Os ciclistas do Tour de France seguem um cronograma de treinamento específico para se preparar para a grande corrida, incluindo muito tempo em grandes altitudes e provas para fortalecimento das pernas
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O Tour de France não é uma corrida de bicicleta comum. Os pilotos sonham com isso, a Netflix faz séries sobre isso e a camisa amarela do vencedor é um dos prêmios mais famosos do esporte internacional.
E assim como o Tour de France é um pedal como nenhum outro, o treinamento dos ciclistas para a corrida é diferente de como eles se preparam para outros grandes eventos como Paris-Roubaix ou as Olimpíadas. Os ciclistas que se preparam para um grande tour – uma corrida de três semanas – seguem um plano mestre de preparação que depende fortemente de acampamentos de alta altitude, corridas direcionadas e descanso para atingir seu respectivo pico físico. Especialistas de vários cantos da ciência do esporte orientam esses pilotos e equipes meses antes do evento. O objetivo é ajudar um piloto de ponta, como o vencedor do ano passado, Jonas Vingegaard, da equipe Jumbo-Visma, a liberar seu potencial físico durante a corrida.
“Jonas conhecia sua programação de treinamento no Tour de France há nove meses”, disse Mathieu Heijboer, chefe de desempenho da Jumbo-Visma, à Outside USA na véspera do Tour de 2023. “Não as sessões exatas, mas ele sabia quase exatamente que estaria correndo, descansando, treinando para atingir o pico. Em alguns casos, ele até tinha uma ideia do que estaria comendo.”
Recentemente, conversamos com diretores e treinadores de várias equipes do Tour de France para entender melhor as filosofias modernas e as estruturas de treinamento que os pilotos seguem antes da corrida. Eles lançam luz sobre alguns dos elementos mais fundamentais – e mais meticulosos – do plano de treinamento de um piloto no Tour.
Treinos em alta altitude
Um dos elementos mais trabalhosos e caros da preparação de qualquer equipe para o Tour é o planejamento e a execução de uma série de campos de treinamento realizados em grandes altitudes. Esses acampamentos permitem que os ciclistas pedalem quilômetros longos e constantes em baixas intensidades no início da temporada para construir sua base aeróbica antes do início da temporada no final de fevereiro. Eles geralmente duram de duas semanas a um mês.
Antes vistos como um luxo apenas para as equipes mais ricas, esses acampamentos, que geralmente são realizados em altitudes acima de 1.800 metros, tornaram-se uma pedra angular necessária para a maioria das equipes e pilotos do Tour. A velha filosofia de “viver alto e treinar baixo” ajuda o ciclista a aumentar a contagem de células sanguíneas e maximizar a capacidade de transporte de oxigênio.
“Estamos em altitude há muito tempo e acho que estamos sempre perto de encontrar uma fórmula vencedora. E vimos que funciona para Jonas”, disse Heijboer. “Para podermos chegar ao mais alto nível nas corridas que queremos, podemos chegar muito perto com o treinamento em altitude.”
Mas há um obstáculo entre as equipes e os destinos de grande altitude. Em janeiro e fevereiro, os resorts de montanha nos Alpes e Pirineus ficam cobertos de neve. Portanto, as equipes devem procurar climas mais quentes para encontrar destinos de treinamento. Nos últimos anos, muitos reservaram quartos em pousadas de esqui vazias nas montanhas de Sierra Nevada, no sul da Espanha, ou nas encostas do Monte Teide, de 3.715 metros, um vulcão nas Ilhas Canárias. Mas há outro problema: geralmente há mais passageiros do que quartos disponíveis nesses destinos. Durante janeiro e fevereiro, talvez meia dúzia de esquadrões desembarquem para esses destinos; portanto, as equipes devem reservar seus quartos às vezes com vários anos de antecedência.
A corrida por quartos ao ar livre mostra como o treinamento em altitude está se tornando mais importante a cada temporada que passa.
Faça o treinamento de altitude certo e os pilotos podem aumentar a potência do limite em até 5%. Entenda errado, eles podem estar esgotados antes mesmo de verem a cerimônia de apresentação pré-Tour.
