Maior nome do ciclismo nacional, Henrique Avancini acaba de lançar o seu primeiro grande projeto após anunciar, no ano passado, a sua aposentadoria das competições. O ciclista vai desbravar o Brasil na série “Expedições com Henrique Avancini”, onde irá apresentar a pluralidade da cultura das duas rodas, personagens icônicos de regiões inóspitas, paisagens pouco conhecidas e desafios extremos.
+ Nova série de Alex Honnold mostra escalada em parede remota da Groenlândia
+ Livro ‘Santos, Onde Nasceu o Surfe no Brasil’ é marco para cultura de praia
O primeiro episódio mostra Avancini explorando Serra da Estrela e Torres do Morin, uma região histórica de Petrópolis (RJ) que contém a terceira subida mais difícil do País. Ele contou com ajuda de Wolf Soares, que detinha o recorde de velocidade nesta ladeira, para que, juntos, criassem um desafio e batessem esse tempo.
“Esse projeto concilia duas coisas importantes: performance e a questão do desafio não-competitivo. É extremo, mas não é uma competição. Você faz para tentar se superar, pois, na época de campeonatos, eu não tinha tanto tempo para explorar esses ambientes. E a veia da performance é muito latente em mim”, comenta Avancini. “Eu não estou treinando para ser campeão mundial, para ser reconhecido, mas pela essência do esporte e para mostrar o potencial da cicloviagem em nosso País. É um projeto que nasceu de forma natural, de modo que eu agregue ao biker comum em uma esfera maior, da pessoa que gosta de compartilhar seus feitos e descobrir novos lugares”, completa.
O projeto “Expedições com Henrique Avancini” terá cerca de 12 desafios em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, entre outros. Em alguns episódios, serão apresentados ciclistas que possuem feitos extraordinários, mas são pouco conhecidos do público em geral, enquanto em outros, Avancini desafiará a si em contextos mais extremos. Aliás, segundo ele, a sua forma física está ainda melhor do que a da pré-temporada de 2023.
“Quando eu disse que interromperia a carreira competitiva, a reação do público foi de muita dúvida sobre os próximos passos. Poderiam pensar que o negócio seria descansar, ir para a praia… mas, a minha praia é essa, essa é a minha terapia. É parte do que eu sou, meu estilo de vida”, analisa. “Eu quero estimular as pessoas a fazer mais isso, a se dedicar por um objetivo pessoal, a ir a um lugar novo e incentivar a cicloviagem”, completa.
Confira o primeiro episódio da nova série de Henrique Avancini: