Depois de um tempo longe das ruas, o festival Bike Arte Brasil, promovido pelo Instituto Aromeiazero, vai voltar ao calor dos encontros presenciais com manifestações artísticas diversas como exposições, shows, artistas de rua, além de gastronomia e oficinas, sempre usando a bicicleta como tema central do evento.
O festival acontece em cinco edições: São Paulo (SP); Blumenau (SC), Campinas (SP); Fortaleza (CE) e Manaus (AM). A primeira parada é na Zona Leste de São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro. Cada edição terá com dois dias de duração em um encontro totalmente gratuito.
Veja também
+ Marco Aurélio: polícia retoma buscas por escoteiro desaparecido nos Marins
+ 3 regras de ouro para manter sua corrida simples
+ Por que o passado atlético não é garantia de bons resultados no futuro
A programação será composta por meio de edital que contemplará propostas de intervenções de artes visuais urbanas e realização de oficinas/workshops. Na última semana, o Instituto Aromeiazero abriu as inscrições para o edital de São Paulo.
Serão selecionadas iniciativas nas seguintes linguagens: Grafitti ou Estêncil; Serigrafia e/ou Lambe-Lambe; e Produção Cultural e/ou Cicloativismo. Vale ressaltar que o objetivo do Bike Arte é valorizar a cultura local periférica e, por isso, moradores ou pessoas que tenham histórico de atuação no território da Zona Leste de São Paulo, terão prioridade no processo de seleção.
Podem se candidatar pessoas jurídicas MEI ou ME ou grupo informal ou coletivo, desde que seja representado por uma MEI, é preciso ter experiências com atendimento ao público e respeitar a diversidade, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para todos. Serão selecionadas três propostas das linguagens sugeridas. Os interessados poderão se inscrever até o dia 9 de outubro.
Em 12 edições, o projeto Bike Arte já promoveu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14.000 pessoas. Foram 24 oficinas, além de dois festivais com atrações diversas e para todas as idades.
A iniciativa, feita pelo Instituto Aromeiazero, é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura e patrocínio da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, WestRock e Ticket Log.
Para enviar sua proposta e saber mais da programação, acesse o site Aromeiazero.