Para reconhecer locais com práticas que unem a preservação do ambiente, a comunidade local e indústria do turismo, a Noruega criou seu selo de “Destino Sustentável”. Trata-se do único sistema de rotulagem nacional da região nórdica para destinos de viagem com foco na sustentabilidade.
+ Quer criar filhos que amam a vida ao ar livre? Siga este exemplo da Noruega
+ 3 cidades para visitar no verão da Noruega
Os locais recebem o selo por terem se comprometido a trabalhar consistentemente em prol de um desenvolvimento turístico mais sustentável, sem deixar de preservar as comunidades locais e o patrimônio cultural, e também com o objetivo de reduzir a pegada ambiental causada pelo turismo.
O país aponta que os destinos apontados pelo selo ainda não são totalmente sustentáveis, mas, apesar disso, assumiram o compromisso de embarcar em um processo de aprimoramento contínuo. Conheça alguns deles:
3 locais com selo de ‘Destino Sustentável’ na Noruega
1. Fiorde de Lyse
O Lysefjord, um fiorde cujo nome significa “fiorde de luz”, destaca-se por seu panorama de tirar o fôlego, não sendo muito distante de Stavanger, a quarta maior cidade da Noruega. A região possui o selo de Destino Sustentável.
O fiorde conta com o Preikestolen (A Rocha do Púlpito), a maior atração da Noruega e um dos mirantes mais famosos do mundo.
O local oferece cruzeiros pelos fiordes e trilhas. Uma caminhada de 4 km, considerada moderadamente exigente, e leva à Preikestolen, a 604 metros acima do nível do mar.
Outra possibilidade é enfrentar os mais de 4 mil degraus da maior escadaria de madeira do mundo, a Flørlitrappene (Escada Flørli), que leva o viajante a 740 metros acima do fiorde em menos de duas horas.
2. Røros
Røros é uma pequena cidade em Trøndelag. Esse tradicional vilarejo montanhoso é um dos mais antigos dos que abrigam construções de madeira na Europa e já foi reconhecido como um Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade é conhecida por ser um museu vivo com séculos de história, sobretudo entre suas ruas repletas de charme.
Atualmente, apesar de ter uma história relacionada à exploração de cobre nas minas que abriga, Røros obteve a certificação de Destino Sustentável pelo seu compromisso de combater os efeitos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, potencializar seus efeitos positivos.
Røros abriga os parques nacionais de Femundsmarka e Forollhogna, onde é possível fazer caminhadas, praticar mountain bike, pescar ou até mesmo ir ao maior cânion do norte da Europa, o Jutulhogget.
3. Lillehammer
Localizada no vale de Gudbrandsdalen, a cidade de Lillehammer destaca-se como uma importante Cidade da Literatura pela Unesco, oferecendo uma combinação de uma vida cultural rica com uma atmosfera urbana, além de estar situada a apenas 200 km ao norte de Oslo, capital do país.
Outra atração da região é o Hunderfossen Adventure Park – onde é possível se sentir parte de um conto de fadas na neve e no gelo. O parque, que permanece aberto mesmo em pleno verão, é um dos maiores e mais populares da Noruega.
Como em muitas cidades norueguesas, em Lillehammer também é possível aventurar-se na natureza, seja com a prática de mountain bike em Hafjell, pesca no lago Mjøsa ou rafting no rio Sjoa.
+ Dick Metz e o nascimento de “The Endless Summer”