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“Sabemos que a altitude funciona, por isso colocamos cada vez mais foco nisso. Mas você tem que fazer certo para que realmente funcione”, disse o técnico da Quick-Step, Vasilis Anastopoulos. “Estamos aprendendo cada vez mais como fazer isso.”
Assim como qualquer programa de treinamento, uma estrutura de altitude requer um acúmulo lento e constante de ganho. Portanto, os pilotos não fazem apenas um acampamento em altitude, mas várias paradas antes do Tour. Durante uma temporada típica, um piloto estrela do Tour de France pode completar três ou até quatro acampamentos de alta altitude antes da corrida. Eles estruturam esses campos entre blocos de corrida em pedais de um dia, como a belga Liège-Bastogne-Liège, ou corridas de uma semana como a francesa Paris-Nice.
“Você precisa repetir os acampamentos de altitude para obter o efeito ideal. Um acampamento no início da temporada pode atuar como uma cartilha e tornar a adaptação no segundo acampamento mais eficaz ”, disse Jeroen Swart, coordenador de desempenho da UAE Emirates, à Outside USA. “Mas isso tem que ser combatido com a fadiga que pode acontecer por estar em altitude por muito tempo.”
Alguns pilotos continuam os treinos constantes e longos ao longo da temporada. Percorra a conta Strava de qualquer piloto do Tour e você verá quanto tempo é investido na construção das bases de baixa intensidade. O feed da estrela belga Wout van Aert de maio mostra passeios repetidos de sete horas saindo da Sierra Nevada enquanto ele acumula semanas de treinamento de até 30 horas. O piloto americano Matteo Jorgenson, a estrela francesa Romain Bardet e o piloto britânico Fred Wright também pedalam regularmente cerca de 645 km por semana antes do Tour.
Corridas que fortalecem as pernas
Você não pode simplesmente treinar para o Tour de France – os pilotos também devem competir antes de iniciar o grande evento. As semanas consecutivas de treinamento em altitude ajudam os pilotos a construir uma base de resistência necessária para sobreviver às três semanas do Tour de France. Mas as corridas que antecedem o Tour ajudam esses pilotos a se acostumarem com o fluxo e refluxo da competição.
Grandes corridas de uma semana como Paris-Nice da França, realizada em março, e Critérium du Dauphiné da França e Tour de Suisse da Suíça (ambas realizadas em junho) são importantes corridas de preparação e treinamento para qualquer piloto que deseja ser competitivo no Tour de France.
“A única coisa que você não pode imitar em altitude é o nervosismo no pelotão e as acelerações, etc”, disse o treinador do Jumbo-Visma, Heijboer. “Isso está quase se tornando o principal motivo pelo qual enviamos pilotos para muitas das corridas. Antes, como quando eu era profissional, essas corridas eram o treinamento.”
As corridas de uma semana oferecem muito tempo de selim, uma dose de intensidade e, para alguns pilotos, uma chance de obter uma vitória que aumenta a confiança. Além disso, os ciclistas podem dominar importantes habilidades de corrida, como navegar no pelotão e evitar colisões que não podem ser reproduzidas no treinamento. Este ano, o atual campeão do Tour, Vingegaard, usou essas corridas para construir sua forma e aumentar sua confiança. Em abril, ele venceu o Tour do País Basco da Espanha, uma corrida montanhosa de seis dias. Então, em junho, venceu duas etapas e a geral no Critérium du Dauphiné, na França.
Mas depois das corridas e de alguns dias curtos de descanso, pilotos como Vingegaard voltam para o ar rarefeito para suas últimas sessões de treinamento pré-Tour em altitude. Vingegaard e seus companheiros de equipe Jumbo-Visma passarão os últimos dias antes do Tour de 2023 na estação de esqui Tignes, nos Alpes franceses. O duas vezes vencedor do Tour, Tadej Pogačar, e sua equipe dos Emirados Árabes Unidos estarão a alguns vales de distância, no resort italiano de Sestriere.
“Treinar em altitude tende a aumentar a hemoglobina em torno de duas semanas ou duas semanas e meia. Isso significa que temos que fazer um acampamento final de volume e intensidade nas semanas anteriores ao Tour”, disse Swart. “Trabalhamos o cronograma de corrida em torno desse conceito.”
