A calistenia, prática de exercícios físicos que dependem apenas do peso do nosso próprio corpo, começou a ganhar mais popularidade durante a pandemia, quando muitas pessoas estavam em busca de exercícios que pudessem ser feitos em casa – com pouco ou nenhum material.
+ 7 exercícios de força com peso corporal para quando você não tiver tempo
+ 6 exercícios com o peso do corpo para você treinar em casa
Hoje, cada vez mais gente chega às academias em busca de treinos que desenvolvam a força a partir de exercícios chamados também de funcionais, que utilizam o peso corporal. De acordo com a The American College Sport Medicine, a calistenia é hoje a terceira modalidade de maior interesse no esporte mundial.
“Há uma grande quantidade de movimentos que podem ser executados com o próprio peso do corpo e com ativação muscular. Levamos esta tendência muito a sério em virtude dos benefícios que ela traz para os alunos”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica. E de acordo com o especialista, toda a equipe técnica da rede é orientada a incluir treinos funcionais nas aulas em grupo, além de pelo menos um exercício usando o peso do corpo nos treinos de musculação.
Benefícios da calistenia
Do ponto de vista físico, a calistenia é um meio bastante eficaz para aumentar a força muscular, estabilidade, amplitude articular e a coordenação geral do corpo. “Como toda prática esportiva, precisa ser ajustada para cada pessoa, o que é feito pelo profissional em educação física. Existem muitos passos antes da pessoa conseguir erguer seu próprio peso em uma barra, por exemplo, e para que isto aconteça, o professor selecionará exercícios iniciais, intermediários e mais avançados, a depender da evolução do aluno”, afirma Ferreira.
“O treinamento de calistenia contribui para um corpo mais forte, móvel e coordenado, com a grande vantagem de poder utilizar o próprio peso do corpo, e ser praticado em qualquer local, seja dentro de casa ou ao ar livre. Além disso, é um treino que, com acompanhamento correto, é bastante seguro e pouco agressivo às articulações e músculos”, completa.