Conhecida como “a cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode (SC) preserva com carinho a arquitetura, gastronomia e as tradições dos seus primeiros habitantes.
Mas esta pequena cidade do Vale do Itajaí vai muito além das raízes germânicas: é um destino perfeito para praticar esportes outdoor ou redescobrir os simples prazeres da vida ao ar livre.
Veja também
+ Conheça seis brasileiros que vão tentar escalar o Everest nesta temporada
+ Rocky Mountain Games abre temporada 2024 com recorde de atletas
+ 8 benefícios da cerveja para a saúde que os corredores vão adorar
Prova disso é que, no início de março, a famosa Rota do Enxaimel, principal cartão-postal da cidade, foi premiada pela organização Green Destinations como um dos destinos mais sustentáveis do mundo.
Em 2023, Pomerode já havia conquistado outro título relevante: foi eleita como o melhor destino de viagem do Brasil pelo site especializado Melhores Destinos.
Em meio à arquitetura enxaimel e festivais que celebram as origens alemãs, Pomerode reserva uma infinidade de roteiros que exploram trilhas, cachoeiras e outras belas paisagens da região.
O cardápio para os amantes dos esportes ao ar livre é variado, com eventos de bike, trail run, voo livre e corrida de rua, que oferecem uma ótima maneira de se conectar com a comunidade local.
Fomos conhecer de perto esta acolhedora cidade do interior catarinense e listamos alguns motivos que fazem de Pomerode um dos destinos outdoor mais legais do Brasil.
1. Rota do Enxaimel
Pomerode possui o maior número de casas com arquitetura enxaimel fora da Alemanha. E a charmosa Rota do Enxaimel, com boa parte do seu percurso tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é o local que concentra a maior parte delas.
Empresas como a Bike Tour Rota do Enxaimel oferecem aluguel de bicicletas e passeios guiados, mas tudo pode ser feito por conta própria. São 16 km de extensão em uma verdadeira imersão na cultura germânica, passando por lugares como a fábrica da Nugali, onde é feito o chocolate mais premiado do Brasil, e o Rancho Lemke, que serve pratos típicos alemães como o Eisbein, o famoso joelho de porco com chucrute.
Mais à frente, no estradão de cascalho, uma parada imperdível é a Casa Siewert, um verdadeiro patrimônio histórico de Pomerode. A residência, construída em 1913, representa uma parte importante da herança cultural dos colonizadores alemães que se estabeleceram na Rota do Enxaimel. Visitar o sítio da família é uma aula de história e um mergulho no estilo de vida dos primeiros moradores da região.
2. Calendário outdoor
Mas Pomerode não é conhecida apenas pela Rota do Enxaimel e sua arquitetura encantadora. A cidade também possui uma cena vibrante de eventos outdoor, que atraem tanto ciclistas, como corredores e esportistas de todo o país. Abaixo, separamos alguns dos principais eventos confirmados no calendário do município nesta temporada:
Desafio dos Rochas
Modalidades: MTB, Gravel Endurance e Trail Run
Quando: 24 a 26 de maio (MTB e Gravel Endurance); 2 e 3 de agosto (Trail Run)
O ano de 2024 marca a décima edição do Desafio dos Rochas, um dos eventos mais tradicionais de Pomerode e que reúne atletas de todo o Brasil. A competição ganhou esse nome por conta das trilhas que foram desbravadas pela família Rocha na região. O percurso varia entre single tracks, trilhas íngremes e descidas técnicas. São distâncias para todos os níveis e atividades extras para a família, fazendo com que todos possam desfrutar da hospitalidade local.
Maratona Internacional de Pomerode
Modalidade: Corrida de rua
Quando: 26 e 27 de outubro
Realizada desde 2008, a Meia Maratona de Pomerode tem características peculiares que a tornaram famosa em todo o Brasil: percurso plano, temática alemã e até chopp para os participantes. Nesta temporada, a novidade é que ela passa a ser uma prova de maratona, com os tradicionais 42K, mas preservando o rótulo de “RunFest”. Também há opções de 6K, 21K e a categoria Kids, além de bandas típicas, grupos folclóricos e food trucks para todos.
UCI Gran Fondo World Series Brasil
Modalidade: Ciclismo de estrada
Quando: 3 de novembro
Em 2023, o Gran Fondo Brasil colocou o Brasil de volta no cenário internacional da UCI (União Ciclística Internacional), a entidade máxima do ciclismo. Com largada e chegada no centro de Pomerode, o percurso é inspirado na trajetória de Hans Fischer (1961-1988), ciclista profissional natural de Pomerode e que disputou duas Olimpíadas, sendo considerado um fenômeno dos anos 70 e 80. Neste ano, o evento deve reunir novamente um pelotão de responsa com as categorias Gran Fondo (140 km e 1.500 metros de altimetria acumulada), e o Medio Fondo, com 80 km e pouco menos de 1.000 metros de altimetria.
Brasileiro de Downhill
Modalidade: MTB Downhill
Quando: 25 a 28 de julho
Pelo segundo ano consecutivo, Pomerode volta a sediar o Campeonato Brasileiro de Downhill. A disputa de mountain bike será realizada na técnica e desafiadora descida do Morro da Turquia, com chegada no pavilhão de eventos da cidade.
