Nadadores de águas abertas e entusiastas dos esportes aquáticos foram advertidos para ficarem fora de uma parte do Tâmisa após níveis perigosos de poluição serem encontrados no famoso rio inglês.
O naturalista britânico Steve Backshall encomendou um estudo do curso d’água na região de Little Marlow, que encontrou concentrações de nitrato, E.coli, enterovírus, dentre outros, em alguns casos, dezenas de milhares de vezes maiores do que o considerado seguro.
Veja também
+ Por que a natação em águas abertas tem tudo para ser o seu próximo esporte
+ Brasil conquista medalha de prata no Mundial Master de Skyrunning
+ Por que atletas devem prestar mais atenção à sua glicemia
Em um vídeo nas redes sociais ele disse: “O Tâmisa está tóxico. Estes são os resultados que obtive da minha pesquisa independente que fiz após o último vazamento de esgoto pela Thames Water, e eles são horríveis.”
“Temos fosfatos, nitratos e amônio em níveis exorbitantes, todos em níveis prejudiciais ao meio ambiente, o que pode levar à morte de todo o ecossistema. Então nem pense em nadar em águas abertas aqui. Pessoas que estão praticando canoagem ou remo, tratem o rio como se fosse um risco biológico. Eu nem deixaria meu cachorro entrar aqui. Pode ser seriamente perigoso para eles.”
Backshall pediu aos legisladores locais para intervir para proteger o futuro do rio. “Algo precisa ser feito agora. Isto não é um simulacro. Esta é uma utilidade falhando que está colocando nossa saúde em risco.”
As amostras foram coletadas perto das obras de tratamento de esgoto Little Marlow, que são operadas pela Thames Water. Elas foram analisadas pelo centro de pesquisa de águas residuais da Universidade de Bangor e pelo grupo de zonas úmidas da universidade.
Os pesquisadores concluíram que a poluição estava vindo de resíduos humanos e levaria à morte do ecossistema do rio.
A companhia de água Thames Water foi procurada para comentar e disse ao canal Advnture: “Tomar medidas para melhorar a saúde dos rios é um foco chave para nós, e estamos nos envolvendo com Steve ao lado de outros interessados para abordar suas preocupações.”
Em 2023, a Thames Water foi multada em 3,33 milhões de libras (cerca de R$ 21 milhões) depois que um juiz constatou que a empresa havia enganado deliberadamente os investigadores do governo sobre um descarte acidental de esgoto não tratado, que desaguou em vários rios, matando milhares de peixes.
Ver essa foto no Instagram