A Federação Colombiana de Ciclismo e o governo colombiano chegaram a um acordo para a realização do Tour Colômbia 2.1 em 2024, após três anos consecutivos sem o evento. A prova já está confirmada no calendário internacional da UCI e acontecerá de 6 a 11 de fevereiro. Os eventos dos anos de 2021, 2022 e 2023 foram cancelados por reflexos da pandemia de Covid-19 e também por falta de financiamento.
+ Cicloturismo: edital do Ministério do Meio Ambiente recebe recorde de propostas
+ Percurso do Tour de France 2024 é revelado e equipes reagem: ‘o mais difícil dos últimos anos’
Após uma série de “conversas e compromissos mútuos” em favor do esporte colombiano, o Ministério do Esporte concordou em apoiar a Federação Colombiana de Ciclismo para sediar a quarta edição da prova de estrada mais importante da Colômbia, de acordo com o órgão regulador do ciclismo do país.
O trajeto da prova de 2024 ainda não foi definido, mas a organização procura sempre levar a corrida para regiões diferentes da Colômbia.
Os colombianos têm muitas razões para festejar: além de ser uma prova muito amada pela população, eles sabem que a manutenção de corridas como essa no calendário oficial e sem interrupções é o celeiro mais fértil para novos atletas. Não à toa, sempre há um ciclista colombiano nos pódios ou com resultados expressivos nos Jogos Olímpicos, Copas de MTB, BMX e nos três grandes tours.
O primeiro lugar das últimas três edições do Tour Colômbia comprovam isso: Egan Bernal, vencedor da primeira edição do evento, em 2018, foi o primeiro latino-americano a ganhar o Tour de France em 2019; Miguel Ángel López, primeiro lugar em 2019, foi o oitavo colocado na Vuelta a Espanha em 2017; e Sergio Higuita, primeiro colocado em 2020, tem uma carreira internacional de destaque.
Fonte: Aliança Bike