Sem pegar leve
Como Swart aludiu acima, o volume de treinamento de um piloto do Tour de France não diminui, mesmo na semana anterior à prova. Eles não diminuem, mas mantêm as quilometragens grandes. Os pilotos que se preparam para eventos de um dia, como as Olimpíadas ou os campeonatos mundiais, geralmente diminuem significativamente suas cargas de treinamento antes da corrida. Mas para o Tour, a quilometragem permanece alta.
“Nunca abandonamos as sessões de volume, mesmo perto do Tour elas continuam importantes”, continuou Swart. “Pense nisso. Essas últimas sessões antes do Tour, ainda faltam um mês para a terceira semana da corrida, e normalmente é onde estão as etapas mais importantes. Você precisa manter o volume alto o tempo todo, então a base está lá para os estágios finais da corrida.”
Maratonistas ou pilotos que buscam medalhas em campeonatos olímpicos ou mundiais geralmente progridem por meio de uma redução gradual de sete a 10 dias antes de sua corrida A. O volume é diminuído, mas a intensidade é mantida, o que significa que os atletas seguem a linha de partida frescos e no auge. Não é assim para a maioria dos pilotos do Tour. A única exceção são os velocistas que almejam vitórias de etapa no início da corrida. Eles podem diminuir o volume em alguns quilômetros para descansar as pernas.
“Em um programa de treinamento de resistência, o volume é algo que você nunca eliminará. Garantimos que eles estejam recuperados e tenham as reservas de energia, mas em alguns estágios, a baixa intensidade no pelotão significa que pode haver um leve ‘destreinamento’. Limitar uma diminuição significa que você mantém as adaptações de treinamento”, disse Swart da UAE.
Um pico de três semanas
Nos últimos anos, os organizadores do Tour de France e outros grandes circuitos de três semanas mudaram o formato das corridas. Isso forçou os pilotos a tentar manter um pico físico durante toda a corrida.
Nas gerações anteriores, o Tour costumava começar com uma primeira semana estável de etapas planas que atendiam aos velocistas. Estrelas como Vingegaard poderiam ficar escondidas no pelotão e usar os estágios planos para construir algum condicionamento aeróbico final para os estágios montanhosos na segunda e terceira semanas. O piloto britânico Chris Froome, vencedor de quatro Tours de France, seguiu exatamente essa estrutura para vencer o Giro d’Italia 2018. Froome começou a corrida ainda em busca de preparação física e usou a semana de abertura para aumentar sua força antes de atacar na última semana para obter a vitória geral.
Isso não funciona mais. Nos últimos anos, os organizadores do Tour incluíram montanhas e chegadas ao cume na primeira semana como uma forma de testar as estrelas no início. O Tour de France 2023 não é exceção.
Este ano, o Tour tem nove etapas consecutivas antes do primeiro dia de descanso, em 10 de julho. Dessas nove etapas, três são classificadas como rotas “de ladeiras” e outras três são classificadas como “montanhosas”. A nona etapa termina com a subida íngreme até Puy De Dôme, nos Pirenéus. Vingegaard e Pogačar terão de estar em forma desde cedo se quiserem competir.
“O curso deste ano torna o planejamento do treinamento e do pico mais complicado”, disse Heijboer, da Jumbo-Visma. “Eles precisam que você esteja em um nível muito alto desde o início, até o fim.”
Apesar de todo esse planejamento e preparação, treinadores e pilotos ainda dizem que a preparação para o Tour inclui muita sorte e chance. O corpo de cada piloto reage de maneira diferente aos programas de treinamento, e há fatores imprevisíveis como doenças, quedas e motivação que também podem afetar o progresso de um piloto no Tour. Portanto, embora essas equipes gastem muito dinheiro tentando acertar todos os detalhes, os treinadores sabem que o Tour é imprevisível e surpreendente – é isso que o torna tão divertido de acompanhar.
“Mas há muito que podemos fazer com base em nosso próprio conhecimento e experiência do piloto”, disse Swart. “Treinar atletas não é uma ciência exata. Há muitas nuances. Muitas vezes, existem fatores imprevisíveis que você não pode medir.”