Quem precisa de uma faixa no peito quando você pode monitorar sua frequência cardíaca pelo seu fone de ouvido? É isso que a alemã Sennheiser espera que as pessoas pensem quando seus novos fones de ouvido Momentum Sport chegarem neste semestre.
+ Testamos: G-Shock GBD-H2000
+ Patagonia lança roupa de borracha natural que não vai para o lixo
A Sennheiser revelou seus novos fones de ouvido esportivos esta semana, e eles fazem muito mais do que apenas reproduzir Taylor Swift ou Slayer em suas ondas cerebrais enquanto você anda de bicicleta, corre ou malha.
A marca incorporou no fone de ouvido um “sensor de frequência cardíaca de fotopletismografia (PPG)” semelhante aos sensores ópticos encontrados em smartwatches e, ainda mais intrigante, um sensor de temperatura corporal central.
Os produtos da Wahoo já oferecem integração com a linha de sensores de calor corporal da marca Core, então ainda está para ser confirmado se os novos e elegantes fones de ouvido da Sennheiser funcionarão com a linha ELEMNT da Wahoo.
Os fones de ouvido Momentum Sport da Sennheiser também são ditos oferecer uma “integração profunda” com o ecossistema de aplicativos biossensoriais da Polar.
+ Conheça os principais recursos do Vantage V3, novo relógio multiesportivo da Polar
O que isso significa?
“Isso inclui acesso a rastreamento de desempenho de nível especialista, análise de treinamento, treinamento inteligente e orientação por voz. Biometria de desempenho intra-auricular está conectada em tempo real para insights instantâneos durante o treino e armazenada para uma análise aprimorada pós-treino tanto no aplicativo Polar Flow quanto em um navegador de desktop”, afirmou a Polar.
Os fones da Sennheiser exibirão dados de temperatura corporal não apenas no aplicativo da marca Polar, mas também em seus outros dispositivos Polar, como o principal smartwatch Vantage V3 da marca e, esperançosamente, também em seu dispositivo de cabeça para bicicletas M460.
As capacidades biossensoriais do Momentum Sport são intrigantes.
O novo produto da Sennheiser seria um auxílio de treinamento musical-frequência cardíaca dois em um que reduziria o número de coisas para carregar, perder ou esquecer durante um pedal.
A marca alemã tem uma longa tradição em áudio de alta qualidade, então a qualidade sonora deve ser sólida. Mas a função de frequência cardíaca do fone será à prova de falhas?
Qualquer pessoa que tenha acompanhado a frequência cardíaca usando o sensor óptico de um smartwatch provavelmente já experimentou os picos e a incerteza que comprometem a opção de treinamento eficaz.
O monitoramento intra-auricular da Sennheiser funciona por um método semelhante, mas diferente, então quem sabe o quão confiável será.
A adição de um sensor de temperatura corporal central leva as coisas a outro nível. Monitores de frequência cardíaca e medidores de potência são fundamentais para os entusiastas do treinamento, mas sensores de calor ainda não conquistaram o mesmo terreno entre a população esportiva de fim de semana.
Monitores de temperatura central (geralmente usando sensores presos ou coletes especiais) são comuns no pelotão profissional e podem oferecer insights sobre como um ciclista pode lidar com as condições mais intensas em que pode ter que competir durante o verão intenso.
Quanto uso um atleta comum faria de um rastreador de temperatura corporal? Depende de quão “nerd” eles querem ir com seu treinamento.
É claro que não estamos defendendo que ciclistas ouçam batidas nos ouvidos enquanto pedalam na estrada aberta. Para isso, existem produtos de condução óssea e fones de ouvido que oferecem um modo “ambiente”.
O novo produto da Sennheiser oferece capacidade semelhante graças a um design “semiaberto” que permite consciência situacional.
E não se preocupe, se você quiser ir totalmente na música, há também o típico modo de cancelamento de ruído imersivo oferecido pela maioria dos fones de ouvido hoje em dia.
Então, o que mais você precisa saber sobre o Momentum Sport?
A vida útil da bateria é avaliada em até seis horas para os próprios fones, estendendo-se até um total de 24 horas com o estojo de carregamento, e eles têm classificação IP55 para resistência à água e poeira – o que significa que resistirão a suor, chuvas e a sujeira de um dia na estrada de gravel.
O carregamento é feito através da porta USB-C usual, e também há suporte para carregamento sem fio Qi.
Os fones de ouvido Sennheiser Momentum Sport estarão à venda globalmente a partir de 9 de abril de 2024 e terão preço de varejo de $329.95 (cerca de R$ 1.600).