O barco campeão geral da última edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está confirmado nas disputas deste ano em Ilhabela (SP), de 22 a 29 de julho. O veleiro Crioula, que tem como tático o atleta olímpico Samuel Albrecht, defenderá seu título na classe ORC, considerada a categoria de rating mais importante da vela oceânica.
Leia mais:
+ TransCerrado: Cientistas pedalam 420 km em defesa das águas do bioma
+ Mark Cavendish ganha nova chance para correr o Tour de France em 2024
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
O moderno TP-52 do Crioula, que tem como comandante Eduardo Plass, ficou com a medalha de ouro em 2022 após um duelo acirrado contra o Phoenix na última regata. Os gaúchos ficaram em segundo lugar no dia decisivo e subiram no lugar mais alto do pódio, que teve ainda o Argos, de Lars Grael, em terceiro.
A disputa deve se repetir nesta temporada, que comemora a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. ”A expectativa é que tenhamos um belo campeonato! Ilhabela é um local lindo e que podemos encontrar amigos de vela. Além disso, é uma oportunidade de velejar e competir contra os melhores atletas do Brasil”, explicou Samuel Albrecht.
“Espero que a equipe consiga fazer boas regatas! Todos atletas do barco estão focados para mais um desafio em Ilhabela. As velejadas são de alto nível e queremos estar na disputa pelo pódio e quem sabe ter uma conquista”.
O Crioula também é o detentor do recorde da prova de abertura, que esse ano levará o nome de Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. Em 2018, o veleiro fez o percurso de mais de 55 milhas náuticas em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. O barco na época era um S40, que hoje está nas mãos de Bayard Neto no Inaê Soto Transbrasa.
“O Inaê é uma ótima equipe e todos são muito unidos. Acredito que a evolução acontecerá! Atenção de todos para as repetições de movimentos dentro do barco e entrosamento é fundamental. Cada velejador possui papel importante dentro do barco! O conjunto evolui quando o individual está em alto nível”, contou Samuel Albrecht.
O atleta olímpico Samuel Albrecht terá uma agenda cheia em 2023 na classe Nacra 17 ao lado de Gabriela Nicolino, que incluirá o Mundial da World Sailing, em Haia, na Holanda, e os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.