Como montanhistas, estamos todos familiarizados com a “subida mais difícil” ou “subida mais rápida”. Esses recordes inevitavelmente continuarão a ocorrer de alguma forma, mas em 2023, quando (quase) todas as montanhas foram escaladas em todas as estações de uma dúzia de maneiras diferentes, muitos recordes de montanha não são mais sobre a realização de algo significativo. Infelizmente, muitos recordes são sobre… Bem, estabeler recordes.
+ Conheça Dawa Yangzum Sherpa, a primeira guia feminina de montanha do Nepal
+ Por que tantos alpinistas morreram no Monte Everest nesta temporada?
Da galeria de arte de maior altitude do mundo ao pico mais alto escalado enquanto empurrava uma couve de Bruxelas ao longo da trilha com o nariz para o “primeiro Snapchat do cume do Monte Everest” de Colin O’Brady, existem centenas de “recordes” estabelecidos na montanha. Eles variam do bizarro ao insultuosamente artificial. A maioria – mesmo aqueles que ostensivamente tentam arrecadar fundos ou conscientizar para causas beneficentes – são muito idiotas. Alguns são bastante impressionantes. Outros são francamente deprimentes.
Das mais de 1.200 listagens marcadas como “montanha” no Guinness World Records, reduzimos a estes 10 recordes, a nata da colheita. Aproveite:
Os 10 mais estranhos (e interessantes) recordes de montanha
1. Maior número de fotos de montanhistas carregadas no Facebook em uma hora: 995
Apoiados pelo Ministério do Turismo indiano, dois fornecedores, Transcend Adventures e Snow Leopard Adventures, organizaram um grupo de montanhistas para enviar 995 fotos deles mesmos no Himalaia indiano para o Facebook. O (impressionante?) feito foi realizado em homenagem ao 74º Dia da Independência Nacional da Índia (15 de agosto de 2020).
2. Entrega de pizza na maior altitude: Pizza Hut, 19.347 pés (5.897 metros)
Este recorde foi realizado para homenagear a primeira Pizza Hut da Tanzânia (e a 100ª nação em que a rede global de fast food agora opera), que abriu suas portas em 2016. Para comemorar, a Pizza Hut entregou uma torta no cume do Kilimanjaro (19.347 pés), entre 5 e 8 de maio.
Essa façanha foi igualada pela entrega de hambúrguer na maior altitude do mundo – também no cume do Kilimanjaro – em 13 de outubro de 2022, com um hambúrguer vegano selado a vácuo da Honest Burgers.
3. Caixa eletrônico de maior altitude: Banco Nacional do Paquistão, 15.396 pés (4.692,7 metros)
Para aqueles de vocês que não se cansam de gastar aquele dinheiro vivo, mesmo em um fim de semana nos Alpes, você pode encontrar o caixa eletrônico (ATM) mais alto do mundo no Khunjerab Pass de Gilgit Baltistan, Paquistão, aninhado em um poleiro de 15.396 pés. Foi instalado pelo Banco Nacional do Paquistão em 8 de novembro de 2016.
4. Apresentação de piano de cauda de maior altitude: Thurzó Zoltán, 17.473 pés (5.325,7 metros)
O músico Thurzó Zoltán, da Romênia, se apresentou em um piano de cauda no Everest Base Camp (17.473 pés) em 13 de junho de 2022. “[O] desafio combinou as duas coisas que eu mais amo: música e natureza”, disse ele ao Guinness World Registros. “Achei emocionante que meu perfil musical como pianista clássico seja tão importante [de um] componente [para] esse compromisso quanto meu amor pela natureza.”
5. Mais montanhas da vida real encontradas em um videogame: 70
Se você está ficando entediado de explorar a região montanhosa real, conecte-se ao SSX (2012) da EA Canada, um simulador de snowboard que contém o maior número de cordilheiras da vida real já retratadas em um videogame.
A EA Canada usou dados da NASA para produzir cópias digitais de 70 montanhas em 13 cordilheiras diferentes em todos os sete continentes, incluindo os Andes, Cordilheira do Alasca, Himalaia, Alpes e Montanhas Rochosas. Picos notáveis incluem Vinson Massif, Lhotse, Makalu, Fitz Roy, Monte Fuji e Foraker.
6. Set de DJ de maior altitude: Nosher Ali Khan, DJ Ghasury e Saad Ata Barcha, 19.386 pés (5.908,8 metros)
Um trio de DJs paquistaneses – Nosher Ali Khan, DJ Ghasuray e Saad Ata Barcha – apresentou o set de DJ mais alto do mundo em 25 de julho de 2021, para arrecadar fundos para a Shimshal Mountaineering School e promover o turismo no Paquistão. Khan – um nativo de Hunza que estudava economia em Harvard – e seus amigos deixaram seu EDM e melodias folclóricas tradicionais irromperem de um ponto próximo ao cume de Minglik Sar (19.849 pés) no Karakoram.
7. Montanha que mais cresce: Nanga Parbat
Embora não seja tão maluco quanto alguns dos outros nesta lista, o status de Nanga Parbat como a montanha de crescimento mais rápido do mundo parece digno de menção. A partir de 2005, o pico de 8.126 metros (26.660 pés) está crescendo a uma taxa de 0,68 cm por ano, o que o coloca no caminho para superar o Everest como o pico mais alto do mundo em cerca de 241.000 anos.
8. Altitude mais alta de microplásticos encontrados em terra: 27.690 pés (8.440 metros)
Se estão no nosso sangue, estão nos cumes mais altos, certo? Sim, infelizmente. Em uma veia bastante deprimente, detritos microplásticos foram encontrados a uma altitude de 27.690 pés. Cinco tipos diferentes de fibra de polímero, incluindo acrílico transparente, poliéster vermelho e poliéster azul, foram encontrados em uma densidade de 12 fibras por litro de neve no colo sul do Everest em maio de 2019. Os cientistas estimaram que as fibras são originárias principalmente de equipamentos de montanhistas e vestuário.
Das 11 amostras diferentes coletadas em várias elevações, foram contadas amostras com uma densidade média de 30 pedaços de microplástico por litro, com a amostra mais poluída sendo retirada do Acampamento Base do Everest (79 pedaços por litro).
9. Maior número de pessoas conectadas por uma corda: 2.846
Ao longo de uma trilha no maciço de Presolana, nos Alpes italianos de Bergamasque, em julho de 2017, 2.846 pessoas se amarraram. Organizado ostensivamente para “[promover] a segurança e a sustentabilidade nas montanhas e [celebrar] o amor e o respeito pela área local”, o evento também arrecadou fundos para apoiar um projeto que melhora a acessibilidade às montanhas para deficientes.
10. Firewalk de maior altitude: 11.339 pés (3.456 metros)
A firewalk de maior altitude (caminhar descalço sobre brasas) foi realizada a 11.339 pés em Jungfraujoch, Suíça, em 26 de maio de 2016. A caminhada, liderada por Martin Leuenberger, foi concluída por Leuenberger e 21 outros suíços.