L’Étape Rio reserva desafios nos percursos curto e longo

L'Étape Rio 2022
L'étape Rio - Foto: PedroCury.com/L'Étape

A pouco mais de um mês para o L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander, a cidade já está no clima da competição de ciclismo de estrada. Os atletas terão de escolher entre o percurso curto e longo, com 46 km e 102 km, respectivamente. As largadas acontecerão no dia 25 de junho, às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Os competidores podem fazer sua inscrição aqui.

Leia mais:

+ Tom Pidcock vence o XCO e lidera a Copa do Mundo de MTB

+ Trail run, MTB e mais: veja provas de aventura para fazer em 2023

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Beto Vitorio, que é ciclista há mais de dez anos, professor de educação física e dono de uma assessoria para ciclistas, destaca as estratégias que podem fazer a diferença. Depois de tentar se manter entre os primeiros na primeira parte da disputa, a meta é buscar uma arrancada na reta final.

O professor lembra que, além de extensas, as provas são marcadas por subidas e descidas muito duras, o que exige muita qualidade dos ciclistas. Beto Vitorio reforça a importância do trecho da trilha da Mesa do Imperador.

“No percurso curto, a subida da Mesa do Imperador é o ponto alto do trecho. É importante, na largada, se encaixar em um pelotão que te leve até lá, mas tem que tomar cuidado com buracos. É uma subida dura, com cerca de 5,5 km de subida. Tem que estar treinado para subir bem. E a descida é feita de curvas muito técnicas, tem que tomar cuidado. E na reta final, é trabalhar com o pelotão novamente, ter uma harmonia com ela. E, na chegada, dar o sprint final”, comenta Beto.

É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. Em abril de 2024, haverá nova edição em Cunha.

O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.

“No percurso grande, é importante sair bem porque é um trecho plano e fazer com que o pelotão te leve até a subida da Mesa do Imperador. Depois, tem nova descida técnica e outras descidas pesadas. É importante estar muito bem alimentado”, acrescentou Beto.
L’Étape by Tour pelo mundo

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.