Mathieu van der Poel (Holanda) desestabilizou seus rivais, sobreviveu a um acidente tardio e conquistou a vitória solo no Mundial de Ciclismo de Estrada da UCI em Glasgow no domingo (6).
+ Henrique Avancini vence mundial de MTB na Escócia
+ Quem são os brasileiros no inédito e grandioso Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI
O ás holandês cruzou a linha de chegada quase dois minutos à frente de um grupo de perseguição de grande sucesso de Wout van Aert (Bélgica), Tadej Pogačar (Eslovênia) e Mads Pedersen (Dinamarca).
Van der Poel atacou a 22 km da linha de chegada e alcançou sua enorme margem de vitória, apesar de sofrer uma forte queda em uma curva molhada que o deixou rodando os 16 km finais com um sapato danificado.
O dominador multidisciplinar se tornou o primeiro holandês a vencer um mundial de elite desde Joop Zoetemelk em 1985, e acrescenta esta primeira camisa arco-íris de sua carreira aos cinco tops listrados que conquistou nos invernos do ciclocross.
Ver essa foto no Instagram
O arquirrival de Van der Pol, Van Aert, escapou da perseguição para terminar em segundo, com Pogačar beliscando Pedersen na linha de chegada para o terceiro lugar, mais 12 segundos atrás.
A vitória em Glasgow no domingo adiciona outro destaque a uma temporada de grande sucesso para Van der Poel. O atleta de 28 anos já conquistou seu quinto título mundial de cross em fevereiro e iluminou a temporada com vitórias em Paris-Roubaix e Milan San Remo. Ele também está competindo pela Holanda na corrida de mountain bike cross country no sábado.
O atual campeão mundial de estrada Remco Evenepoel (Bélgica) estava no grupo da frente durante a primeira fase dos circuitos de Glasgow, mas parecia fora de ordem no percurso sinuoso. O jovem de 23 anos quebrou a 35 km do final. Ele agora vai olhar para o contra-relógio de sexta-feira para uma segunda chance em outra camisa do arco-íris.
A corrida de domingo foi extremamente agressiva durante todo o dia, com Van der Poel estabelecendo uma velocidade média de 44 km/h no percurso de 271 km. Houve drama desde o início, com a corrida sendo interrompida por uma hora devido a manifestantes colados na estrada.
A corrida contou com 195 pilotos de 58 nações diferentes e tinha 271,1 km de extensão. Os primeiros 120 km os levaram de Edimburgo a Glasgow, onde enfrentariam dez voltas em um circuito muito técnico de 14,3 km com várias rampas curtas e íngremes, como a Montrose Street, aumentando a dificuldade.