do que circulam de carro pelo centro de Paris, diz estudo

Por Redação

paris
Foto: Shutterstock.

Atualmente, mais pessoas estão pedalando do que de circulando de carro pelo centro de Paris, na França, de acordo com um novo relatório.

O estudo, realizado pela agência de planejamento urbano Institut Paris Region (IPR), descobriu que os parisienses utilizam bicicletas para 11,2% de suas viagens dentro do centro da cidade, enquanto que os carros são usados em apenas 4,3% das jornadas.

Veja também
+ Ulan Galinski tenta outro grande resultado na Copa do Mundo, desta vez em Araxá
+ Natação é a grande novidade na segunda etapa do Rocky Mountain Games 2024
+ Existe dose máxima de proteína? Novo estudo desafia o senso comum

Isso representa um aumento significativo desde 2010, quando o IPR descobriu que as bicicletas representavam apenas 3% das viagens em Paris.

Andar a pé ainda a forma mais popular de transporte no centro da cidade, acumulando 53,3% de todas as jornadas. Isso foi seguido pelo transporte público, com 30%.

“Há dez anos, quem poderia prever que as bicicletas ultrapassariam os carros”, disse o vice-prefeito da cidade responsável pelo transporte, David Belliard, na rede social X.

“Ainda há muito a fazer, mas esta é uma primeira vitória.”

Como Paris está reduzindo as viagens de carro na cidade?

Paris vem gradualmente restringindo os carros no centro da cidade nos últimos anos. Veículos mais poluentes – incluindo muitos carros a gasolina e diesel mais antigos – serão proibidos a partir de 2025.

Espaços de estacionamento foram eliminados, ruas foram preparadas para pedestres e uma votação em fevereiro deste ano também viu os parisienses aprovarem uma proposta para triplicar as taxas de estacionamento para veículos grandes como SUVs.

Também houve um investimento significativo em formas alternativas de transporte nos últimos anos. Isso inclui cerca de 250 milhões de euros (cerca de R$ 1,4 milhão) em um plano centralizado para melhorar a infraestrutura ciclística na cidade até 2026. O plano é tornar Paris uma “cidade 100% pedalável”.

Para melhorar o transporte público fora do centro, 200 km de linhas de metrô estão sendo construídos pela região da Île-de-France como parte do projeto Grand Paris Express.

Ele trará 68 novas estações, quatro novas linhas de metrô e a expansão de duas linhas existentes que já fazem parte da rede.

Um enorme anel ferroviário de 76 quilômetros conectará os subúrbios mais distantes da cidade pela primeira vez.

Fonte Euro News