A Fazenda Foxglove ostenta um banheiro e uma cozinha recém-renovados, acesso fácil à icônica Appalachian Trail (AT), ou Trilha dos Apalaches, e um pátio privativo que oferece vista para as florestas de Garrison, a apenas uma hora ao norte da cidade de Nova York, nos EUA. Mas a comodidade mais popular do Airbnb pode ser apenas um gato laranja chamado Cinamen, que adora fazer trilhas com os hóspedes.
+ Quanto tempo leva para fazer a Trilha dos Apalaches?
+ Um puma atacou este grupo de ciclistas. Elas lutaram de volta por 45 minutos
Cinamen viralizou no início deste mês depois que o usuário Sebastian S. Cocioba postou sobre sua estadia com o gato. “Fui com meu parceiro ao norte do estado e o gato do anfitrião do AirbnB nos levou para uma caminhada guiada ao longo da Appalachian Trail”, escreveu Cocioba ao lado de fotos de Cinamen rondando pelo musgo, sentado no peito de Cocioba durante uma pausa e empoleirado na beira de uma poça.
“Aparentemente, é isso que ela faz com todos os hóspedes. Ela reclamava quando saíamos da trilha e conhecia o caminho de volta. Gato incrível.” O post se tornou viral; até o momento da escrita, ele foi visto mais de 1,6 milhão de vezes.
Embora Cinamen—na verdade, macho, segundo a proprietária Trisha Mulligan—possa ser novo na internet, ele não é novo na trilha de forma alguma. Uma rápida pesquisa nas avaliações da Fazenda Foxglove revela mais de uma dúzia de menções ao gato: “Ficamos encantados em ter o doce gatinho [Cinamen] nos acompanhando na trilha por um tempo, então pudemos marcar a caminhada com um gato em nossa lista de desejos”, escreveu um hóspede. “Tivemos um tempo incrível com [Cinamen] que fez uma caminhada conosco, o gato mais legal da Terra”, escreveu outro. “[Cinamen], o gato, nos acompanhou na caminhada e foi um guia turístico confiável”, observou um terceiro.
At times she judged the crap out of us for being too slow. I got a camera roll full of judgement, lololol pic.twitter.com/shxtU6lQwK
— Sebastian S. Cocioba🪄🌷 (@ATinyGreenCell) March 12, 2024
“Eu o chamo de concierge, porque ele simplesmente adora pessoas”, diz Mulligan. “Você sabe, cada cor, eles têm personalidades diferentes. E há algo sobre um gato laranja que é muito social, e temos um gato muito social.”
Mulligan, uma herbalista e etnobotânica, mora em Garrison em uma casa acima do apartamento que ela aluga no Airbnb, há “cerca de 10 anos” desde que se mudou de Brooklyn com sua família. Cinamen entrou em cena há 8 anos, quando ela o adotou e a seu irmãozinho ainda filhotes de um abrigo de animais.
Embora seu irmãozinho tenha falecido desde então, Cinamen prosperou como um gato ao ar livre nas matas de Garrison, passando tempo com Mulligan no jardim ou seguindo ela ou seus filhos pela Appalachian Trail através de um caminho de aproximadamente 100 metros sobre uma crista coberta de louros que Mulligan marcou com marcas em forma de dinossauro por sua propriedade. Outros donos de gatos aventureiros tiveram que dedicar muito tempo ao treinamento e adaptação de seus gatos ao ar livre, mas Cinamen se adaptou naturalmente, diz Mulligan.
“Quando saímos de casa, ele me segue”, diz ela. “Você sabe, quando está jardim e seu gato pula em suas costas? Ele está sempre comigo quando estou no jardim, o que eu amo.”
A maioria dos hóspedes de Mulligan parece concordar; alguns, ela diz, voltam repetidamente apenas para visitar o gato.
“Tem um cara, esse russo, que volta regularmente. Ele nunca deixa avaliações, mas sempre me envia fotos — ele é um fotógrafo — e reserva [o Airbnb] porque quer estar com Cinamen e quer fazer a trilha com ele”, diz ela. “Tive outras pessoas dizendo, ‘Meu Deus, estávamos fazendo trilha e nos perdemos, mas Cinamen não nos deixava nos perder’.”
(Desvantagem: se você está esperando que Cinamen se junte ao seu grupo de trilha, pode estar sem sorte. Embora Mulligan diga que Cinamen às vezes fica fora tempo suficiente com os hóspedes de trilha para preocupá-la, ele raramente passa a noite fora.)
Os gatos, é claro, não são conhecidos por sua consistência, então se você está pensando em reservar uma estadia na Foxglove, vale a pena mencionar que não há garantia de reembolso se Cinamen não estiver interessado em seus planos de caminhada na Appalachian Trail; um avaliador observou que estava “com inveja de outros hóspedes que conheceram um gato”. Mas, no geral, suas chances são bem altas — contanto que você esteja disposto a respeitar o ritmo dele.
“Eu digo às pessoas, ele vai te fazer mais devagar porque ele precisa olhar as coisas e precisa posar”, diz Mulligan. “Já tive pessoas que estão caminhando que realmente diminuem a velocidade e ficam com ele, o que é meio que o que eu gosto.”