Descanso, relaxamento e tênis de corrida – você pode conhecer alguns dos lugares mais espetaculares do mundo em viagem para correr uma maratona
+ Sydney será a aguardada sétima corrida das Maratonas Majors?
+ Novos recordes na maratona: bem-vindos à era Pós-Kipchoge
Dizem que apenas cerca de 1% da população mundial vai correr uma maratona. Isso pode ser verdade, mas uma vez que você vê as multidões na largada de uma maratona, você pode se pegar pensando: quão grande é esse 1%?
Não é surpresa que as corridas organizadas e a popularidade da corrida aumentaram desde a pandemia. De acordo com a Organização Mundial de Atletismo, quatro em cada dez pessoas se consideram corredoras. E uma tendência que surgiu do interesse fervoroso pela corrida é a ideia de uma viagem para correr uma maratona.
Isso soa um tanto incoerente: correr uma maratona durante uma viagem de férias. No entanto, muitas corridas em destinos oferecem aos corredores um motivo para viajar e trazer entes queridos junto.
Basicamente, existem duas categorias de corridas: as Abbott World Marathon Majors e todas as outras mais. As Abbotts são exatamente o que o nome sugere — eventos internacionais importantes que atraem corredores de elite e amadores igualmente. Muitos corredores buscam participar das seis Maratonas Majors para ganhar a cobiçada medalha Six Star e um lugar permanente no Hall da Fama da Abbott. Para o corredor médio, o dia da corrida oferece multidões de torcedores sem igual, suporte e até 50.000 participantes.
Ainda melhor, as seis corridas são realizadas em locais incríveis que sabem como realizar eventos esportivos grandes e festivos, dando aos corredores e espectadores ainda mais motivos para se inscreverem na experiência, quer você esteja correndo, torcendo por alguém ou apenas indo para aproveitar a energia divertida.
As maratonas de Tóquio, Boston e Londres ocorrem na primavera, e as de Berlim, Chicago e Nova York ocorrem no segundo semestre. Cada uma é conhecida por algo único, como os corredores rápidos de Boston e a multidão animada de Nova York. A Abbott adicionará uma sétima corrida em 2025, seja em Sydney (Austráli), Cidade do Cabo (África do Sul) ou Chengdu (China). A decisão será anunciada em 2024.
Alguns hotéis se destacaram para ajudar os corredores e espectadores a se sentirem em casa. Os hóspedes dos hotéis Westin participantes, uma marca que tem uma parceria relativamente nova com a Abbott, são tratados com um programa de empréstimo de equipamentos que oferece pistolas de massagem Hyperice de última geração, manguitos de compressão e bolas de massagem vibratórias, perfeitas para aliviar a fáscia plantar após um longo dia de viagem. Os hóspedes também podem aproveitar equipamentos da marca Bala e pegar pesos de tornozelo ou equipamentos de alongamento.
Durante os fins de semana das maratonas, os hóspedes e visitantes são incentivados a visitar a Zona de Maratona Westin, que está equipada com uma estação de criação de pôsteres, lanches, manguitos de compressão para as pernas inteiras e muita energia positiva. Também é um recurso para que os corredores se conheçam e coordenem suas viagens com segurança para as baias de largada logo cedo.
Embora os seis principais eventos recebam muita atenção quando se trata de maratonas de destino, não são as únicas corridas que valem a pena viajar. Também vale ficar de olho em maratonas em Honolulu, no Vale de Napa na Califórnia, na Gold Coast da Austrália e no Condado de Dingle, na Irlanda.
Corredores em busca de um desafio (porque às vezes 42,2 km não são suficientes) devem considerar a Marathon Jungfrau, na Suíça, com quase 2.000 metros de ganho de elevação; a Marathon Big Sur, na Califórnia (muitas vezes considerada uma das corridas mais cênicas e desafiadoras dos Estados Unidos); a Big Five Marathon na África do Sul, onde você pode ver alguns animais nativos enquanto corre pelas colinas; ou a Great Wall Marathon na China, que ocorre no local do Patrimônio Mundial da Unesco.
Procurando pura diversão? A Disney World, na Flórida, é lar de várias corridas e hospeda festivais de corrida nos quais os participantes podem completar uma corrida de 5 km, 10 km, meia maratona e maratona completa em uma semana. Ou viaje para a França para a Marathon du Medoc, que tem 23 paradas para degustação de vinhos e barracas de ostras e carnes finas. Além disso, os corredores se vestem com fantasias.