Gouvea e Ayslan repetem drobradinha no Uphill do Rocky Mountain Games

Ayslan x Douglas: multicampeões do Uphill no Rocky Mountain Games voltaram a se encarar na Pedra Grande. Foto: Evelyn Rachid/Go Outside
Ayslan x Douglas: multicampeões do Uphill no Rocky Mountain Games voltaram a se encarar na Pedra Grande. Foto: Evelyn Rachid/Go Outside

A disputa do Uphill, a prova que encerra as etapas do Rocky Mountain Games, vai ganhando uma rivalidade gostosa de acompanhar: a disputa entre Douglas Gouvea e Ayslan Miragaia. Nesta segunda etapa do RMG 2023 na Pedra Grande em Atibaia, os dois atletas repetiram a disputa do ano passado com Gouvea na frente e Miragaia logo atrás.

Confira aqui todos os resultados do domingo do Rocky Mountain Games
Rocky Mountain Games 2023: veja também todos os resultados de sábado 

Completando a prova de subida da montanha em 32:10.970, Gouvea conquistou novamente o primeiro lugar. Miragaia chegou em segundo com o tempo de 34:10.087. A diferença e as marcas são semelhantes às obtidas pelos dois em 2022, quando Gouvea fez o trajeto em 32:10.315 contra os 34:35.369 de Miragaia.

A dupla foi também os dois atletas da ponta em Campos do Jordão na prova realizada em abril como parte da primeira etapa do Rocky Mountain Games 2023. Na ocasião, Aylasn foi o primeiro com tempo de 21:33.945, contra os 22:09.201 de Douglas Gouvea.

Pódio masculino do Uphill no Rocky Mountain Games 2023. Foto jade Rezende/Go Outside
Pódio masculino do Uphill no Rocky Mountain Games 2023. Foto jade Rezende/Go Outside

Masculino

O restante do pódio masculino é formado por Edson Alves, que completou a subida em 35:03.080 e conquistou a terceira posição, Renan Pontoal em quarto com 35:23.100, e Breno Cordeiro em quinto com a marca de 38:00.030.

Feminino

Entre as mulheres, a mais rápida foi Mika Piccin que subiu a montanha correndo em 42:36.431. Ela melhorou a marca dela em quase 3 minutos em relação ao resultado do ano passado que lhe rendeu o segundo lugar. Mika foi a segunda colocada também na etapa de Campos do Jordão, realizada em abril.

Pódio feminino do Uphill no Rocky Mountain Games 2023. Foto jade Rezende/Go Outside
Pódio feminino do Uphill no Rocky Mountain Games 2023. Foto jade Rezende/Go Outside

O segundo lugar ficou com Mileidi Formaeski que completou a prova em 47:41.646. A terceira posição é de Cleudiane Santos que chegou à linha de chegada no alto da montanha em 48:53.068. Ana Carolina Nascimento conquistou o quarto lugar com o tempo de 49:33.467. E para fechar o pódio feminino, Janaina Fernandes marcou 53:23.209.

Domingo é dia de pedal

A primeira largada do dia aconteceu às 7h, com Gravel. Depois das bikes híbridas saírem para um percurso de 44km entre terra e asfalto, foi a vez do Mountain Bike. O desafio na tradicional modalidade de bike de montanha é cumprir as distâncias de 25km e 50km, passando por trilhas, single tracks e superando todo tipo de obstáculo natural.

Uma novidade da etapa da Pedra Grande 2023 do Rocky Mountain Games é que os bikers passarão pelo Atibaia Bike Park, principal ponto para o Mountain Bike da região, com boa estrutura, segurança e traçados cercados pela natureza e pensado para atender atletas de todos os níveis.

A única corrida do domingo foi o Uphill. Os atletas largaram ao meio-dia para encarar 4,5km morro acima. Essa prova – assim como o Trail Run 21 km (disputado sábado) e o Mountain bike 50 km – conta pontos para saber quem será o rei e a rainha da montanha em Atibaia e levará o título de Rocky Man e Rocky Woman.

Após as disputas e premiações – repetindo o roteiro do sábado, mas um pouco mais cedo – a partir das 12h30 – entrou em cena o show de reggae da banda de Floral de Jah colocou atletas, familiares e amigos para dançar e encerrou a segunda etapa do circuito Rocky Mountain Games em alto astral.

DOMINGO – 21/05
6h – Abertura Arena
7h – Largada Gravel
7h05 – Largada MTB
9h – Largada Acampamento Go Outside
10h30 – Premiação  MTB 25 km
11h30 – Premiação Gravel e MTB 50 km
12h – Largada Uphill
12h30 – Show Banda Floral de Jah
14h – Premiação Uphill e Rocky Man/Rocky Woman
14h30 – Show Banda Floral de Jah

Sábado de muitas trilhas e atletas voadores

A segunda etapa do circuito 2023 do Rocky Mountain Games teve  abertura neste sábado (20). Parte dos cerca de 700 atletas inscritos chegou cedo à Arena da Pista de Pouso Voo Livre para as largadas do Canicross, Trail Run e Hike & Fly.

