Inundações causam morte e resgates nos cânions de Utah

Foto: shutterstock

Uma caminhante morreu e outra teve que pedir resgate depois que tempestades causaram inundações repentinas em dois cânions do sul de Utah na semana passada.

No sábado, o Serviço de Parques Nacionais informou que a equipe de busca e resgate havia recuperado o corpo de Jeanne Roblez Howell, de Sedona, Arizona, no Parque Nacional Bryce Canyon. O parque, com a ajuda da equipe de busca e resgate do Escritório do Xerife do Condado de Garfield e do Departamento de Segurança Pública de Utah, iniciou a busca por Howell, de 64 anos, após receber um relatório de que ela estava atrasada em uma trilha popular de 8 milhas do parque, chamada Fairyland Loop. Às 1h30 da manhã de 26 de agosto, os agentes encontraram o corpo de Howell em Campbell Canyon, aproximadamente 1 milha a leste da trilha.

+ Tudo o que você precisa saber sobre a Ultra Trail du Mont Blanc 2023
+ Como aproveitar sua mente para ir mais rápido

Embora o Serviço de Parques Nacionais não tenha especificado a causa da morte de Howell, o comunicado à imprensa observou que uma tempestade havia depositado “chuva forte” no lado norte do parque e que havia recebido relatos de inundações repentinas ao longo do Fairyland Loop.

Dois dias antes, na noite de quinta-feira, a equipe de busca e resgate respondeu a outro incidente depois de receber um alerta SOS do iPhone do Cânion Mary Jane, no Condado de Grand, localizado a nordeste de Moab. Em um post no Facebook, a equipe de Busca e Resgate do Xerife do Condado de Grand disse que enviou pessoal para o cânion a pé, e logo depois um helicóptero da Classic Air Medical dirigiu-se às coordenadas contidas na mensagem de emergência. Não encontrando ninguém, o helicóptero continuou pelo cânion e avistou a caminhante, uma mulher de 38 anos não identificada, cerca de 3,2 quilômetros abaixo com seu cachorro.

Quando a equipe de busca e resgate a alcançou, ela e o cachorro não tinham ferimentos, mas estavam descalços e “cobertos de lama da cabeça aos pés”. A caminhante resgatada disse que ouviu uma inundação repentina se aproximando e tentou subir para um terreno mais alto. Embora ela tenha alcançado um banco de areia acima do rio, as águas erodiram a areia sob seus pés e a arrastaram junto com seu animal de estimação por cerca de 45 a 60 metros rio abaixo, arrancando e levando embora seus sapatos no processo. Quando recebeu uma mensagem de erro em seu telefone, ela acreditou que seu SOS não havia sido recebido e começou a caminhar descalça de volta ao ponto de partida. Um membro da equipe de busca e resgate emprestou seus sapatos à caminhante para o restante da trilha de volta.

Partes do sul de Utah experimentaram chuvas intensas em algumas ocasiões nas últimas duas semanas. Após a chegada da Tempestade Tropical Hilary ao sul da Califórnia em 20 de agosto, os parques nacionais Zion, Bryce Canyon e Capitol Reef aconselharam os visitantes sobre riscos mais altos do que o habitual de inundações repentinas devido a chuvas “monções”.