Mark Zuckerberg, cofundador e CEO da Meta, empresa por trás do Facebook, Instagram e WhatsApp, está atualmente envolvido na construção de um extenso complexo residencial na ilha Kauai, no Havaí. Avaliado em US$ 100 milhões (quase R$ 500 milhões), o projeto chamado “Kualu Ranch” inclui 30 quartos, 30 banheiros e um bunker subterrâneo de 464 metros quadrados, mantido sob sigilo rigoroso, de acordo com a revista “Wired”.
A propriedade, pertencente a Zuckerberg desde 2014, está se tornando um ponto de controvérsia na comunidade local. Rumores sobre o propósito do bunker e a magnitude do projeto sigiloso geraram inquietação.
Além disso, a construção, marcada por incidentes, não está isenta de polêmicas. Em fevereiro, um guindaste tombou, causando ferimentos graves a um motorista local de 53 anos, cujos detalhes foram silenciados. Em agosto de 2019, um vigia da construção, após um turno de 12 horas, ficou impossibilitado de voltar para casa devido às chuvas, sofrendo um infarto no meio do caminho e morrendo horas depois.
Com seu valor exorbitante, a construção em andamento está sendo mantida em segredo, com trabalhadores sujeitos a acordos de confidencialidade. No entanto, entrevistas, registros públicos e documentos judiciais revelam alguns detalhes do complexo que será autossuficiente, contando com sua própria fonte de energia, tanque de água e produção local de alimentos.
+ Tecnologia tem sido aliada das mulheres na batalha por espaço no surf
O local também inclui um abrigo subterrâneo de 464 metros quadrados, com suprimentos próprios de energia e alimentos, e a presença de mais de uma dúzia de edifícios, centrados em duas mansões com vários elevadores, escritórios, salas de conferência e uma cozinha de tamanho industrial.
Em uma área arborizada, está planejada uma teia de 11 casas na árvore em forma de disco, interligadas por pontes de corda, permitindo que os visitantes passem de um prédio para outro enquanto permanecem entre as copas. Além disso, há um prédio com academia completa, piscinas, sauna, banheira de hidromassagem e quadra de tênis. A propriedade, além das mansões, tem outras casas de hóspedes e já foi palco de dois eventos corporativos organizados por Zuckerberg.
Além de proprietário de terra no Havaí, há alguns anos, o CEO do Facebook mostrou interesse no universo do surf e até se tornou amigo do surfista Kai Lenny, com quem teve aulas de foilboard. Imagens de Zuckerberg praticando foil se tornaram virais, gerando uma série de memes nas redes sociais.
A comunidade local expressa preocupações sobre a presença desse bunker. A complexidade do projeto secreto torna a questão delicada na tranquila atmosfera de Kauai. Com acidentes e segredos, o “Kualu Ranch” permanece como um enigma multimilionário no coração paradisíaco do Havaí.