Muitas pessoas nunca considerariam a possibilidade de alugar uma bicicleta para completar um Ironman ou outro triatlo. Afinal, uma bicicleta é uma máquina muito pessoal que muitas vezes suporta esforços hercúleos de micro ajustes para ajustar o ajuste para um Ironman – sem mencionar que o relacionamento pessoal que alguém desenvolve com sua bicicleta é imenso e cultivado ao longo de centenas de horas de treinamento passadas juntos. através de todos os tipos de condições e emoções.
+ Lenda viva do triathlon, Alexandre Ribeiro compartilha trajetória em autobiografia
O vínculo entre o triatleta e a bicicleta é profundo e complexo, basta perguntar aos milhares de triatletas que têm nomes de animais de estimação para suas bicicletas. Então, isso levanta a questão: por que alguém alugaria uma bicicleta para competir em um Ironman – especialmente quando esse pode ter sido o motivo da compra da bicicleta? Não compramos bicicletas para correr com elas? Talvez não mais.
No Campeonato Mundial Masculino de Ironman de 2023 em Nice, França, a contagem de bicicletas do triatleta registrou 45 bicicletas que eram claramente alugadas da France Bike Rentals. Porém, o número de aluguéis no Mundial de Ironman pode ter sido bem maior. As bicicletas contadas como aluguel eram todas da mesma marca francesa, Lapierre , e incluíam bicicletas tri-específicas e bicicletas de estrada.
A France Bike Rentals tem uma frota de 150 bicicletas de triatlo e 350 bicicletas de estrada, e afirma alugar entre 80-90 bicicletas na maioria dos eventos europeus de Ironman; o ponto alto é a alegação de que eles alugaram 140 bicicletas no Campeonato Mundial Ironman 70.3 de 2019 em Nice, França.
“Aluguei uma bicicleta para um triatlo – e faria de novo”
Barry Aherne de Ann Arbor, Michigan, alugou uma bicicleta de estrada Lapierre Aircode DRS 7 (com câmbio eletrônico, rodas de carbono de 50 mm e aerobares) da France Bike Rental para seu primeiro Ironman em Ironman Cork, Irlanda, em agosto de 2022.
Aherne havia disputado alguns eventos de Ironman 70.3 nos EUA, mas planejava disputar seu primeiro Ironman no exterior, perto da cidade onde nasceu, em Middleton, na Irlanda. Ele pensou que alugar uma bicicleta de estrada tornaria seu primeiro Ironman menos estressante. Aherne disse que pensou em alugar uma bicicleta de triatlo, mas decidiu que a bicicleta de estrada seria mais fácil de ajustar a sua forma e seria mais confortável – sua “bicicleta doméstica” é uma bicicleta de triatlo BH Aerolight mais antiga com câmbio mecânico e freios de aro.
Aherne preparou-se para a sua viagem à Irlanda com uma cópia impressa do seu relatório de aptidão do seu instalador de bicicletas local. Ele trouxe seus próprios pedais, sapatos, capacete, computador de ciclismo e garrafas de hidratação. Aherne disse que optou por não trazer sua própria sela e, em vez disso, usou a sela original do Lapierre. Na verdade, Aherne disse que gostou tanto da sela que comprou a sela exata para seu BH ao retornar aos EUA
O processo envolveu Aherne chegando ao local da corrida quatro dias antes do evento, onde passou cerca de 30 minutos com os mecânicos da France Bike Rental no local, perto da transição, para replicar os números do seu relatório de aptidão na bicicleta alugada. Ele fez um curto teste e levou-o de volta aos mecânicos para alguns pequenos ajustes e depois teve os próximos dias para andar com a moto no percurso real do Ironman para ter certeza de que estava confortável e familiarizado com a moto.
Depois que Aherne elogiou a experiência de alugar uma bicicleta para seu Ironman e não conseguia acreditar como era acessível alugar essa bicicleta por 325 euros (cerca de US$ 350). Assim que Aherne concluiu o percurso de bicicleta em Cork, ele devolveu a bicicleta ao T2 e os mecânicos da France Bike Rental assumiram. Eles removeram os pedais, o computador de ciclismo e as garrafas de água da bicicleta e os colocaram na bolsa T2 vazia junto com o capacete e os sapatos de ciclismo. A France Bike Rental escoltou a bicicleta para fora da transição e Aherne nunca mais viu seu cavalo de fibra de carbono alugado, permitindo-lhe aproveitar o resto de seu tempo na Irlanda sem bicicleta. Aherne disse que foi “Uma experiência absolutamente fantástica e com certeza alugarei outra bicicleta na France Bike Rental na próxima vez que competir em um Ironman no exterior”. Ele gastou cerca de US$ 350 para toda a experiência de aluguel, e a France Bike Rental cita taxas que variam de cerca de US$ 300 para uma bicicleta de estrada básica a aproximadamente US$ 500 para uma tri bike de última geração como a Ventum One desde o dia de abertura da exposição de corrida. até o final do dia da corrida.
Aluguel de bicicletas: uma tendência crescente para triatletas?
Com o futuro incerto dos serviços de transporte de bicicletas como o TriBike Transport – em parte devido aos problemas recentes em torno de 180 bicicletas retidas na Espanha devido a faturas não pagas a um transportador de carga – e o apelo do serviço de concierge no local da corrida, parece que o aluguel de bicicletas é um tendência crescente.
Nos eventos Ironman nos EUA, normalmente há algumas opções de aluguel de bicicletas no local de lojas e fabricantes parceiros – embora muitos desses serviços sejam usados por pilotos cujas bicicletas não chegaram ao destino devido a problemas com companhias aéreas ou outras viagens. Os preços normalmente variam de US$ 200 a US$ 500 e o preço do aluguel muitas vezes pode ser reembolsado se você comprar uma bicicleta após o aluguel. Outras opções de aluguel incluem lojas de bicicletas locais, mas é menos provável que haja bicicletas de triatlo para alugar.
O que saber sobre alugar uma bicicleta para um triatlo
Planejando se juntar aos triatletas que optam por alugar, em vez de viajar com suas bicicletas no dia da corrida? Certifique-se de considerar o seguinte, apenas para começar:
- Forneça medidas de ajuste precisas, seja da sua bicicleta atual ou de um ajuste de bicicleta profissional . Isso requer algum planejamento e pode envolver uma taxa. Também é uma boa oportunidade para definir seu ajuste e verificar sua posição, se você planejar com bastante antecedência.
- Traga seus próprios pedais, sapatos, capacete, selim, computador de ciclismo e garrafas de água. Trazer esses “pontos de contato” garantirá que você não sinta nenhum desconforto com equipamentos desconhecidos. Se você levar esse equipamento com você (leve-o no voo para evitar possíveis problemas), a bicicleta alugada (principalmente) parecerá sua bicicleta doméstica, com uma ressalva abaixo.
- Teste a bicicleta antes de colocá-la em transição. Isso não é apenas importante para garantir que esteja mecanicamente correto, mas também para entender como os componentes funcionam (curiosidade: as alavancas dos freios dianteiro e traseiro são normalmente invertidas no Reino Unido em comparação com os EUA!), mas também para se familiarizar com o manuseio da bicicleta : Mesmo que você duplique exatamente as especificações de ajuste, o manuseio pode ser muito diferente, dependendo da geometria de manuseio da bicicleta e do seu centro de gravidade