Uma enorme avalanche causada pela quebra de um serac deixou pelo menos três alpinistas soterrados nesta quarta-feira (12) no Everest.
Da Chhiree Sherpa, Lakpa Tendi Sherpa e Lakpa Rita Sherpa viajavam pela cascata de gelo Khumbu quando a avalanche caiu, de acordo com Lakpa Norbu Sherpa, coordenador da Associação de Resgate do Himalaia.
Veja também
+ Brasileiro vai escalar Everest e Lhotse para alertar sobre lixo em montanhas
+ O Monte Everest está coberto com nossos germes, mas o que isso significa?
+ G-SHOCK comemora 40 anos com live e lançamento de modelos especiais
Lakpa T. Sherpa compartilhou um vídeo mostrando a avalanche, que começou na face oeste da montanha antes de despencar geleira abaixo.
Helicópteros de resgate ainda estão procurando os alpinistas, mas Lakpa Norbu disse que a esperança está desaparecendo, já que Chhiree Sherpa, Tendi Sherpa e Rita Sherpa estão sob vários metros de escombros.
No início de abril, o Comitê de Controle de Poluição de Sagarmatha estabeleceu uma nova rota através da cascata de gelo Khumbu para o acampamento 2 a 6.400 metros de altitude.
Fixar as cordas do acampamento 2 até o cume do Everest é responsabilidade da Imagine Nepal. Ainda não há confirmação de que os três alpinistas desaparecidos estavam com a agência.
Ver essa foto no Instagram
A cascata de gelo Khumbu tem sido um lugar propenso para avalanches no Everest, com várias fatalidades acontecendo nas últimas décadas.
Os estrangeiros começaram a chegar ao acampamento base do Everest nesta semana em preparação para tentar o cume da montanha mais alta do mundo.