3. Ar puro
Com atmosfera de cidade pequena, Pomerode é, sem dúvida, um destino para quem gosta de harmonizar cultura e natureza. As trilhas e caminhadas ao redor da cidade levam a paisagens deslumbrantes como os mirantes dos morros da Turquia, Azul e Schmidt. Na fronteira com Timbó, o Morro Azul proporciona vista panorâmica de praticamente toda a cidade, mas também é um importante ponto de encontro entre os praticantes de voo livre da região.
Já pra quem gosta de se refrescar, a Cachoeira do Haut, localizada no bairro Testo Alto, tem a maior queda d’agua de Pomerode, com cerca de 30 metros de altura. Outra opção é a Trilha da Natureza, localizada na Rota Enxaimel, um percurso de 1,5 km em meio à Mata Atlântica, que conta belos visuais e pequenos poções.
4. Cicloturismo
Pomerode faz parte de uma das rotas pioneiras de cicloturismo do Brasil, o famoso Circuito do Vale Europeu. O percurso é bem graveleiro, misturando estradões de terra, asfalto e cascalho que passam pelas estradas vicinais que ligam os nove municípios da rota.
O Circuito é autoguiado, mas há operadoras que disponibilizam pacotes completos para o rolê. Todo o percurso é bem sinalizado com setas, placas orientativas e navegação em GPS, o que faz do Vale Europeu um dos lugares mais estruturados e seguros para os cicloturistas no Brasil. São 300 km no total que podem ser percorridos a gosto do freguês, tudo em meio ao verde, cenários rurais e claro, paradas que remetem à Europa.
5. Trilhas a desbravar
Cercada por morros e pequenos vales rurais, Pomerode ainda tem inúmeras trilhas a descobrir, sendo um verdadeiro playground a céu aberto para trekkeiros, trail runners e ciclistas. Bairros como Wunderwald, Testo Alto e Pomerode Fundos escondem algumas das paisagens mais lindas da cidade. Uma dica para começar a explorar essas regiões é ver as rotas sugeridas pelos usuários dos aplicativos Strava e Wikiloc.
6. Atividades para toda a família
A rara combinação de cidade pequena com um grande número de atrações rendeu a Pomerode o título de melhor destino de viagens do Brasil em 2023. Ao mesmo tempo em que oferece tranquilidade e segurança, o município catarinense tem parques, zoológico, museus, rotas culturais, lojas de fábrica variadas e uma gastronomia única.
Para os pequenos, a Vila Encantada, também conhecida como “Parque dos Dinossauros”, oferece aventuras ao ar livre, oficinas temáticas e brincadeiras pra lá de lúdicas. Já o moderno Allez Park tem temática alemã e atrações imperdíveis para pais e filhos, como o único carrossel feito todo em madeira artesanal do Brasil, e o Kinderzone, o maior circuito de infláveis com obstáculos do país. Outra grande atração é a Vila da Neve, com direito a neve artificial e temperaturas congelantes.
A poucas quadras dali, outra atração que promete despertar a curiosidade de todos é o recém-inaugurado Museu Interativo Brasil Alemanha, um espaço cultural que conta com diversas atrações interativas conectando os pontos históricos da relação entre Brasil e Alemanha. Uma das atrações é a história dos imigrantes, onde é possível ouvir algumas cartas que foram enviadas pelos primeiros alemães que chegaram à região do Vale do Itajaí.
SE JOGA:
Mais alguns motivos para você visitar Pomerode:
Osterfest
A maior festa de Páscoa do Brasil cultiva tradições preservadas há mais de 150 anos pelas famílias de Pomerode. As atrações mais famosas são o maior ovo e a maior árvore de Páscoa do mundo, ambos reconhecidos pelo Guinness World Records. A Osterfest já é um dos grandes eventos turísticos de Santa Catarina e reúne muita brincadeira, oficina, música, comidas típicas e apresentações culturais para toda a família. Tudo ao ar livre.
Biergarten Pomerânia
Construído em um histórico casarão de 1945, o Biergarten Pomerânia serve a comida autêntica alemã e uma deliciosa cerveja, tudo com música ao vivo “raíz”. A localização é super central, em uma das principais ruas da cidade, a XV de Novembro.
Cervejaria Schornstein
Fundada em 2006, a Cervejaria Schornstein resgata o talento natural dos alemães para fabricar cerveja. As cervejas artesanais produzidas por lá já são famosas em todo o Brasil, e tanto a loja como a fábrica estão sediadas em um prédio histórico para a cidade: o antigo Mercado Weege. É possível agendar visitações à fábrica.
Quality Hotel Blumenau
Na vizinha Blumenau, o Quality Hotel está localizado a 35 km de Pomerode, em um local estratégico do Vale do Itajaí. Situado em um bairro arborizado, fica bem perto de atrações como o Museu da Cerveja, a Catedral Apóstolo de São Paulo e o Parque Vila Germânica. É a melhor boa opção para conhecer os arredores de Pomerode com tranquilidade e conforto.
Gertrud Wagen
Uma vez em Pomerode, faça como os pomeranos. Uma das melhores maneiras de descobrir as curiosidades locais é o passeio de camionete a bordo da Gertrud Wagen, com o guia Silvio BodenMuller no comando do rolê. Apaixonado pela cidade, Silvio largou sua antiga profissão para dedicar-se ao turismo e hoje sabe transmitir a história e a cultura dos habitantes de Pomerode como ninguém, além de conhecer cada canto da cidade.
*O repórter viajou a convite da Associação Visite Pomerode.