Como já é tradição no Rocky Mountain Games, a presença dos cachorros trazem um clima ainda mais família. Na disputa do Canicross, William Oliveira (17min22) e Ana Beatriz Alcantara (19min04) cruzaram a linha de chegada na frente. “Tivemos um bom  percurso, que demandou técnicas de Trail Run. E não fácil com um cachorro de quase 30kg te puxando. Mas foi divertido”, comentou William, se referindo a Tonha, uma Greyster, mistura de Braco Alemão e Greyhound.

Canicross, atração no início da manhã do sábado. Foto: Ricardo Leizer/Divulgação
Canicross, atração no início da manhã do sábado. Foto: Ricardo Leizer/Divulgação

No Trail Run, a disputa foi acirrada, com atletas revisitando o pódio e também estreantes no Rocky Mountain Games levantando troféus. No 6km, Octavio Gomes repetiu a vitória conquistada em Campos do Jordão, em abril. O bicampeão completou o percurso em 36min14. Entre as mulheres, Tamiris Monteiro, a Tamis, foi a mais veloz, com 41min38. “Foi minha primeira vez, e adorei o ambiente do evento e a estrutura. O percurso também foi muito bom”, disse ela. “A Rocky Mountain Games é especial por esse lado de abraçar muito a família. A Arena é preparada para receber todo mundo”, completou.

Renan Vitor Moreira Lopes Pontoal é natural de Campos do Jordão e compete pela equipe Explore, de Atibaia. Neste sábado, ele conquistou a segunda vitória do ano no circuito Rocky Mountain Games. Depois de ganhar em casa, na Serra da Mantiqueira, ganhou também na Pedra Grande. Ele fechou os 12km em 1h12min. Ana Carolina Nascimento venceu no feminino, com tempo de 1h41min.

A estreante Ligia Silveira venceu a prova de meia maratona na montanha. Foto: Ricardo Leizer/Divulgação
A estreante Ligia Silveira venceu a prova de meia maratona na montanha. Foto: Ricardo Leizer/Divulgação

Ligia Silveira fez sua estreia no Rocky Mountain Games com o título nos 21km. Ela cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h38min. “É uma prova que exige força. É bastante técnica e gostosa de correr. Foi puxado, mas lindo. Valeu a pena. Estive aqui no ano passado, mas não competi. Então pensei, preciso voltar”, comentou. No masculino, Edson Alves chegou na frente, com 1h59min.

Na maratona do Trail Run, Thiago Ferreira da Silva venceu com o tempo de 4h37min. A primeira mulher a chegar na Arena Rocky Mountain Games após correr 42km foi Sandra Rosa Oliveira, com 6h47min. “Foi bem difícil. Não subestime Atibaia, mas o percurso é lindo e bem sinalizado. Gosto de largar atrás, mas no quilômetro cinco não vi mais ninguém na minha frente. Sofri com cãibras, mas consegui”, comentou, que repetiu a vitória de abril, em Campos do Jordão.

Sandra Oliveira conquistou o bicampeonato no Trail Run 42k em Atibaia. Foto: Evelyn Rachid/Go Outside
Sandra Oliveira conquistou o bicampeonato no Trail Run 42k em Atibaia. Foto: Evelyn Rachid/Go Outside

Disputa acirrada na trilha e no céu

O Hike & Fly, modalidade que alia corrida de montanha e parapente, coloriu o céu de Atibaia neste sábado. O paulistano Fabio Noia foi o campeão entre os homens, e Jordana Rodrigues entre as mulheres, em uma disputa acirrada pelo melhor tempo.

“Foi muito bacana. Toda hora estou subindo a serra correndo, então, foi o arroz e feijão de todo dia. Já o voo foi tranquilo, com boas condições. A competição foi ótima e acredito que o pessoal também gostou de ver os parapentes no ar e os nossos pousos na arena”, afirmou ele, que neste domingo volta a competir, desta vez nos 50km de Mountain Bike.

Pouso na arena do Rocky Mountain. Foto: Ricardo Leizer/Divulgação
Pouso na arena do Rocky Mountain. Foto: Ricardo Leizer/Divulgação

O período da tarde foi reservado para a programação cultural, com show de rock da banda Pulse, seguido da sessão de cinema ao ar livre. E durante todo o dia, as pessoas puderam aproveitar o espaço para alimentação, com food trucks, e ativações, bungee trampolim, arremesso de machado e slackline.

Próxima etapa

Após Atibaia, o circuito 2023 termina em Juquitiba, dia 26 de agosto. As inscrições podem ser feitas no site do evento. O Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com patrocínio da FIT-UFC e apoio de Joga Junto, Mynd e cerveja Patagonia.