Se você é relativamente novo na prática do boulder em ginásios de escalada, já pode ter percebido que existem algumas regras “não escritas” na cultura da modalidade.
Para acelerar sua curva de aprendizado sobre o que fazer (e o que não fazer) nesse esporte, aqui estão 10 regras importantes de etiqueta para a prática do boulder em ambientes fechados.
Veja também
+ Caminho das pedras: um guia completo para você começar na escalada
+ 9 dicas para melhorar a sua resistência na escalada
+ Representantes indígenas da escalada, Cholitas se preparam para subir o Everest
Fique fora da zona de queda
Seu ginásio local provavelmente tem essa regra nas diretrizes básicas para a prática do boulder, mas ela é tão importante que deve ser mencionada sempre. Não ande, corra, sente ou fique por perto das pessoas que estão escalando. É muito perigoso tanto para você quanto para a pessoa que está na parede.
Aguarde sua vez
A escalada é um esporte cada vez mais popular, com ginásios movimentados especialmente nos horários de pico. Não monopolize um problema de boulder e não fure a fila de outras pessoas que estão esperando pacientemente para tentar. Se você não tem certeza se há pessoas esperando ou prontas para escalar, basta perguntar. Essa regra também se aplica ao utilizar placas como MoonBoard e afins com o problema que você deseja escalar.
Mantenha seus pertences fora da zona de queda
Assim como a regra 1, esta é sobre de segurança. Não coloque sua garrafinha de água, sapatilhas extras, saco de magnésio e outros pertences perto de onde as pessoas estão escalando e caindo. Guarde os acessórios em um monte organizado, longe de onde as pessoas podem cair e torcer um tornozelo.
Dê uma olhada no problema completo antes de escalá-lo
Não se jogue em um boulder sem olhar para onde ele termina. Muitos problemas passam por trajetórias inesperadas e isso pode fazer com que você suba e esbarre em alguém que já está na parede. Se o seu problema convergir ou cruzar com outro em certa altura na parede, isso pode levá-lo a colidir com outro escalador, arruinando provavelmente a escalada deles e criando uma situação de queda perigosa.
Escove as agarras
Ninguém gosta de agarras gordurosas e cobertas de magnésio. Carregue uma escova e use-a regularmente. Seu ginásio provavelmente fornece escovas em varas extensíveis, que são ótimas para escovar agarras fora do alcance dos braços. Use-as também.
Se alguém acabou de escovar um problema, deixe-os tentar primeiro
Ao projetar um boulder, muitas vezes é muito útil escovar todas as agarras-chave para aumentar o atrito. Isso pode exigir bastante trabalho, especialmente se você estiver escovando em alturas com uma escova extensível. Se uma pessoa acabou de passar um tempo limpando meticulosamente um boulder, não suba antes deles quando forem guardar a escova ou apertarem os sapatos. Deixe-os tentar primeiro no problema recém-escovado.
Não dê dicas ou conselhos de escalada não solicitados
Além das regras relacionadas à segurança, esta parte da etiqueta é, sem dúvida, a mais importante da lista. Parte da diversão do boulder é descobrir como resolver um problema. A menos que alguém pergunte, não forneça a eles suas dicas ou outros conselhos de escalada. Sinta-se à vontade para falar sobre o problema, mas não diga às pessoas como elas deveriam escalar.
Tente ser positivo
O boulder é mais divertido quando o entusiasmo está lá em cima. Tente evitar conversas negativas – “Esse problema é tão fácil!” – “Isso é um V3, não um V5” – “Esse problema é ruim”. Claro, discuta essas coisas com seus amigos escaladores mais próximos, mas não grite isso pelo ginásio.
Informe a equipe sobre agarras soltas
Uma agarra giratória nunca é divertida para escalar e pode ser prejudicial à parede ou perigosa para o escalador. Se você encontrar uma agarra solta, informe um membro da equipe do ginásio. Geralmente, isso pode ser corrigido rapidamente e facilmente.
Não faça segurança para alguém sem a permissão dele
Se o seu ginásio permite ou incentiva a prática de segurança, certifique-se de perguntar a um colega escalador antes de fazê-lo. Pode ser perigoso se alguém cair no colchão e houver um segurador inesperadamente embaixo deles. Fazer segurança adequadamente é uma arte – obtenha instruções adequadas e mentoria ao aprender essa importante habilidade de escalada.
Fonte The Gripped