Muitas pessoas pensam que o surf é um esporte para jovens, mas o japonês Seiichi Sano provou que elas estão erradas. Aos 90 anos, ele foi reconhecido pelo Guinness World Records como o surfista mais velho do mundo, e não é só isso: ele também é capaz de trocar de base, uma manobra considerada desafiadora até mesmo para surfistas experientes.
Nascido em Hokkaido, no Japão, em setembro de 1933, Seiichi Sano entrou para o surf aos 80 anos. Uma jornada que começou por acaso, mas que rapidamente se tornou uma grande paixão.
Uma vida dedicada ao trabalho
Antes de se tornar surfista, Seiichi trilhou caminhos diversos na vida, desde trabalhar em um cabaré até ser porteiro em um clube para estrangeiros. Multifacetado, ele também entrou para a indústria madeireira, onde construiu um negócio que celebrou seu 50º aniversário recentemente.
“Decisões de negócios que tomei foram baseadas em instintos e inspiração, não em pensamento racional, embora esses instintos e inspiração provavelmente tenham vindo de anos de experiência”, compartilhou Seiichi.
Uma reviravolta aos 80 anos
Com uma vida agitada como empresário, Seiichi não tinha muito tempo para se dedicar ao lazer. No entanto, aos 80 anos, um encontro casual com um gerente de banco bronzeado, que ele inicialmente presumiu ser jogador de golfe, mudou o rumo de sua vida.
Inspirado, Seiichi se encontrou três dias depois, vestindo um neoprene, e carregando uma prancha de surf.
Reconhecimento mundial
Com dedicação e persistência, o japonês aprendeu a pegar onda – e a façanha valeu a pena. Aos 88 anos e 288 dias, em 8 de julho de 2022, ele foi reconhecido pelo Guinness World Records como o homem surfista mais velho do mundo.
“Segurando o certificado do Guinness World Records, sinto pela primeira vez que fui reconhecido por algo”, refletiu Seiichi. “Seja surfando ou quebrando recordes mundiais, é a atitude positiva que o levará lá, não a lógica.”
Trocando de base aos 90 anos
Agora, dias antes de seu 90º aniversário, Seiichi Sano surpreendeu ainda mais, provando mais uma vez que idade não é documento. Em um vídeo, o surfista nonagenário aparece trocando de base na onda. Não satisfeito, ele ainda tenta surfar em uma só perna, mas essa peripécia o japonês ainda está treinando.
+ As garotas de Maui que inspiraram uma geração de surfistas no Havaí
Sua trajetória representa uma quebra de paradigmas em relação aos estereótipos de idade no universo do surf. “Se você aborda coisas novas com a mentalidade de que não precisa continuar tentando para sempre, acho que a maioria das pessoas persiste por um bom tempo.”
Seiichi Sano, o homem que prova que a vida e o surf não têm limites, continua a inspirar surfistas de todas as idades ao redor do mundo. Se há uma lição a ser aprendida, é que nunca é tarde para começar algo novo.