Você já leu várias vezes que um sono de qualidade é essencial se quiser se sentir melhor, se curar melhor, lidar melhor com o estresse e até se apresentar melhor em seus relacionamentos. A diferença é evidente cada vez que você consegue ter uma boa noite de sono.
+ Dormir bem entra na lista das oito medidas para um coração saudável
Você sabe que precisa dormir mais. O problema é se acalmar para poder dormir. Se você já experimentou inúmeros truques para dormir comprovados cientificamente e apoiados por pesquisas, mas ainda acha que está estressado demais para se acalmar , há uma coisa que você pode não ter considerado: os efeitos colaterais simples, gratuitos e sem efeitos colaterais do ato de cantar mantra
Como o mantra ajuda você a dormir melhor
A ciência contemporânea, bem como a antiga tradição de yoga, sugerem que cantar permite que você se acomode mais facilmente no estado relaxado necessário para adormecer.
A ciência contemporânea confirma…
Um estudo recente indica que a prática do mantra Om por cinco minutos “pode aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, promover relaxamento e proporcionar calma”, de acordo com seus autores.
Esteja você falando ou cantando, você cria som na expiração, a parte do ciclo respiratório que está conectada ao sistema nervoso parassimpático (SNP). Cantar Om alonga a expiração e inicia uma resposta PNS, que por sua vez cria uma sensação de paz e calma.
Os pesquisadores atribuíram alguns dos efeitos fisiológicos e psicológicos demonstrados do canto às vibrações que reverberam por todo o corpo quando você canta o mantra.
…O que a antiga tradição do yoga sempre disse
A tradição do yoga ensina que cantar mantras repetidamente traz uma estabilidade mental focada, que pode dar à sua mente um lugar para descansar e acalmar seus pensamentos acelerados. O som criado pelo canto de Om há muito é considerado por algumas culturas do Sudeste Asiático como particularmente poderoso porque abrange a vibração de todos os sons conhecidos no universo.
Pense em cantar como uma extensão de sua respiração. Se você pratica yoga, pode ter tentado diferentes práticas de respiração (pranayama), como Ujjayi (respiração vitoriosa) ou Nadi Shodhana (respiração alternada das narinas) , para ajudá-lo a regular seu sistema nervoso. Assim como você pode usar o pranayama para acalmar ou ativar sua energia, você pode contar com o canto da mesma maneira.
Mantra não precisa incluir som
A tradição afirma que o canto pode ser praticado verbal e mentalmente, cada um fornecendo benefícios poderosos. O canto verbal tem uma qualidade vibratória direta no corpo físico e cria efeitos fisiológicos específicos, semelhantes à prática de pranayama.
O canto mental, ou a repetição silenciosa de um mantra, também pode ser acompanhado pela respiração para focar sua atenção interiormente e provocar um efeito calmante e estabilizador na mente. A tradição do Yoga considera o canto silencioso como a maneira mais poderosa de usar o canto para influenciar seu estado de ser.
Você também pode praticar canto verbal e mental juntos, sequencialmente, para se aprofundar ainda mais e preparar sua mente para descansar por meio do veículo do som. De acordo com a tradição do yoga, modular sua voz dessa maneira cria um efeito energeticamente pacificador em seu sistema nervoso.
Combinar movimentos suaves com cânticos ajuda ainda mais seu corpo a relaxar, descontrair e se preparar para o descanso. Mas se você optar por simplesmente sentar e cantar, também notará os efeitos únicos desse processo.
Uma prática de mantra (e yoga) para ajudá-lo a dormir melhor
Faça a seguinte prática lentamente. Ao cantar, comece com uma voz cheia e ressonante e depois faça a transição para um som mais calmo e suave a cada repetição do Om. Permita que suas exalações enquanto cantam alcancem uma duração confortável de talvez 4-6 contagens.
Você pode descobrir que essa prática de mantra para dormir melhor se torna mais eficaz quando praticada regularmente como parte de sua rotina noturna. Você pode até fazer isso na cama.
1. Cakravakasana (postura dinâmica da criança)
Comece em suas mãos e joelhos. Ao inspirar, puxe o peito para frente e para cima como se estivesse entrando em Bitilasana (Postura da Vaca) , criando uma suave retroflexão com ênfase na parte superior das costas; ao expirar, cante Om e puxe suavemente os músculos da barriga em direção à coluna e pressione-se de volta para a postura da criança , trazendo os quadris para os calcanhares, o peito para as coxas e os cotovelos e a testa para o tapete. Na próxima inspiração, volte lentamente para as mãos e os joelhos e faça uma leve retroflexão. Repita 8 vezes, diminuindo gradualmente o volume do seu canto.
2. Parivrtti Sukhasana (torção sentada)
Comece sentado de pernas cruzadas em Sukhasana e coloque a mão esquerda atrás do quadril esquerdo e a mão direita no joelho ou coxa esquerda. Ao inspirar, sente-se alto; ao expirar, cante Om enquanto gira o peito para a esquerda e vira a cabeça para olhar por cima do ombro esquerdo. Em sua próxima inspiração, relaxe suavemente da torção e volte à sua posição inicial. Repita essa torção para a esquerda mais 4 vezes, diminuindo gradualmente o volume de seu canto a cada repetição. Em sua última torção, permaneça na torção por 4 respirações enquanto continua a cantar mais e mais suavemente a cada expiração.
3. Apanasana (postura dos joelhos no peito)
Comece deitado de costas e empilhe os joelhos acima dos quadris com as canelas e os pés relaxados acima do solo. Traga as mãos para descansar nos joelhos com os dedos voltados para os dedos dos pés. Ao inspirar, endireite os braços e permita que os joelhos se afastem do corpo. Ao expirar, cante Om enquanto dobra os cotovelos e puxa os joelhos em direção ao peito, alongando suavemente a região lombar em Apanasana. Na próxima inspiração, endireite os braços e traga os joelhos de volta à posição inicial acima dos quadris. Repita 8 vezes, diminuindo gradualmente o volume do seu canto conforme você avança. Você pode até fazer a transição para o canto mental nas últimas repetições, atraindo sua atenção ainda mais para dentro enquanto prepara sua mente para descansar.