A maioria das pessoas ativas sabe o que precisa fazer para ter o melhor desempenho: uma combinação de nutrientes de qualidade, exercícios e sono. Mas com o trabalho e as obrigações sociais, pode parecer muito para administrar, especialmente quando se trata de nutrição. À medida que a indústria de suplementos cresce, o mesmo acontece com o potencial dos chamados superalimentos vegetais em pó, como o suco verde em pó (Super Green, Organic Greens, etc).
+ A verdade sobre a spirulina: investigamos este “superalimento”
+ Os 4 principais suplementos alimentares que não saem de moda
Os superalimentos em pó valem a pena?
Bem, mais ou menos. Se você come uma boa quantidade de produtos, mas deseja preencher algumas lacunas, apoiar-se em um superalimento de vegetal em pó pode ser útil. Mas esses suplementos não substituem frutas e vegetais.
“Em geral, recomendo que as pessoas comecem comendo mais verduras em vez de comprar superalimentos em pó”, diz Sydney Greene, nutricionista e dietista do Colorado, nos Estados Unidos. “Nossos corpos sabem como decompor e absorver os nutrientes dos alimentos, e não há evidências suficientes de longo prazo para apoiar o consumo de verduras em pó em vez de vegetais”.
Também pode lhe dar uma falsa sensação de segurança. “A aspiração é ser mais saudável e construir hábitos melhores”, diz Neal Smoller, um farmacêutico holístico norte-americano. “Fomos convencidos pela indústria do bem-estar de que tomar suplementos é uma prática de bem-estar. É uma ação e parece que você está fazendo alguma coisa, mas o resultado final não muda nada.”
No entanto, existem alguns casos em que um suplemento pode fazer sentido. “Se você estiver viajando e não tiver acesso a vegetais frescos ou tiver dificuldade em digerir muitos vegetais verdes, tomar um pó de vegetais pode ajudar a garantir que você atenda às suas necessidades nutricionais”, diz Greene. Ela também recomenda colocar o produto em um smoothie se você for resistente à adição de produtos inteiros.
Os superalimentos em pó são bons para você?
Essa não é a única ressalva a ser considerada. Esses pós, ao contrário de frutas e vegetais inteiros, são pobres em fibras. “Frutas e vegetais contêm fibras, e as fibras são extremamente importantes para a saúde intestinal”, diz Smoller. “Só porque há frutas e vegetais no pó, eles podem alegar que é bom para a saúde intestinal, mesmo que não tenham o ingrediente suficiente para realmente produzir benefícios para melhorar o intestino”.
Algumas marcas têm entre 1 e 3 gramas de fibra por porção. Alguns pós também contêm probióticos, que auxiliam na saúde intestinal. No entanto, você normalmente obtém esses microorganismos por meio de alimentos reais, como iogurte, missô e picles.
Você também pode exagerar nos nutrientes. Por exemplo, quantidades excessivas de niacina podem causar vermelhidão na pele e tontura. Além disso, grandes quantidades de certos nutrientes podem interferir nos medicamentos. Verifique com seu médico antes de usar um pó verde.