A aparição do ciclista britânico Mark Cavendish em seu último Tour de France, além de uma tentativa de se tornar o recordista de vitórias em etapas, faz parte da narrativa convincente da corrida deste ano e, ao que parece, de um novo documentário da Netflix. A nova produção foi anunciada na véspera da corrida. Mark Cavendish: Never Enough deve estrear globalmente em 2 de agosto.
+ A nova série da Netflix sobre o Tour de France te fará um fã de ciclismo
+ Tour de France 2023: tudo o que você precisa saber sobre a 110ª edição
Feito pela Pitch Productions, um anúncio sobre o documentário o anuncia como aquele que terá ‘acesso exclusivo a Mark Cavendish, sua esposa Peta, seus companheiros de equipe e seus treinadores’, dizendo que ‘o filme mostra a ascensão, queda e ressurreição de um grande esporte.’
O clipe lançado mostra Cavendish durante seus dias de Team Dimension Data, lutando para igualar seu nível anterior nos sprints. Ele estava a quatro etapas igualando o recorde de 34 vitórias de Eddy Merckx e lutando para competir com os pilotos mais rápidos do esporte.
On the eve of his last ever Tour de France, we’re excited to announce new documentary MARK CAVENDISH: NEVER ENOUGH.
The film charts the rise, fall and resurrection of a genuine sporting great as he attempts to prove the doubters wrong and make cycling history. Coming 2 August. pic.twitter.com/DmGeqKu3HF
— Netflix UK & Ireland (@NetflixUK) June 30, 2023
Cavendish disse mais tarde que estava lutando contra o vírus Epstein Barr, além de um longo período de depressão. Ele se recuperou em 2021, vencendo quatro etapas no Tour de France daquele ano e empatando com a marca da Merckx.
Seu objetivo em seu Tour final é conseguir pelo menos uma vitória de etapa, ultrapassando o grande belga na lista de vencedores de etapas de todos os tempos.
“Mark e eu desenvolvemos um relacionamento fantástico ao longo do ano passado”, disse o diretor do documentário, Alex Kiehl. “Conversamos longamente sobre os maiores altos e baixos mais profundos de sua vida e foi um privilégio contar sua história. Fiquei impressionado com o quão aberto e genuíno Mark e sua esposa Peta foram em suas entrevistas. Suas contribuições nos permitiram fazer um filme verdadeiramente envolvente e emocionante.”
+ Como é o treinamento de um ciclista para o Tour de France
A Pitch Productions trabalhou anteriormente em três projetos com a Netflix, produzindo Pelé e O Caso Figo: A Transferência que Mudou o Futebol, e co-produzindo Neymar – O Caos Perfeito.
O COO da Pitch, Jonathan Rogers, disse que o documentário foi originalmente pensado como reflexivo, mas se tornou algo diferente. “Quando Mark nos abordou pela primeira vez para contar sua história em 2020, ele estava saindo de um dos períodos mais difíceis de sua vida. Naquela época, ele procurava relembrar ao público seus dias de glória, sem perceber que o melhor ainda estava por vir.
“É uma honra poder retribuir a confiança que Mark demonstrou em nós, ter um assento na estrada para uma das histórias esportivas mais edificantes dos tempos modernos e continuar trabalhando com a Netflix para trazer histórias como essa para a tela.”
A Netflix lançou recentemente a primeira leva de seu documentário sobre o Tour de France. Uma segunda temporada está em produção e será baseada na corrida deste ano.