A Noruega é um país do norte do continente europeu conhecido por suas belezas naturais, que incluem fiordes, paisagens costeiras, montanhas e geleiras. Muito da natureza na Noruega permanece intocada, o que torna o país escandinavo ainda mais especial e convidativo para atividades ao ar livre.
+ Quer criar filhos que amam a vida ao ar livre? Siga este exemplo da Noruega
+ A lei que garante o acesso à natureza na Noruega
Conheça algumas atrações no país para quem gosta de aventura e esportes ao ar livre:
4 atividades ao ar livre para fazer na Noruega
1. Trilhas
Uma vez que as paisagens norueguesas variam muito, dependendo do local escolhido para a caminhada, os caminhos serão diferentes: existem trajetos que se estendem ao longo de rios agitados; ou por cânions grandiosos; por fazendas pequenas ou aquelas localizadas nas montanhas; ou mesmo ao passar por caminhos que se dão em estradas antigas.
A caminhada pelo vale norueguês Aurlandsdalen, na área de Sognefjord, é considerada uma das clássicas. A caminhada é longa: são 20 km que têm início no Østerbø fjellstove (820 metros acima do nível do mar) e seguem por uma trilha marcada até Vassbygdi, em Aurland, no Sognefjord.
Por fim, é possível saborear uma pizza de queijo de cabra assada lentamente no vilarejo de Aurland, conhecer o artesanato em ação na fábrica de calçados de Aurland e maravilhar-se com a vista do fiorde no mirante de Stegastein.
2. Caiaque e canoagem
Há diversas possibilidades destinadas tanto para praticantes de remo menos experientes quanto para os mais experientes. Alguns dos mais reputados são: a zona do Sognefjord, o fiorde mais longo da Noruega; o Geirangerfjord (Fiorde de Geiranger), que é Patrimônio Mundial da UNESCO; ou ainda os fiordes no noroeste, onde a experiência pode ir além, sendo possível mover-se de uma ilha a outra ou, inclusive, seguir em direção ao mar aberto.
Também existe a alternativa de praticar remo em lagos glaciais, mas essa atividade só pode ser realizada com a presença de um guia qualificado.
3. Tirolesas
O país nórdico conta com muitas tirolesas que atravessam suas paisagens, inclusive a maior tirolesa de todo o continente europeu, que vai do topo de uma montanha até o sopé de um vale. Quem se aventurar, vai chegar a uma velocidade de 100 km/h. A famosa tirolesa é denominada Flåm e percorre uma longa distância, mais precisamente, incríveis 1381 metros!
4. Esqui
O país escandinavo também carrega a fama por suas paisagens cobertas pela neve e o esqui é considerado o esporte nacional da Noruega.
Antes de mais nada, é importante saber com qual tipo desse esporte o viajante mais se identifica com: o esqui alpino, em que se desce uma pista em declive coberta de neve em alta velocidade; o snowkite, praticado em uma prancha (snowboard) ou em esquis e uma vela de tração é utilizada para dar impulso na neve; o esqui cross-country, em que longas distâncias são percorridas com o esqui; ou o esqui de passeio, também denominado por esqui de montanha, e envolve tanto subidas quanto descidas de montanhas.
+ Ondas oceânicas estão ficando mais intensas, aponta estudo