Mais de 1.200 atletas, de 68 países, estão reunidos em Innsbruck, na Áustria, para o World Mountain and Trail Running Championships 2023, o campeonato mundial de corrida em trilha e montanha.
A cerimônia de abertura foi realizada na última terça-feira (6) e contou com a presença da equipe brasileira, representada pelos atletas Letícia Saltori, Rogério Silvestrin, Giovanna Martins e Celio Augusto Rosa.
Veja também
+ 10 provas de trail run no exterior que valem a pena
+ Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba
+ 10 dicas úteis para iniciantes no Trail Run
O técnico do time é Raphael Bonatto, enquanto a delegação brasileira é chefiada pelo experiente Sidney Togumi, que também é assessor da especialidade na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O WMTRC 2023 terá quatro categorias na busca pelo sonhado título mundial: Vertical, Trail Short, Trail Long e Mountain Classic. Todas serão disputadas em alguns dos cenários mais icônicos dos Alpes, na região austríaca do Tirol.
Enquanto Letícia Saltori e Rogério Silvestrin competem pelo Trail Short, com distância de 44,6 km e altitude de 3.132 metros, Giovanna Martins e Celio Auguto Rosa vão participar da Trail Long, com 85,6 km e 5.554 metros de altitude.
A competição será aberta nesta quarta-feira (7), com uma corrida de subida Vertical, prova de 7,3 km, com 1.020 metros de ganho de altitude.
Todos os percursos serão transmitidos ao vivo pelo site da WMTRC 2023, em cinco idiomas (alemão, inglês, espanhol, italiano e francês).
Já a programação das provas dos brasileiros é a seguinte: a largada do Short Trail acontece nesta quinta-feira (8), às 4 horas (de Brasília), com largada em Innsbruck e chegada em Stubai.
Já a Long Trail rola na sexta-feira (9), às 01:30 horas (de Brasília), com largada em Stubai e chegada em Innsbruck.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Conheça os percursos do World Mountain and Trail Running Championships 2023
VERTICAL (7,3 km e 1.020 metros de altimetria)
Em duas corridas separadas, homens e mulheres determinarão seus respectivos campeões mundiais em uma rota desafiadora, que, após duas rodadas iniciais por Neustift im Stubai, segue por trilhas estreitas e íngremes quase verticalmente para a linha de chegada no Elferhütte.
TRAIL SHORT (44,6 km e 3.132 metros de altitude)
Após uma largada em Innsbruck, o Trail Short segue um percurso variado e desafiador ao longo das trilhas íngremes e exigentes do Nordkette antes de alcançar um terreno mais alpino do outro lado do vale do Inntal. Os atletas passarão pelo Mutterer Alm a caminho da região de Kalkkögel e, em seguida, iniciarão uma descida íngreme até a linha de chegada em Neustift.
TRAIL LONG (85,6 km e 5.554 metros de altitude)
Após uma largada em Neustift, a Trail Long leva até o terreno alpino das montanhas Kalkkögel antes de passar por Adolf-Pichler-Hütte, Hoadl e o lago Salfeiner See. A rota então cruza o Vale Inntal para subir os 1.000 metros finais até Nordkette antes de descer novamente em uma descida tecnicamente desafiadora. A corrida termina em Innsbruck.
MOUNTAIN CLASSIC (6,7 km e 374 metros de altitude)
O percurso para o Mountain Classic foi traçado ao longo do percurso que foi utilizado para o ciclismo de estrada. Em corridas separadas, cada uma consistindo em duas rodadas, os juniores e os corredores de elite determinarão os respectivos campeões mundiais.